Carregando... aguarde
Cine Theatro Brasil - Guia das Artes
Cine Theatro Brasil
abrirá em 9 horas e 26 minutos
Teatros
Cine Theatro Brasil
Horários de funcionamento
dom
11:00
19:00
seg
11:00
21:00
ter
11:00
21:00
qua
11:00
21:00
qui
11:00
21:00
sex
11:00
21:00
sab
11:00
21:00
Local
Rua dos Carijós, 258 - Centro
Conteúdo

O pioneirismo sempre foi uma das marcas do Cine Theatro Brasil. Primeiro prédio da cidade sob a influência do estilo Art Déco, o edifício foi projetado pelo arquiteto Alberto Murgel e inaugurado na Praça Sete em 14 de julho de 1932. Um marco na arquitetura provincial de BH.

Inspirado na arquitetura francesa, com volumes geométricos bem definidos, pouca ornamentação, vitrais de ferro e vidro martelado e revestimento das fachadas em pó de pedra, a construção também foi pioneira na utilização de concreto armado, importado da Inglaterra.

Durante alguns anos, o Cine Theatro Brasil foi o prédio mais alto de Belo Horizonte. O fascínio por conhecer a cidade do alto era tamanho que as pessoas pagavam ingresso para visitar o terraço, de onde se avistava toda a Serra do Curral.

Seu estilo arquitetônico abriu caminho para novas edificações nas duas décadas seguintes. Os edifícios Ibaté (Rua São Paulo), Capixaba (Rua Rio de Janeiro), o Centro dos Chauffeurs (Rua Acre) e as sedes da Prefeitura Municipal e dos Correios (Av. Afonso Pena) são bons exemplos.

Essa tendência fez com que Belo Horizonte se tornasse uma das cidades brasileiras de referência no estilo Art Déco.

 

Contato
Telefone: +55 (31) 3201-5211 / 3243-1964
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,4Km - Museu Vivo Memória Gráfica - Em parceria com a Memória Gráfica Typographia Escola de Gravura, o Centro Cultural UFMG acolhe um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas e tradições que constituem o universo das artes do livro: tipografia, caligrafia, gravura, edição, ilu
Saiba mais
0,5Km - ESPAÇO CULTURAL CEMIG - O espaço, instalado no edifício-sede da Cemig e inaugurado na década de 1980, realiza seleção de artistas para exposições por meio de edital no segundo semestre de cada ano. Também promove outras mostras durante o ano.
Saiba mais
0,5Km - Casa Fernão Dias - Parque Estadual do Sumidouro - É um Patrimônio Cultural tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.
Saiba mais
0,5Km - Museu Peter Lund- Museu inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa.
Saiba mais
0,5Km - Museu de Artes e Ofícios - O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil.
Saiba mais
0,7Km - Museu Inimá de Paula - Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula.
Saiba mais
0,7Km - Museu da Memória do Judiciário Mineiro- Representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.
Saiba mais
0,8Km - Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado - É uma instituição localizada em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,8Km - Museu Giramundo - O Museu Giramundo é guardião do maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Ele se distingue de outros similares por estar “vivo”, com grande parte dos espetáculos originais ainda em atividade. Também se destaca a grande coleção de desenhos e projetos
Saiba mais
0,9Km - Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - É um museu localizado em Belo Horizonte.
Saiba mais
270,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
345,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais