Carregando... aguarde
Cândido Portinari é o primeiro artista brasileiro a ganhar exposição virtual do Google - Guia das Artes
Cândido Portinari é o primeiro artista brasileiro a ganhar exposição virtual do Google
Cândido Portinari é o primeiro artista brasileiro a ganhar exposição virtual do Google
Coleção tem visita em 360 graus da casa onde o artista viveu e obras digitalizadas em altíssima resolução
inserido em 2019-06-07 18:45:25
Conteúdo

 

SÃO PAULO – A obra de um dos maiores artistas brasileiros ganhou espaço dedicado na plataforma Arts & Culture, projeto mantido pelo Google para difusão artística e cultural. Em evento na noite desta quarta-feira, em São Paulo, a companhia anunciou o lançamento da coleção “Portinari: O Pintor do Povo”, com mais de 5 mil pinturas e painéis, além de 15 mil documentos, entre cartas e fotografias, que retratam a vida do artista e a sua importância para o cenário artístico mundial. 

– Cândido Portinari é um artista extremamente importante, não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo – afirmou Luisella Mazza, diretora de operações do Google Arts & Culture. – É a primeira retrospectiva virtual para um artista brasileiro. Nós já trabalhamos com outros artistas, como Frida Kahlo, Johannes Vermeer, Pieter Bruegel e, nesta noite, Portinari. 

O projeto do Google Arts & Culture levou dois anos para ser concluído e envolveu o trabalho de pesquisadores de seis instituições culturais do país: Pinacoteca de São Paulo, Museu Nacional de Belas Artes, Fundação Ema Klabin, MASP, Museus Castro Maya e o Projeto Portinari, que completa quatro décadas neste ano. 

– Para a gente, o projeto levou quarenta anos, localizando e identificando as obras espalhadas pelo mundo. Foram 25 anos, num trabalho de formiguinha, catalogando obras e documentos obras aqui no Brasil, na Eslováquia, na Finlândia, no Canadá, no Haiti, na África do Sul, em Israel... – relembrou João Cândido Portinari, filho único do artista e fundador do Projeto Portinari. 

O lançamento da coleção virtual, diz João Cândido, resolve um “paradoxo”.

 

 

Fonte: O Globo

 
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais