Carregando... aguarde
Museu e Atelier Homero Massena - Guia das Artes
Museu e Atelier Homero Massena
Museus
Museu e Atelier Homero Massena
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281. Parque da Prainha
Conteúdo

O interior do museu busca reconstituir o ambiente em que trabalhou e viveu o artista: varanda, sala, atelier, dois [...]. Lá podem ser encontradas obras do artista, como quadros e objetos pessoais.Filho de capixabas, Massena nasceu no dia 4 de março de 1886. Depois de uma temporada de férias em Vila Velha, retornou para sua terra natal.
Estudou Odontologia no Rio de Janeiro, por pressão paterna e exerceu a profissão por dois anos. Foi jornalista e redator de A Batalha, O País, Jornal do Comércio e A Tarde.Antes, tinha trabalhado como relojoeiro e afinador de violão. Foi também político tendo chegado a prefeito de Bonfim-MG.Fez curso de pintura na Escola de Belas-Artes de Minas. Estudou na Europa, na Academia Julien, de Paris. Em 1951 foi convidado pelo governador do Espírito Santo, Jones dos Santos Neves, para inaugurar e dirigir a Escola de Belas-Artes do Estado e passou a morar na casa onde hoje está localizado um museu em sua memória. "Para viver bem, tem que ser em Paris ou em Vila Velha". Essa afirmação mostra bem o espírito vilavelhense do pintor, nascido em Barbacena, Minas Gerais.

Homero Massena, um dos maiores artistas capixabas, viveu de 1951 até 1964, numa casa na Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, na Prainha, em Vila Velha, hoje transformada em Museu Homero Massena.A casa mantém o seu ambiente de trabalho: varanda, sala, ateliê, dois quartos, banheiro e cozinha. É uma construção típica de beira de praia das décadas de 40 e 50. O imóvel foi tombado como patrimônio cultural no dia 27 de setembro de 1979.Há pinturas nas paredes de todos os cômodos, além de objetos pessoais, como móveis e quadros.

A preparação das telas era feita pelo próprio pintor, num cômodo dos fundos da casa, que ainda hoje é conservado.Documentos, fotos, recortes de jornais e revistas, correspondências, fitas gravadas, estudos e outros documentos fazem parte do acervo do Museu. Ele próprio decorou as paredes da casa com suas obras.Kleber Galveas, um de seus principais discípulos, diz que, em Massena, a cor cria forma no excelente sentido impressionista.A sutileza da pincelada dá-lhe um mais alto estilo e não há rigidez acadêmica. Suas manchas, ricas em valores, correspondem à perfeita ilusão de movimentos e povoam seus quadros de uma infinidade de preciosos detalhes.A aparente despreocupação com o primeiro plano, que é uma distância média de 10 metros, traduz sua ânsia de ter, não espectadores de boca-de-cena, mas atores, que, de dentro, sintam sua obra.

Homero Massena escreveu dois livros: "Miracema", ainda inédito e "Atribulações de um Capichaba" (sic), publicado, de forma precária, em 1965, pela imprensa oficial. Durante sua vida de pintor, Massena foi premiado com 28 medalhas, além de diplomas e outros prêmios.

Contato
fax: (27) 3388-4111 (Secretaria de Cultura)

telefone: (27) 3388-4311
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Espírito Santo"
0,0Km - Forte de São Francisco Xavier da Piratininga- O Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra.
Saiba mais
0,0Km - Museu do Convento de Nossa Senhora da Penha - O local exibe vários objetos com mais de 400 anos do acervo histórico do Convento, estão na exposição peças sacras, litúrgicas e vestimentas, todas narrando o cotidiano do Santuário.
Saiba mais
0,0Km - Casa da Memória de Vila Velha - Acervo histórico e cultural sobre a colonização do solo Espíritossantense.
Saiba mais
5,0Km - Museu Solar Monjardi - Seu acervo contém mais de duas mil peças, entre mobílias, peças de arte sacra e utensílios domésticos e é direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.
Saiba mais
5,2Km - Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo - Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.
Saiba mais
5,2Km - Museu de Arte do Espírito Santo - Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.
Saiba mais
5,5Km - Museu Vale - Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.
Saiba mais
5,6Km - Museu de São Benedito do Rosário - No local é possível conhecer parte desta história através de objetos litúrgicos, andores, oratórios e quadros antigos de São Benedito e dos primeiros bispos do Estado.
Saiba mais
5,6Km - Museu do Design - Tem como objetivos promover, valorizar e documentar o impacto das expressões humanas realizadas através do design nos âmbitos regional, nacional e mundial, enfocando sempre a contribuição brasileira ao universo de criação dessa manifestação artística.
Saiba mais
11,0Km - Cinépolis Moxuara - A Cinépolis é a maior operadora de salas VIP no país e tem exclusividade da tecnologia
Saiba mais
424,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
530,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais