Carregando... aguarde
Museu Ordem Terceira do Carmo - Guia das Artes
Museu Ordem Terceira do Carmo
abrirá em 6 horas e 11 minutos
Museus
Museu Ordem Terceira do Carmo
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
Rua Inocêncio Boa Ventura, s/n Centro
Conteúdo
A Ordem Terceira do Carmo chegou ao Brasil em 1580. De grande relevância política, pois conseguia atrair interesses da península ibérica e do Vaticano, os carmelitas iniciaram várias obras em terras brasileiras, principalmente, no nordeste do país. A origem desta ordem religiosa é do século XII na localidade do Monte Carmelo (hoje, região de Israel) com os eremitas. Os religiosos dessa ordem seguiam os ensinamentos do profeta Elias que pregava a humildade e a coragem tendo Deus sempre como guia.Em Cachoeira, a Ordem Terceira do Carmo deu início à construção de um conjunto arquitetônico em 1691. O primeiro prédio foi a Casa da Oração, local de culto e de repouso para os noviços. Depois surgiram a capela da Ordem Terceira do Carmo, concluída em 1778; o Convento do Carmo, cuja construção, provavelmente é anterior a da capela e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, que teve a obra concluída no século XVIII. Os prédios que compõem este conjunto possuem detalhes que evidenciam a transição entre o barroco e o rococó.A capela da Ordem Terceira do Carmo chama a atenção pela simplicidade na sua fachada, típica de arquiteturas das ordens jesuíticas. Porém, seu interior é ricamente ornamentado com material talhado e folheado a ouro. Há detalhes ainda, de acordo com especialista do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que mostram a influência chinesa no local, como as esculturas em madeira, vindas de Macau, únicas no mundo que datam desse período.A construção do Convento da Ordem Terceira do Carmo indica ser anterior aos demais prédios. Há registro que em 1743 o convento já abrigava quinze frades e doze irmãos. Até hoje, sua arquitetura apresenta elementos do século XVIII e é constituída de nove alas, dois salões, refeitório, cozinha, catacumba e demais dependências. Funciona atualmente como pousada.A igreja Nossa Senhora do Carmo é o último prédio do importante conjunto. Sua fachada é em estilo rococó e seu interior era ricamente decorado, mas hoje, só restam azulejosfigurativos em algumas paredes. As imagens que compunham o ambiente se encontro no Museu Sacro que fica na sacristia da Capela da Ordem Terceira do Carmo. Hoje, este espaço é destinado a eventos diversos, como apresentações de cantores líricos, palestras, etc.
Informações adicionais
Atenção: A visita ao Museu Sacro da Ordem Terceira do Carmo custa em torno de R$ 5,00 e pode ser realizada de terça a domingo.
Contato
telefone: (75) 3425-1568

e-mail: oapc@bol.com.br; ritasantana@hotmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Bahia"
0,5Km - Museu Regional de Cachoeira - O acervo é composto por mobiliário colonial, além de contar com registros fotográficos e edições da primeira metade do século 20 dos principais jornais da Bahia.
Saiba mais
1,2Km - Museu Hansen Bahia - Criada em 1975 com o intuito de preservar e mostrar ao mundo o amor de um artista pela xilogravura e pela Bahia, a Fundação desenvolve seus trabalhos museológicos e sociais sempre em interação com a comunidade.
Saiba mais
15,0Km - Memorial do Ensino Superior Agrícola da Bahia - Preservando um importante acervo das Ciências Agrárias desenvolvidas no Brasil a partir do século XIX, o MEASB atualmente guarda uma importante parte da memória do ensino superior agrícola e das ciências e tecnologias agrárias.
Saiba mais
39,8Km - Museu Regional de Arte de Feira de Santana - O MRA é reconhecidamente um dos museus mais importantes do estado da Bahia por reunir um rico e peculiar acervo de artes visuais, que conta com as coleções de arte modernista brasileira (contando com participantes da Semana de 22), de arte Nipo-brasileira
Saiba mais
39,8Km - Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira - O acervo foi formado através de doações dos artistas plásticos por solicitação do então Diretor de Cultura, Juraci Dórea. Com o passar dos anos, foram incorporados novos quadros doados por artistas plásticos da cidade.
Saiba mais
41,5Km - Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo - O Museu Parque do Saber é, sem dúvidas, uma das grandes atrações turísticas de Feira de Santana. O planetário possui um dos equipamentos mais modernos do mundo sendo o único de toda a América Latina.
Saiba mais
42,4Km - Museu do Mar e da Capitania - Possui cinco acervos que somam o total de 266 motivos de apreciação. São 200 peças sobre o mar; 16 mostram parte da história dos índios Tupinambás, outras oito contam um pouco das escolas de Ilhéus, além de 20 unidades sobre os pontos turísticos do municí
Saiba mais
45,3Km - Museu do Recôncavo Wanderley Pinho - O acervo é composto das seguintes coleções: imaginária, mobiliário, paramentos, indumentária, desenho, pintura, cerâmica e fotografia, além de peças de tecnologia rural e industrial e instrumentos de suplício.
Saiba mais
45,4Km - Museu Casa do Sertão e Centro de Estudos Feirenses - O Museu Casa do Sertão / Centro de Estudos Feirenses é um dos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento da política cultural da UEFS, tendo uma atuação marcante no fomento e difusão da culturalocal e no resgate, preservação e valorização da cultura popul
Saiba mais
60,1Km - Museu de Armaria do Ministério do Exército - O acervo conta com todos os tipos de armas do exército.
Saiba mais
1.238,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
1.238,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.460,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais