Carregando... aguarde
Exposição transforma land art e instalações em política e miragem no deserto saudita - Guia das Artes
Exposição transforma land art e instalações em política e miragem no deserto saudita
Exposição transforma land art e instalações em política e miragem no deserto saudita
inserido em 2022-03-09 18:42:40
Conteúdo

 

Toda obra de arte é um pouco como uma miragem em um deserto, uma espécie de alucinação que surge em meio a aridez da vida real: foi partindo dessa premissa que a exposição de arte Desert X AlUla rompeu os limites das galerias e museus, e deslocou suas grandes peças e instalações para o deserto da região histórica de Alula, na Arábia Saudita.

Sob curadoria de Reem Fadda, Raneem Farsi e Neville Wakefield, a mostra trouxe o tema “Sarab” para reunir 15 artistas de todo o mundo e levar política, estética, debate e “pluralidade de vozes” para o vale Al Mutadil, através de grandes peças e land art em um cenário que, em si, é ao mesmo tempo obra de arte e museu.

Serge Attukwei -

“Clottey”, de Serge Attukwei

“A Concise Passage”, de Rashed al Shashai

Segundo o site da exposição, a mostra explora ideias de “miragem e oásis, ambas intrínsecas à história e à cultura do deserto, que ganharam significado complexo em todo o mundo com o tempo”. Partindo, portanto, de aspectos ancestrais e metafóricos que se relacionam com o tema, os artistas foram convocados a se relacionar com o cenário natural explorando conceitos como sonho, camuflagem, ficção, aparição e desaparecimento, extração, ilusão e mito. Para além da ilusão, o Desert X AlUla traz também como evidente e importante camada a “dicotomia entre o mundo natural e o fabricado pela humanidade”, diz o texto.

“Amma Qabl”, de Nassar al Salem

NAJMA (She Placed One Thousand Suns Over the Transparent Overlays of Space), de Lita Albuquerque

NAJMA (She Placed One Thousand Suns Over the Transparent Overlays of Space), de Lita Albuquerque

“Angle of Repose”, de Jim Denevan

“Em muitos sentidos, a paisagem é a verdadeira curadora em uma exposição como essa”, afirma Neville Wakefield, que também assina a curadoria da mostra – trazendo, entre diversos artistas sauditas e do resto do mundo, nomes como Shadia Alem, Dana Awartani, Abdullah AlOthman. Shaikha Al Mazrou, Lita Albuquerque, Gisela Colon e tantas e tantos mais. Além de criar e operar miragens e oásis no cenário do mais incrível deserto natural, as peças também debatem temas como pobreza, migração, globalização, escassez, fome, sede e mais – em exposição que permanecerá no local até o dia 30 de março de 2022.

“The Future is Now”, de Gisela Colon

“Dark Suns, Bright Waves”, de Claudia Comte

A cidade de Alula fica na região de Medina, ao norte da Arábia Saudita, e localizada na histórica Rota do Incenso, por onde se vendiam os tradicionais compostos aromáticos nos tempos medievais, como um dos mais incríveis cenários naturais da região e do mundo. Primeira mostra do tipo no país, a exposição Desert X AlUla é um desdobramento do popular festival californiano Desert X, e as obras estarão abertas à visitação do público até o fim do mês: o deserto, porém, permanece aberto aos visitantes pela eternidade.

“In Blur”, de Alicja Kwade

“Measuring the Physicality of Void”, de Shaikha AlMazrou

Obra de Shadia Alem

Obra de Shadia Alem

 

Fonte: Hypeness

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais