Carregando... aguarde
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho - Guia das Artes
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho
amanhã às 09:00h
Museus
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
Acesso Rodovia BR 324 - Via Matoim - Enseada de Caboto
Conteúdo
Erguido no século XVI, à margem da Baía de Todos os Santos, em Candeias, o antigo Engenho Freguesia foi transformado no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho em 1971 devido ao seu valor histórico e a sua importância para a região do Recôncavo Baiano. Construído em terras doadas pelo então Governador-Geral do Brasil, Mem de Sá, o casarão foi alvo das invasões holandesas, em 1624, e vivenciou momentos de apogeu na produção de açúcar até a segunda metade do século XIX. Quando as leis abolicionistas passaram a vigorar no país, o engenho entrou em decadência e, em 1890, as moendas de cana-de-açúcar foram desativadas.Seu conjunto arquitetônico inclui casa-grande com 55 cômodos, fábrica e capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Freguesia. O acervo é composto das seguintes coleções: imaginária, mobiliário, paramentos, indumentária, desenho, pintura, cerâmica e fotografia, além de peças de tecnologia rural e industrial e instrumentos de suplício. José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), que dá nome ao museu, foi proprietário do engenho e, como deputado federal, apresentou ao Congresso, em 1930, um projeto de lei de proteção dos bens móveis e imóveis de valor artístico e histórico que resultou na criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Contato
telefone: (71) 3321-9293

e-mail: mw@ipac.ba.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Bahia"
28,5Km - Museu de Ex-Votos - Possui um acervo diversificado, que vai da camisa do jogar Edmundo, do Vasco da Gama, aos “milagritos” de prata e ouro, passando pelos tradicionais e históricos ex-votos pictóricos dos séculos XVIII e XIX.
Saiba mais
28,8Km - Museu Afro Omon Ajagunan - Acervo doado pelo Babalorixá Aristides Mascarenhas, constando de indumentárias africanas, troféus, medalhas, mobiliário, utensílios domésticos, fotografias e adereços.
Saiba mais
29,0Km - Museu de Armaria do Ministério do Exército - O acervo conta com todos os tipos de armas do exército.
Saiba mais
32,9Km - Museu Ilê Ohun Lailai - O acervo é composto por insígnias, indumentária, mobiliário, medalhas e utensílios domésticos, vivenciando assim as influências etno-culturais dos yorubá na Bahia.
Saiba mais
33,6Km - Museu da Cidade - O Museu conta a história da cidade e contém uma enorme variedade do antigo e do moderno, do sagrado e do profano.
Saiba mais
33,6Km - Museu da Catedral - O museu possui acervo composto por peças dos séculos XVI e XX, móveis que escaparam o saque dos holandeses, se destacam na coleção e peças em prata e ouro.
Saiba mais
33,6Km - Museu Abelardo Rodrigues - Seu acervo está focado na arte sacra produzida no Brasil.
Saiba mais
33,6Km - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia - O local em que se instalou o MAE corresponde aos vestígios arquitetônicos do que foi o amplo e complexo edifício do Real Colégio dos Jesuítas, que incluía a atual Catedral Basílica.
Saiba mais
33,7Km - Museu Tempostal - O acervo do Museu Tempostal é composto por postais, estampas e fotografias, em sua maioria, procedentes da coleção de Antônio Marcelino do Nascimento.
Saiba mais
33,7Km - Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery - O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) permite ao visitante um mergulho na história da Enfermagem mundial.
Saiba mais
1.249,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.256,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais