Carregando... aguarde
ATIVISTAS CLIMÁTICOS QUEBRAM VIDRO DE OBRA DE VELÁZQUEZ NA NATIONAL GALLERY - Guia das Artes
ATIVISTAS CLIMÁTICOS QUEBRAM VIDRO DE OBRA DE VELÁZQUEZ NA NATIONAL GALLERY
ATIVISTAS CLIMÁTICOS QUEBRAM VIDRO DE OBRA DE VELÁZQUEZ NA NATIONAL GALLERY
inserido em 2023-11-10 18:41:25
Conteúdo

ATIVISTAS CLIMÁTICOS QUEBRAM VIDRO DE OBRA DE VELÁZQUEZ NA NATIONAL GALLERY

Dois manifestantes do grupo ativista climático Just Stop Oil foram presos em 6 de novembro depois de quebrarem o vidro que protegia uma obra de arte na National Gallery de Londres.

A Just Stop Oil disse em um comunicado que Harrison Donnelly, 20, e um jovem de 22 anos chamado Hanan visitaram o museu por volta das 10h45, horário local, e usaram martelos de segurança para quebrar o vidro que cobria Rokeby Venus (c. 1647-1651), de Diego Velázquez. Segundo a National Gallery, a sala foi esvaziada e os policiais convocados.

Em 1914, a pintura foi cortada sete vezes enquanto estava pendurada na National Gallery pela sufragista Mary Richardson para protestar contra a prisão de Emmeline Pankhurst. Em dezembro passado, o grupo de protesto anunciou que começaria a seguir o modelo do movimento sufragista, indicando que poderia começar a cortar pinturas. Até agora, o grupo evitou causar danos reais a qualquer obra de arte.

“Hoje, usei métodos semelhantes na luta pela justiça climática”, disse Hanan num comunicado, em referência ao famoso ataque de Richardson.

Os dois manifestantes exigiam que o governo britânico suspenda imediatamente todos os novos projetos de petróleo e gás, após a aprovação em Setembro de um enorme e controverso projeto petrolífero no Mar do Norte.

Um comunicado da Polícia Metropolitana disse que os ativistas foram detidos por “danos criminais” e que a pintura foi “vandalizada”. A Vênus de Rokeby foi retirada de exibição para ser examinada pelos conservadores, observou o museu em um comunicado.

A Polícia Metropolitana anunciou mais tarde que prendeu pelo menos 40 manifestantes que bloqueavam o tráfego perto da residência oficial do primeiro-ministro Rishi Sunak, segundo o The Independent.

Mas numa terceira ação, outro grupo de ativistas começou a marchar ao longo de Whitehall. De acordo com um comunicado da polícia, o total de prisões naquele dia “é estimado em cerca de 100”.

 

“Muitos foram soltos sob fiança e colocados em prisão domiciliar com uso de tornozeleira”, disse a Just Stop Oil em um comunicado. “Não estamos preparados para assistir silenciosamente enquanto este governo, comprado pelos criminosos da indústria petrolífera, planeja a morte de milhões de pessoas, enquanto o sistema judiciário prende aqueles que se opõem a esta injustiça”.

O grupo planeja um grande protesto em Londres, começando ao meio-dia do dia 20 de novembro, em Trafalgar Square, até que suas demandas sejam atendidas.

No mês passado, ativistas climáticos escalaram o Louvre, em Paris, e pintaram a estrutura da pirâmide de vidro com tinta laranja.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais
Sáb
23/Mar
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais