Carregando... aguarde
Museu Ferroviário de São João Del-Rei - Guia das Artes
Museu Ferroviário de São João Del-Rei
abrirá em 5 horas e 17 minutos
Museus
Museu Ferroviário de São João Del-Rei
Horários de funcionamento
dom
09:00
17:00
seg
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
17:00
Local
Rua Hermílio Alves, 366. Centro
Conteúdo

O museu foi inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou cem anos. No seu acervo, estão vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia. Além disso, há um vagão de luxo, usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Pena que não dá para entrar, mas pela janelinha a gente vê tudo.

Há ainda painéis explicativos com textos e fotos contando a história da ferrovia.

Em um prédio anexo, existe uma rotunda e estão expostas sete locomotivas.

 

Contato
TELEFONE: (32) 3371-8485

FAX: (32) 3371-8485

E-MAIL: centroatlantica@mgconecta.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,4Km - Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves - Contando com um grande acervo de livros, filmes, quadros e obras diversas, o memorial tem instalações dignas de cidades do primeiro mundo, onde o visitante pode relaxar e fazer uma viagem no tempo.
Saiba mais
0,5Km - Museu Regional de São João Del-Rei - Hoje, o acervo de documentos é um dos mais importantes do país, e atrai pesquisadores de todos os Estados. São cerca de 50 mil documentos!
Saiba mais
0,7Km - Memorial Tancredo Neves - Aberto em 08 de dezembro de 1990, em São João Del-Rei, Minas Gerais, o Memorial Tancredo Neves tem a responsabilidade de preservar e disponibilizar ao público o acervo referente à memória do ex-presidente Tancredo Neves.
Saiba mais
8,8Km - Museu Padre Toledo - É um dos bens culturais mais preciosos construídos no século XVIII.
Saiba mais
9,1Km - Museu do Automóvel da Estrada Real - Quem vai a Tiradentes não pode deixar de conhecer o Museu e recordar um pouco da história automobilística.
Saiba mais
51,3Km - Museu Municipal de Barbacena - O Museu abriga um variado acervo de peças de titulares do Império, objetos pessoais de políticos ilustres, mobiliário do século XIX, centenas de fotografias da cidade nos últimos 100 anos e outras peças de grande valor histórico.
Saiba mais
53,0Km - Museu Georges Bernanos - No acervo, estão livros, móveis e objetos que contam a trajetória do escritor em Barbacena.
Saiba mais
71,1Km - Museu Ferroviário - O acervo foi constituído através de doações da RFFSA, Juiz de Fora e de particulares residentes na Cidade.
Saiba mais
71,6Km - Museu e Arquivo da Cidade Antônio Perdigão - O acervo consta de centenas de documentos do século passado, livros da Câmara, hemeroteca, obras de artes, coleções de variedades, vestuário, porcelanas, jornais, revistas e literatura informativa.
Saiba mais
78,2Km - Museu de História Natural da UFLA - O acervo é constituído de fragmentos e amostras relacionadas com as inúmeras áreas da Ciência. Alguns objetos são ilustrativos e foram confeccionados pela equipe técnica do Museu.
Saiba mais
136,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
227,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais