Carregando... aguarde
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo - Guia das Artes
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo
abrirá em 47 minutos
Museus
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo
Horários de funcionamento
dom
12:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
12:00
18:00
Local
Avenida Jerônimo Monteiro, 631. Centro
Conteúdo

Ser um espaço de socialização, reflexão e discussão sobre arte e cultura, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e crítico, visando a estabelecer uma relação viva com a sociedade. Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES, Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo, pertencente à estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Cultura – Secult. Está sediado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado, que existe há mais de 80 anos. O prédio foi construído a partir do projeto arquitetônico do tcheco Joseph Pitilick e concluído em 1925. Foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998. Na ocasião foi feita uma homenagem ao artista que nomeou a instituição: o capixaba Dionísio Del Santo.

Localizado no Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, o MAES já sediou no passado o “Serviços de Melhoramentos”, órgão responsável pelo planejamento urbanístico da cidade. Posteriormente acolheu várias instituições públicas estaduais como o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda.

O prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC) em 1987. Atendendo à uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício. Em 1990, iniciou-se a reforma do edifício a partir do projeto das arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.

O MAES está técnica e fisicamente preparado para receber exposições nacionais e internacionais, possuindo uma área expositiva com cinco salas e hall, distribuídos em dois pisos, uma Biblioteca que tem aproximadamente 3.000 títulos na área de artes plásticas, patrimônio e museologia, constando de livros, revistas, catálogos, vídeos, DVDs e fotografias,além de um auditório com capacidade para 40 pessoas.

Contato
telefones: (27) 3132-8393 / 3132-8392 (Direção) / 3132-8390
(Educação) / 3132-8391 (Administração) / 3132-8394 (Biblioteca)

fax: (27) 3132-8393

e-mail: contato.maes@secult.es.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Espírito Santo"
0,0Km - Museu de Arte do Espírito Santo - Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.
Saiba mais
0,4Km - Moderna para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira - De caráter itinerante, a exposição percorreu 11 cidades no Brasil: Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, Ribeirão Preto, São Paulo, Santos, Recife, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, sempre com diferentes recortes. E outras três na América Lat
Saiba mais
1,3Km - Museu Vale - Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos territórios e de fortalecer as pessoas e as comunidades, respeitando sempre as identidades culturais locais.
Saiba mais
1,9Km - Museu Solar Monjardi - Seu acervo contém mais de duas mil peças, entre mobílias, peças de arte sacra e utensílios domésticos e é direcionado para reconstituir uma residência rural de família abastada no século XIX.
Saiba mais
4,9Km - Museu de São Benedito do Rosário - No local é possível conhecer parte desta história através de objetos litúrgicos, andores, oratórios e quadros antigos de São Benedito e dos primeiros bispos do Estado.
Saiba mais
4,9Km - Museu do Design - Tem como objetivos promover, valorizar e documentar o impacto das expressões humanas realizadas através do design nos âmbitos regional, nacional e mundial, enfocando sempre a contribuição brasileira ao universo de criação dessa manifestação artística.
Saiba mais
5,2Km - Casa da Memória de Vila Velha - Acervo histórico e cultural sobre a colonização do solo Espíritossantense.
Saiba mais
5,2Km - Forte de São Francisco Xavier da Piratininga- O Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra.
Saiba mais
5,2Km - Museu e Atelier Homero Massena - O interior do museu busca reconstituir o ambiente em que trabalhou e viveu o artista: varanda, sala, atelier, dois [...].
Saiba mais
5,2Km - Museu do Convento de Nossa Senhora da Penha - O local exibe vários objetos com mais de 400 anos do acervo histórico do Convento, estão na exposição peças sacras, litúrgicas e vestimentas, todas narrando o cotidiano do Santuário.
Saiba mais
6,3Km - Casa de Pássaros - A mostra com a artista carioca Rosa Oliveira tem curadoria de Marcus de Lontra e apresenta 22 pinturas em médios e grandes formatos, sendo 11 telas inéditas.
Saiba mais
21,6Km - Museu Histórico da Serra - Os objetos, móveios, fotos e documentos viraram patrimônio histórico da Serra, um grande benefício para a história e memória da cidade. É um local importante de ser conhecido pelos moradores e turistas. Vale a pena conferir essa parte da história e cultur
Saiba mais
378,6Km - Exposição Alfredo Volpi - A mostra conta com peças que vieram diretamente de Londres para a exposição belo-horizontina.
Saiba mais
378,8Km - Guignard e a Paisagem Mineira - o Antes e o Depois - A mostra reúne 20 telas de Alberto da Veiga Guignard (1896- 1962) e obras de mais de 60 artistas que também retrataram as paisagens de cidades mineiras, como Belo Horizonte, Sabará e Ouro Preto e algumas que o mestre denominava como Paisagens Imaginárias.
Saiba mais
405,1Km - O Sopro da Natureza - Dupla de artistas franceses expõe no Centro Cultural Correios a partir do dia 8 de março
Saiba mais
410,6Km - Rolé pelo Rio Hackeado - Propõe o empoderamento das cidades por pessoas inquietas, os chamados “hackers”.
Saiba mais
410,6Km - Meu mundo teu - Numa trama que põe em relação diferentes contextos, pessoas, momentos, intenções. Aqui se articulam amizades, trocas, narrativas e serviços que nos últimos anos atravessaram a vida – e a obra – do paraense Alexandre Sequeira, e que em comum possuem sobrem
Saiba mais
411,2Km - Gaudí: Barcelona, 1900 - Exposição reúne obras do artista.
Saiba mais
411,5Km - Vamp - O Musical - Com Claudia Ohana e Ney Latorraca, texto de Antonio Calmon e direção de Jorge Fernando, o espetáculo estreia em 17 de março, no Teatro Riachuelo Rio
Saiba mais
423,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais