Carregando... aguarde
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho - Guia das Artes
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho
aberto agora
Museus
Museu do Recôncavo Wanderley Pinho
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
Acesso Rodovia BR 324 - Via Matoim - Enseada de Caboto
Conteúdo
Erguido no século XVI, à margem da Baía de Todos os Santos, em Candeias, o antigo Engenho Freguesia foi transformado no Museu do Recôncavo Wanderley Pinho em 1971 devido ao seu valor histórico e a sua importância para a região do Recôncavo Baiano. Construído em terras doadas pelo então Governador-Geral do Brasil, Mem de Sá, o casarão foi alvo das invasões holandesas, em 1624, e vivenciou momentos de apogeu na produção de açúcar até a segunda metade do século XIX. Quando as leis abolicionistas passaram a vigorar no país, o engenho entrou em decadência e, em 1890, as moendas de cana-de-açúcar foram desativadas.Seu conjunto arquitetônico inclui casa-grande com 55 cômodos, fábrica e capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Freguesia. O acervo é composto das seguintes coleções: imaginária, mobiliário, paramentos, indumentária, desenho, pintura, cerâmica e fotografia, além de peças de tecnologia rural e industrial e instrumentos de suplício. José Wanderley de Araújo Pinho (1890-1967), que dá nome ao museu, foi proprietário do engenho e, como deputado federal, apresentou ao Congresso, em 1930, um projeto de lei de proteção dos bens móveis e imóveis de valor artístico e histórico que resultou na criação do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Contato
telefone: (71) 3321-9293

e-mail: mw@ipac.ba.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Bahia"
28,5Km - Museu de Ex-Votos - Possui um acervo diversificado, que vai da camisa do jogar Edmundo, do Vasco da Gama, aos “milagritos” de prata e ouro, passando pelos tradicionais e históricos ex-votos pictóricos dos séculos XVIII e XIX.
Saiba mais
28,8Km - Museu Afro Omon Ajagunan - Acervo doado pelo Babalorixá Aristides Mascarenhas, constando de indumentárias africanas, troféus, medalhas, mobiliário, utensílios domésticos, fotografias e adereços.
Saiba mais
29,0Km - Museu de Armaria do Ministério do Exército - O acervo conta com todos os tipos de armas do exército.
Saiba mais
32,9Km - Museu Ilê Ohun Lailai - O acervo é composto por insígnias, indumentária, mobiliário, medalhas e utensílios domésticos, vivenciando assim as influências etno-culturais dos yorubá na Bahia.
Saiba mais
33,6Km - Museu da Cidade - O Museu conta a história da cidade e contém uma enorme variedade do antigo e do moderno, do sagrado e do profano.
Saiba mais
33,6Km - Museu da Catedral - O museu possui acervo composto por peças dos séculos XVI e XX, móveis que escaparam o saque dos holandeses, se destacam na coleção e peças em prata e ouro.
Saiba mais
33,6Km - Museu Abelardo Rodrigues - Seu acervo está focado na arte sacra produzida no Brasil.
Saiba mais
33,6Km - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia - O local em que se instalou o MAE corresponde aos vestígios arquitetônicos do que foi o amplo e complexo edifício do Real Colégio dos Jesuítas, que incluía a atual Catedral Basílica.
Saiba mais
33,7Km - Museu Tempostal - O acervo do Museu Tempostal é composto por postais, estampas e fotografias, em sua maioria, procedentes da coleção de Antônio Marcelino do Nascimento.
Saiba mais
33,7Km - Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery - O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) permite ao visitante um mergulho na história da Enfermagem mundial.
Saiba mais
1.249,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.256,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.479,0Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais