Materiais que iriam para o lixo ou ficariam em algum canto sem uso, transformam-se em verdadeiras obras de arte pelas mãos do talentoso Romeu Viana. Natural da região do Cariri, interior do Ceará, mas há seis anos morando em Jaraguá do Sul, o artista e escritor se prepara para abrir nesta terça (22) a primeira exposição de seus trabalhos na cidade.
Intitulada “Lavoisiando”, a mostra reunirá trabalhos feitos pelo artista nos últimos anos, na técnica de xilogravura – técnica milenar de fazer gravuras em relevo sobre madeira – e esculturas. O nome da exposição faz alusão à filosofia do químico francês, Antoine Lavoisier, conhecido pela afirmação de que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Exatamente a semente que Viana quer plantar no público que for conferir a exposição, no Jaraguá do Sul Park Shopping.
Viana transforma madeiras e metais que seriam descartados em xilogravuras e esculturas, dando um destino feliz ao material. “Hoje, vivemos a época do descartável, tudo dura muito pouco tempo. As pessoas têm que parar para pensar e perceber que às vezes o que vai para o lixo tem potencial e pode virar arte”, diz. Ele enfatiza que isso não se torna realidade apenas nas mãos de artistas, mas, nas de qualquer pessoa que tenha vontade de fazer a diferença.
A ideia da exposição, segundo o artista, é fazer com que as pessoas se conscientizem sobre reutilização. Para isso, Viana explica que vai levar uma madeira crua – ainda sem uso artístico -, que entalhará na hora e as obras prontas. “Isso é para que as pessoas acompanhem o processo de transformação e percebam que é possível sim se conscientizar e fazer algo melhor”, afirma. Em suas obras, Viana também busca resgatar e divulgar as artes que lhe foram repassadas por mestres caririenses.
A exposição abre hoje (22), a partir das 10 horas, e permanece no piso L1 do Jaraguá do Sul Park Shopping até o dia 28. No sábado e domingo (26), o artista estará durante o dia no local para conversar com o público sobre as técnicas que utiliza, além de entalhar uma obra em tempo real.