Carregando... aguarde
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo - Guia das Artes
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo
amanhã às 12:00h
Museus
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo
Horários de funcionamento
dom
12:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
12:00
18:00
Local
Avenida Jerônimo Monteiro, 631. Centro
Conteúdo

Ser um espaço de socialização, reflexão e discussão sobre arte e cultura, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e crítico, visando a estabelecer uma relação viva com a sociedade. Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES, Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura – Secult. Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.

Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o MAES já sediou no passado o “Serviços de Melhoramentos”, órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo à uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício. Em 1990, iniciou-se a reforma do edifício a partir do projeto das arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.

O MAES está técnica e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais, possuindo uma área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos, uma Biblioteca que tem aproximadamente 3.000 títulos na área de artes plásticas, patrimônio e museologia, constando de livros, revistas, catálogos, vídeos, DVDs e fotografias,além de um auditório com capacidade para 40 pessoas.

Contato
telefones: (27) 3132-8393 / 3132-8392 (Direção) / 3132-8390
(Educação) / 3132-8391 (Administração) / 3132-8394 (Biblioteca)

fax: (27) 3132-8393

e-mail: contato.maes@secult.es.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Espírito Santo"
0,0Km - Museu de Arte do Espírito Santo - Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.
Saiba mais
1,3Km - Museu Vale - Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.
Saiba mais
1,9Km - Museu Solar Monjardi - Seu acervo contém mais de duas mil peças, entre mobílias, peças de arte sacra e utensílios domésticos e é direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.
Saiba mais
4,9Km - Museu de São Benedito do Rosário - No local é possível conhecer parte desta história através de objetos litúrgicos, andores, oratórios e quadros antigos de São Benedito e dos primeiros bispos do Estado.
Saiba mais
4,9Km - Museu do Design - Tem como objetivos promover, valorizar e documentar o impacto das expressões humanas realizadas através do design nos âmbitos regional, nacional e mundial, enfocando sempre a contribuição brasileira ao universo de criação dessa manifestação artística.
Saiba mais
5,2Km - Casa da Memória de Vila Velha - Acervo histórico e cultural sobre a colonização do solo Espíritossantense.
Saiba mais
5,2Km - Forte de São Francisco Xavier da Piratininga- O Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra.
Saiba mais
5,2Km - Museu e Atelier Homero Massena - O interior do museu busca reconstituir o ambiente em que trabalhou e viveu o artista: varanda, sala, atelier, dois [...].
Saiba mais
5,2Km - Museu do Convento de Nossa Senhora da Penha - O local exibe vários objetos com mais de 400 anos do acervo histórico do Convento, estão na exposição peças sacras, litúrgicas e vestimentas, todas narrando o cotidiano do Santuário.
Saiba mais
7,2Km - Cinépolis Moxuara - A Cinépolis é a maior operadora de salas VIP no país e tem exclusividade da tecnologia
Saiba mais
383,5Km - Luiz Aquila e sua migração visual na Casa Stefan Zweig -
Saiba mais
407,4Km - Anna Bella & Lygia & Mira & Wanda -
Saiba mais
410,6Km - Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR - Atravessamos um longo percurso, mas chegamos até aqui. A fotografia nos acompanha desde a sua invenção no século XIX, num processo que passa pela constituição da nossa memória — documental —, esbarrando na arte, onde interage de forma articulada como espa
Saiba mais
410,6Km - Claudio Paiva - O colecionador de linhas - A exposição apresenta, pela primeira vez ao público, o corpus da obra de Claudio Paiva. São mais de 200 obras entre desenhos com suportes e técnicas variadas, instalações e videos, entre eles uma série de entrevistas inéditas com depoimentos sobre Claudio
Saiba mais
412,3Km - MATO - Exposição "MATO" do artista Leo Ares com curadoria de Gabriela Dottori. A abertura será dia 19/05 das 14h às 18h e o período expositivo se estenderá até o dia 17/06.
Saiba mais
417,5Km - “ÂMBAR” - GALERIA DE ARTE IBEU INAUGURA EXPOSIÇÃO DE FELIPE FERNANDES
Saiba mais
418,1Km - Exposição “Dá Licença" - Tramas Arte Contemporânea abre calendário 2018 com a coletiva “Dá Licença”
Saiba mais
423,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
528,0Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
741,3Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais