Carregando... aguarde
COPAN: EDIFÍCIO EM MOVIMENTO - Guia das Artes
COPAN: EDIFÍCIO EM MOVIMENTO
COPAN: EDIFÍCIO EM MOVIMENTO
inserido em 2021-09-28 16:16:53
Conteúdo
 

Podcast que estreia dia 27/9 propõe uma viagem pelo passado e pelo presente de um dos edifícios mais emblemáticos de São Paulo
 

Marco arquitetônico, sim, mas muito mais do que isso. Há 55 anos, o Copan abriga e cria histórias. É um edifício onde tudo é movimento, construção e ruína ao mesmo tempo. Seus significados para a cidade vêm mudando ao longo do tempo, assim como o fluxo diário dos cerca de 5 mil moradores, funcionários e visitantes que ali circulam. A partir de 27 de setembro, as riquezas e complexidades deste cartão-postal tão presente no imaginário coletivo, dentro e fora de São Paulo, serão tema do podcast Copan: edifício em movimento, projeto que convida o ouvinte a conhecer melhor o maior complexo residencial da América Latina.

Da garagem ao terraço, passando pela galeria e por alguns de seus mais de mil apartamentos e quitinetes de tamanhos variados, o podcast simula uma visita guiada pelo Copan e seu entorno. Afinal, o Copan não seria o mesmo se estivesse fora de São Paulo. Durante a gravação, a equipe percorreu todos os espaços, captando seus ritmos e ruídos. O resultado são cinco episódios em formato narrativo, com cerca de 25 minutos cada, disponibilizados nos principais tocadores às segundas-feiras.

Quem conduz o passeio é a atriz e diretora Mika Lins, moradora do Copan há 20 anos. E ela não está sozinha nessa empreitada. Para ajudar a contar a história do edifício desde antes de sua construção, há depoimentos de vários convidados: arquitetos, funcionários e frequentadores do Copan. E, é claro, também os vizinhos. Os bastidores das fotos para a capa do álbum “Cores e Valores” (2014), do Racionais MC’s, os gatos e penetras de festas que chegam pelo brise — são diversas as histórias e anedotas contadas por gente como o DJ KL Jay, a chef Janaína Rueda, o empresário Luiz Frias, os jornalistas Raul Juste Lores e Caio Braz, a arquiteta Sol Camacho, o curador Thyago Nogueira.

Não sabe o que é “brise”? Sem problemas. A cada episódio, especialistas explicam de forma acessível conceitos-chave. Ancorado em um amplo trabalho de pesquisa dos arquitetos e urbanistas Diego Matos e Sabrina Fontenele, o podcast tem tudo para agradar quem quer saber mais sobre a história do Copan, podendo ser usado como recurso educacional na sala de aula, fonte de pesquisa ou simplesmente ser saboreado no tempo livre. 

Copan: edifício em movimento é o segundo projeto de uma parceria entre Pivô e livraria Megafauna inaugurada em julho com o Entre Livros, série de encontros virtuais com artistas e escritores.

Serviço | Podcast Copan

Período: de 27 de setembro a 25 de outubro
Episódios: cinco de 25 minutos cada
Novos episódios todas as segundas, no SpotifyApple Podcast e principais tocadores.
Mais informações: Maíra Pereira (online@livrariamegafauna.com.br

Ficha técnica

O podcast Copan: edifício em movimento é uma produção da Trovão Mídia para o Pivô e a Livraria Megafauna.
Narração: Mika Lins.
Criação e direção geral: Paula Signorelli
Pesquisa: Diego Matos e Sabrina Fontenele
Roteiro: Laura Capelhuchnik
Edição de som, mixagem e música-tema: Mari Romano
Som direto: Tomás Franco e Tales Manfrinato.
Identidade visual: Elaine Ramos
Divulgação: Maíra Pereira
Assistência de produção e pesquisa: Pivô
Gravado no Estúdio Trampolim em agosto e setembro de 2021

Sobre a Megafauna 

Localizada no térreo do Edifício Copan, a Megafauna abriu as portas em novembro de 2020 com a proposta de expandir a ideia de livraria como um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo. O projeto, coordenado por um grupo de profissionais ligados ao meio editorial e literário, busca oferecer programações culturais voltadas à difusão do livro e, de forma mais ampla, à literatura, às ciências e às artes. 

Sobre o Pivô 

Fundado em 2012, o Pivô é um espaço de arte autônomo que oferece uma plataforma para a experimentação artística e o pensamento crítico de artistas, curadores, pesquisadores e público em geral. O programa é composto por exposições, residências, palestras públicas e publicações de artistas locais e internacionais. A instituição já realizou mais de 200 residências nos últimos anos e os recentes comissionamentos incluem os artistas Katinka Bock, Eduardo Navarro, Erika Verzutti, Mário Garcia Torres, Letícia Ramos, Rodrigo Hernandez e a mostra coletiva “imannam” de Anna Maria Maiolino, Ana Linnemann e Laura Lima.

Sobre a Trovão Mídia

A Trovão Mídia é uma produtora de podcasts narrativos criada em 2020 por Ana Bonomi e José Orenstein. Há menos de dois anos no mercado, a Trovão tem parceria com os principais players, como Spotify, Deezer e Amazon, e já produziu 17 podcasts, entre projetos originais e feitos sob medida: Nós, com Roberta Martinelli e Sarah Oliveira, um dos cinco podcasts mais ouvidos em 2021; Cerrados e Que dia é hoje?, na lista do Spotify Brasil dos melhores de 2020; Cadê a receita, Rita Lobo?, de entrevistas, e Só acho engraçado que, apresentado pela atriz Maria Bopp.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais