Carregando... aguarde
CCBB reabre ao público com exposição de Picasso brasileiro-2020-11-10 - Guia das Artes
CCBB reabre ao público com exposição de 'Picasso brasileiro'
Evento encerrado
CCBB reabre ao público com exposição de 'Picasso brasileiro'
Quando aconteceu
Terça, 10 Novembro até Segunda, 11 Janeiro
Local
Centro Cultural Banco do Brasil - BH
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30140-010
Conteúdo

 

Serão mostradas mais de 200 obras do artista carioca Ivan Serpa

A primeira vez que o pesquisador e professor Hélio Márcio Dias Ferreira pisou no ateliê do artista plástico carioca Ivan Serpa, um dos ícones da arte moderna e contemporânea brasileira, a impressão era de que o lugar havia parado no tempo.

“Ivan tinha morrido em 1973, aos 50 anos, e quando cheguei no ateliê, no início da década de 1990, as tintas e os pincéis ainda estavam do lado do cavalete com tela. Estava tudo lá, como se ele estivesse ido só tomar um cafezinho”, lembra.

De acordo com Ferreira, pode-se contar nos dedos os ateliês que, no mundo, permaneceram intactos. “Você tem Cézanne, Lasar Segall... Mas são pouquíssimos. O de Serpa existe até hoje porque o filho mais velho mora na casa, com todos os guardados”.

Após estudar, no mestrado e no doutorado, a obra do artista plástico, Ferreira conseguiu concretizar um sonho que acalentava há 15 anos: montar a maior exposição dedicada à pluralidade criativa do mestre, que passou por diversas fases em sua trajetória.

Depois de passar por Rio de Janeiro, a exposição chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de BH, marcando a reabertura do espaço à visitação do público. “Como ele foi múltiplo, nós tivemos o cuidado de mostrar a obra de forma a não confundir a cabeça do espectador”.

Entre os mais de 200 trabalhos reunidos, estão objetos pessoais que só agora ficaram acessíveis. Há desde um radinho de pilha em que Serpa ouvia os jogos do Flamengo a um caderno de desenhos feito três dias antes de morrer, devido a uma cardiopatia.

Curador da mostra ao lado de Ferreira, Marcus de Lontra Costa assinala que “Ivan Serpa: a Missão do Concreto” tem a missão de quebrar um estigma – de que o artista não tinha um estilo definido, ao passear por diversas fases, do concretismo ao misticismo.

“Poucos artistas no Brasil foram tão comprometidos com o seu tempo do que o Ivan. Nos anos 50, ele vê na geometria uma possibilidade de reconstrução de mundo, mas de uma forma diferenciada, mais poética e musical”, analisa Costa.

O curador salienta que Serpa nunca aceitou sectarismos. “Ele percebe, nos anos 60, a mudança, que este tipo de mentalidade de origem modernista só ia levá-lo ao distanciamento, a uma pintura sem fatura. Ele é, na verdade, um artista de seu tempo”, sublinha.

Para Costa, o público poderá ver, por meio da exposição, a arte como experimentação e instrumento de diálogo com o seu tempo, sem ficar preso a um determinada corrente estética. “Como o Hélio diz, ele tem a condição criativa de um Picasso”.

SERVIÇO

“Ivan Serpa: A Expressão do Concreto” – De hoje a 11 de janeiro de 2021. De quarta a segunda, das 10h às 22h. Entrada gratuita com apresentação de ingresso digital

Contato
(31) 3431-9400
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
AM Galeria de Arte - A galeria iniciou as atividades em 1990 com representação somente de grandes escultores brasileiros, como Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos e Marcos Coelho Benjamim. Mais tarde, abri
Saiba mais
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Celma Albuquerque Galeria de Arte - Fundada em 1998, a galeria mantém em acervo obras de Adrianne Gallinari, Alan Fontes, Alessandro Lima, Alice Shintani, Daniel Bilac, Eder Santos, Gabriela Machado, Isaura Pena, Janaina Rodrigues, Joacélio Batista, João Castilho, José Bechara, Leda Catunda
Saiba mais
Galeria de Arte do Minas Tenis Club - O artista mineiro Mário Zavagli exibe um conjunto composto por 36 obras, entre aquarela e gliclée print, na mostra “Gravuras e Aquarelas – Mário Zavagli”. São exibidas paisagens naturalísticas, como a Serra da Mantiqueira e a cadeia do Espinhaço, inspirad
Saiba mais
Galeria Murilo Castro - A galeria mantém em acervo trabalhos dos artistas Anna Bella Geiger, Julio Villani, Arthur Luiz Piza, Nazareth Pacheco, Adams Carvalho, Abraham Palatinik, Amílcar de Castro, Camille Kachani, Iole de Freitas, Carlito Carvalhosa, Emanoel Araujo, Florian Rai
Saiba mais
Galpão Paraíso 44 - O espaço matém um espaço expositivo com 360m2, além de ateliês, e sala para conversas e workshops.
Saiba mais
Lemos de Sá Galeria de Arte - A galeria iniciou suas atividades em 1992, com o nome de Kolams Galeria de Arte. Realiza exposições e produz livros e eventos afins. Mantém em acervo obras de Amilcar de Castro, Célia Euvaldo, Sergio Sister, Pedro David, Maria-Carmen Perlingeiro, Manfredo
Saiba mais
Mama - Cadela Galeria de Arte - Pedro Moraleida: Pintura e Desenho reúne trabalhos inéditos e obras exibidas apenas no exterior do artista mineiro (1977-1999). São 54 trabalhos, sendo 14 de grande porte. Curadoria de Adriano Gomide (de 28/02/15, às 14h, a 30/03/15).
Saiba mais
Manoel Macedo Galeria de Arte - A coletiva Aposta Certa exibe a produção dos contemporâneos Fernando De La Roque, Bruno Miguel, Julia Debase, Camila Soato, Carolina Ponte e Camila Valones (de 25/04/15 a 23/05/15).
Saiba mais
Moldura Minuto - A Moldura Minuto nasceu em 1999 com o conceito de emolduramento rápido e hoje forma uma rede com de cerca de 71 lojas espalhadas por 31 cidades do Brasil. O espaço comercializa fotos, quadros, serigrafias e imagens gráficas. Atualmente a empresa possui um
Saiba mais
Orlando Lemos Galeria de Arte - Localizada no Jardim Canadá, a Orlando Lemos Galeria possui 800m² de área construída, onde desenvolve sua proposta de fomentar a produção, formação, reflexão e a experimentação artística nos diversos campos de diálogo das artes visuais. A galeria mantém e
Saiba mais