Carregando... aguarde
Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT - Guia das Artes
Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT
Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT
inserido em 2021-05-12 19:41:22
Conteúdo

 

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs.

O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás da sessão que registrou o lendário líder do Nirvana, tanto sozinho quanto ao lado de seus companheiros de seus companheiros de banda, Dave Grohl e Krist Novoselic, no final de 1993 – cerca de seis meses antes da morte de Kurt.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Kurt Cobain tirou a própria vida em 5 de abril de 1994

 

A notícia foi dada pelo Twitter, mas um site completo com informações e imagens foi posto no ar para melhor detalhar os tramites e pormenores do leilão. Algumas fotos dessa sessão são conhecidas e celebradas como históricas, mas para o “The Last Session NFT”, foram reunidas as 104 imagens registradas no dia, algumas em formato polaroide e muitas fotos raras ou mesmo jamais vistas pelo grande público.

 
 
Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Frohman só descobriu que essa era a última sessão anos depois

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

As fotos foram tiradas cerca de seis meses antes da morte de Cobain

 
 
 

“‘The Last Session NFT’ é uma exploração artística sobre as maneiras que a evolução das formas de mídia e tecnologia podem ser usadas para manter uma lenda como Cobain viva e celebrar seu impacto na música e nas gerações”, afirmou o fotógrafo. O token levado ao leilão é formado pelas 104 imagens como, segundo Frohman, “um único e indivisível NFT” reunido em uma coleção, para permanecer como “uma marca completa do legado e do impacto de Cobain”.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Trata-se de imagens da última sessão profissional de Cobain e do Nirvana

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

As imagens trazem também a banda tocando

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Foi o próprio Kurt quem levou as roupas que usou nas fotos

 

O leilão teve início às 12h do dia 03 de maio, e vai até às 19h do dia 07 de maio, e não se restringe ao NFT da última sessão: Frohman também está lançando outros dois tokens intitulados respectivamente em tributo a dois discos de estúdio da banda, “In Utero” e o lendário “Nevermind”, formados por duas seleções de imagens. A coleção “In Utero” reúne 20 imagens exclusivas, e cada uma delas contém 5 NFTs – já “Nevermind” é formada por 10 NFTs vendidos separadamente, cada um batizado com o título de uma faixa do disco.

 

Fotos de Kurt Cobain e do Nirvana por Jesse Frohman

Além de Kurt, o Nirvana era formado pelo baixista Krist Novoselic (sentado à esquerda) e o então baterista Dave Grohl (sentado à direita)

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

À época o Nirvana já era a maior banda do mundo

O leilão está sendo cobrado na criptomoeda etherium, e o lance inicial para o “The Last Session NFT” foi de 27,27 ETH – equivalente a cerca de R$ 400 mil –  mas no momento da publicação dessa reportagem, um lance havia elevado o valor a 50,0 ETH, ou cerca de R$ 935 mil. Segundo o fotógrafo, parte do valor arrecadado será doado para a fundação Jed Foundation, organização que trabalha com saúde mental de jovens e adultos, especialmente da comunidade LGBTQI+, há anos apoiada pela família de Kurt Cobain.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

Kurt e sua banda haviam lançado recentemente “In Utero”, terceiro disco de estúdio do Nirvana

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

A tecnologia NFT vem sendo especialmente aplicada no mercado de música

Os detalhes do leilão e das coleções podem ser vistos no site do leilão.

Fotos de Kurt Cobain por Jesse Frohman

O disco “Nevermind” completa 30 anos em 2021

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais