SÃO PAULO – A obra de um dos maiores artistas brasileiros ganhou espaço dedicado na plataforma Arts & Culture, projeto mantido pelo Google para difusão artística e cultural. Em evento na noite desta quarta-feira, em São Paulo, a companhia anunciou o lançamento da coleção “Portinari: O Pintor do Povo”, com mais de 5 mil pinturas e painéis, além de 15 mil documentos, entre cartas e fotografias, que retratam a vida do artista e a sua importância para o cenário artístico mundial.
– Cândido Portinari é um artista extremamente importante, não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo – afirmou Luisella Mazza, diretora de operações do Google Arts & Culture. – É a primeira retrospectiva virtual para um artista brasileiro. Nós já trabalhamos com outros artistas, como Frida Kahlo, Johannes Vermeer, Pieter Bruegel e, nesta noite, Portinari.
O projeto do Google Arts & Culture levou dois anos para ser concluído e envolveu o trabalho de pesquisadores de seis instituições culturais do país: Pinacoteca de São Paulo, Museu Nacional de Belas Artes, Fundação Ema Klabin, MASP, Museus Castro Maya e o Projeto Portinari, que completa quatro décadas neste ano.
– Para a gente, o projeto levou quarenta anos, localizando e identificando as obras espalhadas pelo mundo. Foram 25 anos, num trabalho de formiguinha, catalogando obras e documentos obras aqui no Brasil, na Eslováquia, na Finlândia, no Canadá, no Haiti, na África do Sul, em Israel... – relembrou João Cândido Portinari, filho único do artista e fundador do Projeto Portinari.
O lançamento da coleção virtual, diz João Cândido, resolve um “paradoxo”.
Fonte: O Globo