Estuda com Zeferino da Costa (1840-1915), Henrique Bernardelli (1858-1936) e Rodolfo Amoedo (1857-1941) na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro. Recebe o Prêmio Viagem ao Exterior da Enba em 1902, com a pintura de gênero Escolha Difícil, 1901. Como pensionista, estuda na França e Itália, até 1908. Retorna à Itália em 1910 para trabalhar como decorador da cúpula do pavilhão brasileiro na Exposição Internacional de Turim, em 1911. Em Florença, monta um ateliê e se radica como cidadão italiano entre ca.1911 e ca.1941. Participa de várias edições do Salão Nacional de Belas (SNBA) entre 1899 e 1908. É membro do júri do 23º Salão Nacional de Belas Artes de Porto Alegre, em 1919. Participa do 1º Salão Paulista de Belas Artes, em 1934. O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) faz uma retrospectiva de seus trabalhos em 1944, expondo seus auto-retratos. No mesmo museu, suas obras participam da exposição Um Século de Pintura Brasileira, em 1952. Explora em sua pintura temáticas de cunho social e moral, além de paisagens e figuras femininas. Realiza trabalhos no campo da gravura em metal e em madeira.
Após sua morte, foi homenageado em diversas mostras individuais e coletivas:
1944 – 1ª Exposição de Auto-Retratos, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. 1948 – Pintura no Brasil, Rio de Janeiro.
1950 – Um Século da Pintura Brasileira: 1850-1950, Rio de Janeiro.
1961 – Arte Rio-Grandense do Passado ao Presente, Instituto de Belas Artes, Porto Alegre.
1976 – O Retrato na Coleção da Pinacoteca, Pinacoteca do Estado, São Paulo.
1980 – A Paisagem Brasileira: 1650-1976, Paço das Artes, São Paulo.
1984-85 – Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras, Fundação Bienal de São Paulo.
1986 – Dezenovevinte: uma virada no século, Pinacoteca do Estado, São Paulo.
1994 – Brasil Século XX, Fundação Bienal, São Paulo; Um Olhar Crítico sobre o Acervo do Século XIX, Pinacoteca do Estado, São Paulo.
1998 – Iconografia Paulistana em Coleções Particulares, Museu da Casa Brasileira, São Paulo.
2001 – 30 Mestres da Pintura no Brasil, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo.
2002 – Barão do Rio Branco: sua obra e seu tempo, Ministério das Relações Exteriores, Palácio do Itamaraty, Brasília; Artistas Professores, Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre; Imagem e Identidade: um olhar sobre a história na coleção do Museu Nacional de Belas Artes, Instituto Cultural Banco Santos. São Paulo.
Eugênio Latour - Riacho na Mata – Rio de Janeiro – 23 x 30 cm – Óleo Sobre Cartão – Ass. Canto Inferior Direito e Dat. 1898 – Raro e uma das primeiras pinturas deste grande artista que nesta época foi aluno de Zeferino da Costa, Rodolfo Amoêdo e Henrique Bernadelli. Em 1900 conquistou menção honrosa e medalha de prata no Salão Nacional de Belas Artes no RJ.
Eugênio Latour - Jardim de Luxemburgo, Paris – 33 x 84 cm – Óleo Sobre Madeira – Ass. Canto Inferior Direito e Dat. 1910