As contas do meu rosário são balas de artilharia
A artista visual mineira Luana Vitra está alcançando novos patamares internacionais com exposições e projetos em importantes espaços de arte contemporânea. Entre setembro de 2024 e abril de 2025, ela apresenta sua instalação “As contas do meu rosário são balas de artilharia” no Kunstinstituut Melly, na Holanda. A obra faz parte da Rijks Collection e explora a relação entre espiritualidade e o trabalho manual, conectando suas raízes em Minas Gerais à cultura Zulu, que conheceu durante uma residência na África do Sul. A mostra combina materiais variados, como metais, evocando mitologias e questões de guerra espiritual e histórica, tanto no Brasil quanto no mundo.
Além disso, Luana Vitra já é um dos nomes confirmados para a 16ª Bienal de Sharjah, nos Emirados Árabes, que acontece de fevereiro a junho de 2025. Como uma das duas artistas brasileiras convidadas, sua obra inédita será exibida em um evento que reúne artistas globais para discutir temas urgentes. Sua participação reafirma a relevância de sua produção, que aborda questões socioambientais e decoloniais, consolidando sua trajetória no cenário artístico internacional.
Vitra vem acumulando uma série de reconhecimentos ao longo de sua carreira. Formada pela Escola Guignard, sua produção artística inclui escultura, cerâmica, desenho e instalação, conectando corpo, espaço e questões sociais como mineração predatória e racismo ambiental. Além de seu trabalho recente em Roterdã e Sharjah, ela já participou de exposições em instituições como o MASP, o Instituto Inhotim, e eventos internacionais no Reino Unido e Gana. Em 2023, foi premiada com o Prêmio PIPA e teve destaque na 35ª Bienal de São Paulo com a obra "Pulmão da Mina".
Com um futuro promissor pela frente, Luana Vitra se consolida como uma das vozes mais importantes da arte contemporânea brasileira, levando sua arte para além das fronteiras e conquistando reconhecimento mundial.
Serviço
Exposição "As contas do meu rosário são balas de artilharia"
Data: 20 de setembro de 2024 a 27 de abril de 2025
Local: Kunstinstituut Melly, Roterdã, Países Baixos
16ª Bienal de Sharjah
Data: 6 de fevereiro a 15 de junho de 2025
Local: Sharjah, Emirados Árabes Unidos