Carregando... aguarde
ESCÂNDALO NO MUSEU: CURADOR É ACUSADO DE ROUBAR MAIS DE 1800 ITENS DA COLEÇÃO - Guia das Artes
ESCÂNDALO NO MUSEU: CURADOR É ACUSADO DE ROUBAR MAIS DE 1800 ITENS DA COLEÇÃO
ESCÂNDALO NO MUSEU: CURADOR É ACUSADO DE ROUBAR MAIS DE 1800 ITENS DA COLEÇÃO
inserido em 2024-03-28 15:03:04
Conteúdo

 

ESCÂNDALO NO MUSEU: CURADOR É ACUSADO DE ROUBAR MAIS DE 1800 ITENS DA COLEÇÃO

O Museu Britânico está processando o ex-curador Peter Higgs, alegando que ele roubou mais de 1.800 itens de sua coleção.

Higgs foi demitido em julho de 2023. O anúncio inicial do museu em agosto sobre os aproximadamente 2.000 itens desaparecidos, roubados e danificados não nomeou Higgs, mas notícias do Times de Londres e do Daily Telegraph rapidamente identificaram o veterano curador de obras gregas e romanas.

Os itens desaparecidos, danificados e roubados eram pedras preciosas antigas e joias de ouro, além de outras pequenas peças que não estavam em exibição pública. De acordo com a Associated Press, os advogados do museu disseram que Higgs “abusou de sua posição de confiança” e levou os itens ao longo de um período de 10 anos.

“Os itens que foram roubados do museu são de importância cultural e histórica”, disse o advogado do museu, Daniel Burgess, em argumentos jurídicos.

As ordens da juíza do Tribunal Superior, Heather Williams, incluem exigências para que Higgs liste ou devolva quaisquer itens do museu que ainda estejam em sua posse dentro de quatro semanas, bem como a divulgação de seus registros do eBay e do PayPal.

Burgess também escreveu que Higgs tentou esconder suas atividades através do uso de nomes falsos, documentos falsos, manipulação de registros de museus e listagem e venda de itens por menos do que seu valor. Essas alegações correspondem a relatórios anteriores de que Higgs listou alguns dos itens desaparecidos no eBay por apenas US$ 51 .

Higgs negou essas acusações. A AP informou que pretende contestar a reivindicação legal do Museu Britânico, mas não compareceu à audiência em 26 de março devido a problemas de saúde.

Além do processo, há uma investigação policial separada e em andamento.

As consequências do escândalo de roubo incluem a renúncia imediata do diretor Hartwig Fischer; a renúncia do vice-diretor Jonathan Williams; uma análise independente que apela ao reforço da segurança; planeja uma documentação completa da coleção do museu em cinco anos, a um custo de US$ 12,1 milhões; e apelos renovados para a repatriação de itens como os Bronzes do Benin e os Mármores do Partenon de autoridades nigerianas e gregas.

O presidente do conselho, George Osborne, também reconheceu que a reputação do Museu Britânico foi afetada.

No dia 15 de fevereiro, o museu inaugurou uma exposição apresentando 10 das 351 joias recuperadas como parte de seus esforços para maior transparência.

via: dasartes

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais