Carregando... aguarde
Cinco pinturas de antigos mestres roubadas no mais notável assalto à arte da Alemanha Oriental são recuperadas após 40 anos - Guia das Artes
Cinco pinturas de antigos mestres roubadas no mais notável assalto à arte da Alemanha Oriental são recuperadas após 40 anos
Cinco pinturas de antigos mestres roubadas no mais notável assalto à arte da Alemanha Oriental são recuperadas após 40 anos
As pinturas estão retornando a um palácio barroco que foi contrabandeado para a Alemanha Ocidental na década de 1980.
inserido em 2020-01-20 19:03:00
Conteúdo

 

Quando o prefeito de uma cidade alemã recebeu uma fotografia no ano passado de uma pintura pendurada na parede da sala, ele reconheceu o trabalho imediatamente.

Foi uma das cinco pinturas dos Velhos Mestres roubadas do palácio Friedenstein em Gotha, há quase 40 anos, em um roubo audacioso que a polícia da Alemanha Oriental temia não resolver.

O prefeito Knut Kreuch negociou o retorno seguro das pinturas, negociando através de intermediários que atuam em nome de vendedores anônimos que inicialmente exigiam milhões de euros pelas pinturas. No que foi descrito como um “golpe de mestre”, o grupo foi discretamente devolvido em setembro passado, chegando em Berlim de van e nenhum resgate foi pago.

Na semana passada, as cinco pinturas foram reveladas e a operação para recuperá-las foi revelada. Nesta semana, eles aparecem no Schloss Friedenstein, do qual foram roubados em 1979.

As pinturas perdidas há muito tempo são um retrato de Frans Hals, uma pintura de Hans Holbein, o Velho, uma obra que Jan Lievens pensava ser e uma paisagem da oficina de Jan Brueghel, o Velho. A quinta pintura é uma cópia de um artista desconhecido de um auto-retrato de Van Dyck. Todas as pinturas datam de meados do século XVI ao século XVII. O Art Newspaper relata seu valor em cerca de € 4 milhões (US $ 4,4 milhões).
Não está claro se as autoridades não estão dispostas ou não conseguem dizer quem eles suspeitam ter roubado as pinturas além do fato de serem residentes alemães. Acredita-se que eles foram contrabandeados para a Alemanha Ocidental na década de 1980 e, portanto, passaram pela Cortina de Ferro.

O chamado roubo a Gotha foi o maior roubo de arte individual já realizado na antiga República Democrática Alemã. O país ficou atordoado quando as obras desapareceram no início da manhã de 14 de dezembro de 1979. A polícia não conseguiu recuperar as pinturas, apesar de interrogar mais de 1.000 pessoas, incluindo os funcionários do palácio e suas famílias.

Desde o seu retorno em setembro, as pinturas foram autenticadas por especialistas do Laboratório de Pesquisa Rathgen dos Museus do Estado de Berlim como as roubadas do castelo.
Bodo Ramelow, ministro-presidente do Estado Livre da Turíngia, disse que o retorno da pintura preenche "uma dolorosa lacuna no edifício histórico", referindo-se ao antigo palácio barroco, que data do século XVII.

A Ernst von Siemens Art Foundation forneceu cerca de € 50.000 (US $ 55.000) para os custos de advogados e logística. Seu secretário geral, Martin Hoernes, enfatizou: “Não há dinheiro para ladrões. Você não faz isso ”, relata o Sueddeutsches Zeitung. Os clientes do advogado exigiram inicialmente 5,25 milhões de euros (US $ 5,8 milhões), segundo o jornal Der Spiegel.

As obras serão exibidas no Schloss Friedenstein em Gotha nos próximos seis dias antes de serem restauradas. Uma exposição que conta a história do roubo e a improvável recuperação das pinturas está sendo planejada para 2021.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais