Carregando... aguarde
CONHEÇA A ÚNICA PINTURA QUE VAN GOGH VENDEU EM VIDA - Guia das Artes
CONHEÇA A ÚNICA PINTURA QUE VAN GOGH VENDEU EM VIDA
CONHEÇA A ÚNICA PINTURA QUE VAN GOGH VENDEU EM VIDA
inserido em 2024-02-20 18:16:18
Conteúdo

 

CONHEÇA A ÚNICA PINTURA QUE VAN GOGH VENDEU EM VIDA

Vincent van Gogh é o exemplo por excelência do artista torturado que sofreu a penúria durante sua vida, apenas para se tornar uma figura amada e um titã do mercado após sua morte. O holandês suicidou-se aos 37 anos em 1890.

Popularmente se diz que Van Gogh vendeu apenas uma pintura em vida. Há algum debate sobre isso, e depende em parte de como você define “vender”, como aponta o Museu Van Gogh , uma vez que ele trocou obras com outros artistas, e um tio negociante de arte encomendou algumas pinturas em um esforço de caridade para ajudar seu sobrinho.

Mas o que se sabe é que existe apenas uma pintura conhecida que ele vendeu após uma exposição pública e para alguém de quem não era parente.

The Red Vineyards Near Arles (1888) retrata uma paisagem perto da Abadia de Montmajour durante a colheita da uva. O sol da tarde, pairando no horizonte, torna grande parte da paisagem de um vermelho ardente enquanto pessoas trabalham nos campos. Por ocasião de sua exposição de grande sucesso de 1984, “Van Gogh in Arles”, o Metropolitan Museum of Art de Nova York destacou que “Sua mudança de Paris para o Midi deu origem a experimentações ousadas no uso da cor e a explorações de estilo e assunto”, resultando em “um ponto de virada no curso da arte ocidental do século XIX”.

A tela foi apresentada pela primeira vez em 1890, numa exposição anual organizada pelo grupo de artistas belgas Les XX (The 20). A pintora belga Anna Boch, integrante do grupo, comprou a tela; fontes diferentes indicam preços diferentes, 350 ou 400 francos. O artista Eugène Boch, que Van Gogh pintou naquele mesmo ano, era irmão de Anna; Van Gogh pintou seu retrato no mesmo ano de Red Vineyards .

Numa carta que Van Gogh escreveu ao seu irmão, o negociante de arte Theo, agora na coleção do Museu Van Gogh de Amsterdã, ele disse que Boch pagou o preço de etiqueta, quando ela deveria ter recebido um “preço de amigo”.

A pintura mais tarde chegou a uma galeria de arte de Paris, onde o colecionador russo Ivan Morozov a comprou. Nacionalizada durante a Revolução Bolchevique, a pintura foi para o seu atual proprietário, o Museu Estatal de Belas Artes Pushkin.

Há evidências de outra obra que foi vendida antes de sua trágica morte, mas sua identidade e paradeiro são desconhecidos. De acordo com o Baltimore Sun, o historiador de arte e especialista em Van Gogh Marc Edo Tralbaut publicou uma carta de Theo van Gogh aos negociantes londrinos Sulley & Lori, mencionando um autorretrato do artista que eles compraram. Mas não se sabe se se tratava de uma pintura ou de um desenho.

 

Fonte: dasartes

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais