Carregando... aguarde
Emojis originais são obras de arte no MoMa - Guia das Artes
Emojis originais são obras de arte no MoMa
Emojis originais são obras de arte no MoMa
Os 176 emojis foram desenvolvidos pela empresa japonesa NTT DoCoMo em 1999. A obra, composta por “peças humildes de design", estará disponível no início de Dezembro.
inserido em 2016-10-31 13:04:33
Conteúdo

Os emojis são a mais nova aquisição da colecção do Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova Iorque. Mas não esperes ver rostos amarelos e os outros desenhos bem delineados que estamos habituados a utilizar. Os 176 caracteres de imagem, que se tornaram obras-primas datam de 1999 e foram desenvolvidos com traços simples pela empresa japonesa NTT DoCoMo, a partir da ideia de Shigetaka Kurita.

Com um formato de 12x12 pixels, cores únicas e alguns símbolos dificilmente decifráveis, os emojis de Shigetaka, projectados para pagers e telemóveis antigos, marcaram o início de uma nova linguagem visual. Muitos dos pictogramas atcuais – agora considerados universais - já estavam presentes no conjunto divulgado há 17 anos e podem ser identificados como, por exemplo, o coração, o copo de Martini e o rosto sorridente.

 

A explosão dos emojis veio a ocorrer mesmo em 2011, quando a Apple adicionou oficialmente os símbolos aos seus dispositivos. A partir daí, houve uma evolução não só na forma dos pictogramas como também na presença destes pequenos elementos no quotidiano.

O MoMa, ao anunciar a inclusão dos originais na sua colecção, descreve-os como “peças humildes de design [que] plantaram as sementes para um crescimento exponencial de uma nova linguagem visual”. E complementa: “Os emojis ligam-se a uma longa tradição expressiva na linguagem visual. Imagens e texturas são incorporadas na linguagem textual desde a antiguidade”.

 

Este não é o primeiro objecto digital presente no MoMa. Em 2010, o símbolo @ entrou para a colecção com o objectivo de desafiar o conceito que a maioria das pessoas tem sobre museus. Outras peças de design nada comuns (jogos como Pac-Man, Tetris e Sims) também estão disponíveis no MoMa, assim como noticiou o P3.

 

Os 176 caracteres estarão expostos no início de Dezembro, numa exibição que incorpora gráficos e animações. A instalação apresentará “a evolução dos emojis e irá oferecer aos visitantes a oportunidade de vê-los sob uma nova luz”.

 

 
 
Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sáb
29/Jun
Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles -
Saiba mais
Sex
06/Dez
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Sáb
22/Mar
Ladino-Amefricanas -
Saiba mais
Sáb
29/Mar
MELODIAS DAS TRAMAS - DE GENARO DE CARVALHO A JORGE CRAVO -
Saiba mais
Sáb
05/Abr
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
Qua
16/Abr
DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor -
Saiba mais