Carregando... aguarde
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo - Guia das Artes
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo
amanhã às 12:00h
Museus
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo
Horários de funcionamento
dom
12:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
12:00
18:00
Local
Avenida Jerônimo Monteiro, 631. Centro
Conteúdo

Ser um espaço de socialização, reflexão e discussão sobre arte e cultura, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e crítico, visando a estabelecer uma relação viva com a sociedade. Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES, Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura – Secult. Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.

Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o MAES já sediou no passado o “Serviços de Melhoramentos”, órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo à uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício. Em 1990, iniciou-se a reforma do edifício a partir do projeto das arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.

O MAES está técnica e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais, possuindo uma área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos, uma Biblioteca que tem aproximadamente 3.000 títulos na área de artes plásticas, patrimônio e museologia, constando de livros, revistas, catálogos, vídeos, DVDs e fotografias,além de um auditório com capacidade para 40 pessoas.

Contato
telefones: (27) 3132-8393 / 3132-8392 (Direção) / 3132-8390
(Educação) / 3132-8391 (Administração) / 3132-8394 (Biblioteca)

fax: (27) 3132-8393

e-mail: contato.maes@secult.es.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Espírito Santo"
0,0Km - Museu de Arte do Espírito Santo - Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.
Saiba mais
1,3Km - Museu Vale - Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.
Saiba mais
1,9Km - Museu Solar Monjardi - Seu acervo contém mais de duas mil peças, entre mobílias, peças de arte sacra e utensílios domésticos e é direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.
Saiba mais
4,9Km - Museu de São Benedito do Rosário - No local é possível conhecer parte desta história através de objetos litúrgicos, andores, oratórios e quadros antigos de São Benedito e dos primeiros bispos do Estado.
Saiba mais
4,9Km - Museu do Design - Tem como objetivos promover, valorizar e documentar o impacto das expressões humanas realizadas através do design nos âmbitos regional, nacional e mundial, enfocando sempre a contribuição brasileira ao universo de criação dessa manifestação artística.
Saiba mais
5,2Km - Casa da Memória de Vila Velha - Acervo histórico e cultural sobre a colonização do solo Espíritossantense.
Saiba mais
5,2Km - Forte de São Francisco Xavier da Piratininga- O Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra.
Saiba mais
5,2Km - Museu e Atelier Homero Massena - O interior do museu busca reconstituir o ambiente em que trabalhou e viveu o artista: varanda, sala, atelier, dois [...].
Saiba mais
5,2Km - Museu do Convento de Nossa Senhora da Penha - O local exibe vários objetos com mais de 400 anos do acervo histórico do Convento, estão na exposição peças sacras, litúrgicas e vestimentas, todas narrando o cotidiano do Santuário.
Saiba mais
21,6Km - Museu Histórico da Serra - Os objetos, móveios, fotos e documentos viraram patrimônio histórico da Serra, um grande benefício para a história e memória da cidade. É um local importante de ser conhecido pelos moradores e turistas. Vale a pena conferir essa parte da história e cultur
Saiba mais
378,5Km - Pirajá - Exposição do artista Ricardo Morcatti.
Saiba mais
407,4Km - Coleção MAC Niterói: arte contemporânea no Brasil - No mesmo período, a varanda do museu recebe a exposição Eu só vendo a vista, do artista Marcos Chaves.
Saiba mais
407,4Km - Eu só vendo a vista - Com a curadoria da dupla Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca, a exposição é um desdobramento do múltiplo "Eu só vendo a vista", produzido pelo artista em 1997.
Saiba mais
410,3Km - Nirvana: Taking Punk to the Masses - Pela 1ª vez fora de Seattle, exposição sobre Nirvana chega ao RJ em junho.
Saiba mais
410,4Km - Eu me declaro - Artista discute temas como a condição feminina e os jogos de poder na exposição que reúne cerca de 60 obras, do final dos anos 1970 até os dias de hoje.
Saiba mais
410,6Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
410,6Km - Cícero Dias: Um Percurso Poético - Com curadoria de Denise Mattar e Sylvia Dias.
Saiba mais
410,6Km - Inovanças - Criações à Brasileira - Exposição mostra invenções de artistas brasileiros.
Saiba mais
411,1Km - In Memoriam - Com curadoria de Fernanda Lopes, a mostra trata das possibilidades de pensar a prática do desenho por intermédio de diferentes suportes.
Saiba mais
412,6Km - Ato Falho - Com curadoria de Gabriela Dottori.
Saiba mais