Carregando... aguarde
Brasileiro ‘Gabriel e a montanha’ é premiado em Cannes - Guia das Artes
Brasileiro ‘Gabriel e a montanha’ é premiado em Cannes
Brasileiro ‘Gabriel e a montanha’ é premiado em Cannes
O filme “Gabriel e a montanha”, do brasileiro Fellipe Barbosa, ganhou nesta quinta-feira o prêmio Revelação na Semana da Crítica em Cannes, que coroou o documentário francês “Makala”.
inserido em 2017-05-26 12:52:54
Conteúdo

A produção brasileira, baseada na história real do jovem Gabriel Buchmann, que morreu na África ao término de uma viagem, também levou o prêmio da Fundação Gan, uma ajuda financeira para sua distribuição na França.

A história deste economista carioca de 28 anos, que decidiu dar a volta ao mundo antes de retomar seus estudos em uma famosa universidade americana, comoveu o Brasil. Quando estava quase terminando seu percurso, em 17 de julho de 2009, o jovem desapareceu.

Autoridades demoraram quase 20 dias para encontrar o seu corpo no monte Mulanje, ao sul do Malauí, onde o jovem morreu de hipotermia.

Ao receber o prêmio, Barbosa, um amigo de infância de Buchmann, agradeceu “a toda a equipe por ter me acompanhado nesta viagem louca”. “Chegamos até o topo […] Não sei como conseguimos”, acrescentou.

O diretor também quis agradecer à namorada de Buchmann por sua “confiança e sua generosidade” ao ajudar na preparação do filme.

João Pedro Zappa, o ator que interpreta o personagem principal, disse no palco: “é um sonho, estou sem palavras”.

O cineasta decidiu reconstruir os últimos 70 dias de vida de seu amigo, desde que chegou ao Quênia até seu trágico fim no Malauí, passando por Uganda e Tanzânia. Esta viagem iria servir para Buchmann estudar a pobreza no continente africano.

Para isso, documentou exaustivamente tentando “seguir os seus passos”, contou à AFP nesta semana.

“Usei muito as suas fotos, que estavam [na câmera] perto do seu corpo, seu diário de viagem e os e-mails” que enviou para amigos e familiares.

Sobre o filme, o diretor brasileiro Kleber Mendonça, presidente do júri, disse à AFP horas antes que se tratava de uma produção incomum, já que na “história recente do Brasil não se tem feito filmes de brasileiros no exterior”.

O documentário francês “Makala”, de Emmanuel Gras, explica a história de um trabalhador congolês que percorre quilômetros carregando carvão para vender na cidade. Quase sem diálogos e narração, este filme é uma ode ao trabalho e ao esforço. “Há beleza no esforço”, afirmou o diretor.

Este ano, entre os sete filmes que disputam o prêmio máximo, destacam-se outros dois latino-americanos, o venezuelano “La familia” e o chileno “Los perros”.

A Semana da Crítica é uma seção paralela e independente do Festival de Cannes que premia novos talentos e da qual saíram os famosos cineastas Alejandro González Iñárritu e Santiago Mitre.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais