Carregando... aguarde
Artista plástico Antonio Dias morre no Rio aos 74 anos - Guia das Artes
Artista plástico Antonio Dias morre no Rio aos 74 anos
Artista plástico Antonio Dias morre no Rio aos 74 anos
Paraibano se tratava de um tumor no cérebro. Ele criou na Europa uma série de trabalhos que o tornaram um dos principais nomes da arte brasileira.
inserido em 2018-08-03 19:41:06
Conteúdo

 

Aos 74 anos de idade, o artista plástico Antônio Dias foi vencido nesta quarta-feira (1º), no Rio, pela batalha que travava contra um tumor cerebral.

Era ainda um jovem de mente livre e pensamento pulsante. Sinal de problemas naquele tempo. Quando Antonio Dias, embarcou com destino à Paris, em 1965, o Brasil já vivia uma ditadura.

Não era bem um exílio. O artista que aprendeu a desenhar com os modernistas nos anos 50 tinha recebido uma bolsa para estudar na França e por lá ficou.

Criou na Europa uma série de trabalhos que fizeram dele nos anos seguintes um dos principais nomes da história da arte brasileira.

Tendo a França como trampolim, Antonio Dias saltou para o mundo. O paraibano de Campina Grande foi parar até em Katmandu, no Nepal, só para descobrir novos jeitos de fazer papel e tinta.

Preto no branco, a verdade é que a arte de Antonio Dias extrapola as dimensões normais de uma tela. Além de pintar, ele ainda produzia esculturas e gostava de experimentar usando vídeos.

Nessa longa trajetória, foi tema de mais de uma centena de exposições. No mercado das artes, suas obras sempre foram muito bem avaliadas e negociadas.

Mas o artista, que vivia de dar aulas, dizia não dar muita atenção para essas coisas. Antonio Dias queria manter as rédeas firmes. Dizia que era artista para ser, antes de tudo, independente.

“Para a arte brasileira ele deixou esse compromisso de cada um querer fazer melhor e não se acomodar”, diz a galerista Nara Roesler.

 

Fonte: G1

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais