Carregando... aguarde
Museu Regional de Cachoeira - Guia das Artes
Museu Regional de Cachoeira
Museus
Museu Regional de Cachoeira
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Praça da Aclamação, 04. Centro
Conteúdo
Situado na Praça da Aclamação, o Museu Regional da Cachoeira e Sede do IPHAN encontra-se alojado em uma mansão colonial do século XVIII, dividida em dois pavimentos, como é também a característica das demais construções que o cercam. O sobrado foi uma das mais ricas e importantes residências baianas e pertenceu a diversas famílias de Cachoeira até ser doado ao IPHAN, em 1953. Após sofrer reforma e restauração, em 1966 a casa foi aberta ao público como museu. Seu acervo é composto por mobiliário colonial, uma parte trazida do Rio de Janeiro e outra parte doada pelos moradores de Cachoeira, além de registros fotográficos e edições da primeira metade do século XX dos principais jornais do estado da Bahia. Além de Museu, o edifício serve como sede regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que administra o Museu.O acervo é composto por mobiliário colonial, além de contar com registros fotográficos e edições da primeira metade do século 20 dos principais jornais da Bahia.
Contato
telefone: (75) 3425-1123

e-mail: 7sr@iphan.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Bahia"
0,5Km - Museu Ordem Terceira do Carmo - A Ordem Terceira do Carmo chegou ao Brasil em 1580. De grande relevância política, pois conseguia atrair interesses da península ibérica e do Vaticano, os carmelitas iniciaram várias obras em terras brasileiras, principalmente, no nordeste do país.
Saiba mais
0,8Km - Museu Hansen Bahia - Criada em 1975 com o intuito de preservar e mostrar ao mundo o amor de um artista pela xilogravura e pela Bahia, a Fundação desenvolve seus trabalhos museológicos e sociais sempre em interação com a comunidade.
Saiba mais
14,8Km - Memorial do Ensino Superior Agrícola da Bahia - Preservando um importante acervo das Ciências Agrárias desenvolvidas no Brasil a partir do século XIX, o MEASB atualmente guarda uma importante parte da memória do ensino superior agrícola e das ciências e tecnologias agrárias.
Saiba mais
39,4Km - Museu Regional de Arte de Feira de Santana - O MRA é reconhecidamente um dos museus mais importantes do estado da Bahia por reunir um rico e peculiar acervo de artes visuais, que conta com as coleções de arte modernista brasileira (contando com participantes da Semana de 22), de arte Nipo-brasileira
Saiba mais
39,5Km - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - O acervo foi formado através de doações dos artistas plásticos por solicitação do então Diretor de Cultura, Juraci Dórea. Com o passar dos anos, foram incorporados novos quadros doados por artistas plásticos da cidade.
Saiba mais
41,1Km - Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo - O Museu Parque do Saber é, sem dúvidas, uma das grandes atrações turísticas de Feira de Santana. O planetário possui um dos equipamentos mais modernos do mundo sendo o único de toda a América Latina.
Saiba mais
42,0Km - Museu do Mar e da Capitania - Possui cinco acervos que somam o total de 266 motivos de apreciação. São 200 peças sobre o mar; 16 mostram parte da história dos índios Tupinambás, outras oito contam um pouco das escolas de Ilhéus, além de 20 unidades sobre os pontos turísticos do municí
Saiba mais
45,0Km - Museu Casa do Sertão e Centro de Estudos Feirenses - O Museu Casa do Sertão / Centro de Estudos Feirenses é um dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento da política cultural da UEFS, tendo uma atuação marcante no fomento e difusão da culturalocal e no resgate, preservação e valorização da cultura popul
Saiba mais
45,6Km - Museu do Recôncavo Wanderley Pinho - O acervo é composto das seguintes coleções: imaginária, mobiliário, paramentos, indumentária, desenho, pintura, cerâmica e fotografia, além de peças de tecnologia rural e industrial e instrumentos de suplício.
Saiba mais
60,6Km - Museu de Armaria do Ministério do Exército - O acervo conta com todos os tipos de armas do exército.
Saiba mais
971,8Km - Desenhar é Preciso, Viver Não é Preciso - A exposição é destaque da inauguração doAtrium , o novo espaço dedicado à exposições temporárias do Museu Mineiro.
Saiba mais
1.187,3Km - Vem de Bike! - O evento terá início às 19h e contará com 21 peças de colecionadores.
Saiba mais
1.200,7Km - A cidade e seus recortes -
Saiba mais
1.228,2Km - Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira - O universo microscópico como obra de arte
Saiba mais
1.228,3Km - "descartes" - Myriam Glatt
Saiba mais
1.228,4Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
1.228,5Km - VICTOR MATTINA -- Antes do FórumCuradoria Evangelina Seiler
Saiba mais
1.228,5Km - VIAJANDO PELO MUNDO ARTE DA ALEMANHA - Obras da Coleção IFA,de 1949 até hojeCuradoria Matthias Flüggee Mathias Winzen
Saiba mais
1.229,2Km - Vamos Comer -Barbara Castro e Luiz Ludwig
Saiba mais
1.229,2Km - Carnavais / Carnaval(s) | individual de Pascale Marthine Tayou - Tayou nos induz, através da aparência de suas obras de arte, a reduzir a distância geográfica entre o Brasil e o resto do mundo.
Saiba mais