Carregando... aguarde
Exposição leva obras e objetos pessoais de Tarsila do Amaral ao Recife - Guia das Artes
Exposição leva obras e objetos pessoais de Tarsila do Amaral ao Recife
Exposição leva obras e objetos pessoais de Tarsila do Amaral ao Recife
Peças expostas fazem parte do acervo da família da artista plástica, que é administrado por sua sobrinha-neta, Tarsilinha
inserido em 2018-03-15 17:53:47
Conteúdo

Até o mês de junho, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) dedica um espaço exclusivo à obra de um dos maiores ícones da pintura brasileira. A arte de Tarsila do Amaral (1886-1973), nome fundamental para o movimento modernista no Brasil, chega aos Estados Unidos por meio de suas principais telas.

Em solo recifense, ela será relembrada através de outra exposição, com um perfil diferente, que abre para o público o lado pessoal da artista plástica paulista. A mostra "Um olhar intimista sobre Tarsila do Amaral" pode ser vista pelo público de amanhã até 7 de abril, na loja de decoração Florense Recife, com entrada gratuita.

"Neste momento, os grandes quadro de Tarsila estão no MoMA. Para Pernambuco, veio uma parte do acervo familiar dela. Coisas que têm um aspecto íntimo muito forte e ajudam a contar um pouco da sua vida. São peças que não possuem preço", explica a sobrinha-neta da artista, que herdou o nome da tia. Tarsilinha, como também é conhecida a museóloga, é atualmente a detentora de todos os direitos sobre as obras da modernista. Sua responsabilidade consiste em preservar a memória e o legado da pintora. 

"Ao longo dos 20 anos, tempo em que assumi essa tarefa, recebi muitas coisas que pertenciam a ela. É um trabalho danado cuidar para que nada seja danificado. Faço isso da melhor maneira possível e o que mais me deixa feliz é poder compartilhar com as pessoas essas lembranças", confidencia.

No acervo da exposição, que conta com curadoria do designer Beto Cocenza, estão presentes 12 trabalhos - entre gravuras, desenhos e escultura - e 18 objetos pessoais, como pincéis, agenda telefônica, duas mesas e fotografias. Entre as obras expostas, há uma gravura do "Abapuru", mais famoso quadro da autora. 

"É uma peça que não estava na herança da família. Eu que encontrei e adquiri. A minha vida inteira só vi três dessas gravuras. Uma delas, inclusive, está aqui na coleção de uma pessoa do Recife", conta. Também foram trazidos para a capital pernambucana exemplares de produtos licenciados, como roupas e tapeçarias inspiradas nos quadros da artista. 

Em fevereiro, Tarsilinha conferiu a abertura da primeira exposição da sua tia-avó nos Estados Unidos e ficou emocionada com a boa recepção dos norte-americanos. "É um momento ímpar na trajetória da minha tia. É lindo ver o que ela fez exposto no maior museu de arte moderna do mundo, que tem um poder de propagação enorme. O nome dela é conhecido ao redor do mundo, mas não tanto quanto deveria, levando em conta a importância que ela teve. Tenho certeza que, após essa experiência, isso vai mudar. É ótimo para a memória dela e para arte brasileira de uma forma geral", aponta.

 

Obras que conquistam os pequenos

Uma das principais preocupações de Tarsilinha é garantir que a obra de sua tia-avó seja conhecida pelas novas gerações. "Hoje em dia, felizmente, Tarsila do Amaral é muito estudada nas escolas. Fico muito contente quando vejo uma criança ou um adolescente interessado em saber mais sobre ela", dizia a museóloga durante coletiva de imprensa realizada na Florense, ontem, pouco antes de ser interrompida por um fã inusitado. 
Acompanhado pela mãe e por um primo, o pequeno Caio Soares, de 4 anos, chegou na loja de decoração com um presente para a museóloga: uma reprodução do quadro "Abaporu", que ele mesmo fez. "No ano passado, o colégio onde ele estuda trabalhou com os alunos as principais obras de Tarsila do Amaral. Ele ficou muito impressionado com as telas, principalmente, o 'Abaporu'. Agora, vive pedindo que eu compre material para ele pintar", conta a mãe do garoto, Rossana Soares, que quando soube que a sobrinha-neta da pintora estaria no Recife, entrou em contato com a Florense para promover o encontro. 

 

Serviço:
Exposição "Um olhar intimista sobre Tarsila do Amaral"
Vernissage hoje, a partir das 19h. Visitação de amanhã até 7 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h
Florense Recife (Av. Eng. Domingos Ferreita, 4242, Boa Viagem)
Entrada gratuita 
Informações: (81) 3302-3800

 

Fonte: folhape

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
Krajcberg & Zanine -
Saiba mais