Toda obra de arte é um pouco como uma miragem em um deserto, uma espécie de alucinação que surge em meio a aridez da vida real: foi partindo dessa premissa que a exposição de arte Desert X AlUla rompeu os limites das galerias e museus, e deslocou suas grandes peças e instalações para o deserto da região histórica de Alula, na Arábia Saudita.
Sob curadoria de Reem Fadda, Raneem Farsi e Neville Wakefield, a mostra trouxe o tema “Sarab” para reunir 15 artistas de todo o mundo e levar política, estética, debate e “pluralidade de vozes” para o vale Al Mutadil, através de grandes peças e land art em um cenário que, em si, é ao mesmo tempo obra de arte e museu.

“Clottey”, de Serge Attukwei

“A Concise Passage”, de Rashed al Shashai
Segundo o site da exposição, a mostra explora ideias de “miragem e oásis, ambas intrínsecas à história e à cultura do deserto, que ganharam significado complexo em todo o mundo com o tempo”. Partindo, portanto, de aspectos ancestrais e metafóricos que se relacionam com o tema, os artistas foram convocados a se relacionar com o cenário natural explorando conceitos como sonho, camuflagem, ficção, aparição e desaparecimento, extração, ilusão e mito. Para além da ilusão, o Desert X AlUla traz também como evidente e importante camada a “dicotomia entre o mundo natural e o fabricado pela humanidade”, diz o texto.

“Amma Qabl”, de Nassar al Salem

NAJMA (She Placed One Thousand Suns Over the Transparent Overlays of Space), de Lita Albuquerque
“Angle of Repose”, de Jim Denevan
“Em muitos sentidos, a paisagem é a verdadeira curadora em uma exposição como essa”, afirma Neville Wakefield, que também assina a curadoria da mostra – trazendo, entre diversos artistas sauditas e do resto do mundo, nomes como Shadia Alem, Dana Awartani, Abdullah AlOthman. Shaikha Al Mazrou, Lita Albuquerque, Gisela Colon e tantas e tantos mais. Além de criar e operar miragens e oásis no cenário do mais incrível deserto natural, as peças também debatem temas como pobreza, migração, globalização, escassez, fome, sede e mais – em exposição que permanecerá no local até o dia 30 de março de 2022.

“The Future is Now”, de Gisela Colon

“Dark Suns, Bright Waves”, de Claudia Comte
A cidade de Alula fica na região de Medina, ao norte da Arábia Saudita, e localizada na histórica Rota do Incenso, por onde se vendiam os tradicionais compostos aromáticos nos tempos medievais, como um dos mais incríveis cenários naturais da região e do mundo. Primeira mostra do tipo no país, a exposição Desert X AlUla é um desdobramento do popular festival californiano Desert X, e as obras estarão abertas à visitação do público até o fim do mês: o deserto, porém, permanece aberto aos visitantes pela eternidade.

“In Blur”, de Alicja Kwade

“Measuring the Physicality of Void”, de Shaikha AlMazrou