Carregando... aguarde
Antônio Maia Cruz quem foi - Guia das Artes
Antônio Maia Cruz
Informações
Nome:
Antônio Maia Cruz
Nasceu:
Carmópolis - SE (09/10/1928)
Faleceu:
11/07/2008
Biografia

Pintor, desenhista, gravador, ilustrador. Vive a infância no interior sergipano, o que contribui para o desenvolvimento de uma temática sua ligada à religiosidade popular do Nordeste. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1955, ali exercendo a atividade de pintor e adotando como estilo o abstracionismo informal. Faz pesquisas de textura entre 1955 e 1963. Realiza sua primeira exposição individual em Cataguases MG, em 1960. Ganha prêmio de viagem aos Estados Unidos em 1968, patrocinado pela galeria do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos. Obras suas são adquiridas pelo Museu de Ontario, Canadá, em 1973.

Cronologia

1935 – Após residir em diversos municípios do interior de Minas Gerais durante a infância, mudou-se com a família para Belo Horizonte.
1941-45 – Cursou Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
1944-50 – Estudou desenho e pintura com Alberto da Veiga Guignard e escultura com Franz Weissmann, no Instituto de Belas Artes de Belo Horizonte (atual Escola Guignard); nesse período, realizou suas primeiras experięncias gráficas, produzindo cartazes com temática política para a Esquerda Democrática, agrupamento de intelectuais e políticos surgido em 1945, de oposiçăo ŕ ditadura do Estado Novo e que, em seguida, daria origem ao Partido Socialista Brasileiro.
1947 – Recebeu a medalha de bronze em desenho, no 52ş Salăo Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
Segunda metade da década de 1940 – Atuou profissionalmente como advogado em Belo Horizonte e exerceu cargos públicos, como chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (1948) e tesoureiro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (1949-53).
1949 – Assistiu, no Rio de Janeiro, a conferęncia do artista e designer suíço Max Bill, divulgador da arte concreta, que provocou forte impacto em suas concepçőes artísticas; voltaria a ter contato com a obra de Max Bill em 1951, por ocasiăo da 1Ş Bienal de Săo Paulo.
1953 – Expôs na 2Ş Bienal de Săo Paulo a sua primeira escultura construtiva (produzida em chapa de cobre), fruto de seu contato com a obra e os postulados teóricos de Max Bill; nesse mesmo ano transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar no escritório do Departamento do Café de Minas Gerais, mas suas atençőes se direcionaram cada vez mais para a carreira artística; ainda em 1953, começou a trabalhar como diagramador na revista Manchete, dando início a uma profícua carreira que ao longo dos anos se estenderia por diversos periódicos brasileiros, como a revista Cigarra e os jornais Diário Carioca, Última Hora, Jornal do Brasil, Estado de Minas, Diário de Minas e Estado de Săo Paulo.
1955 – Recebeu o 1ş Pręmio de Escultura no Salăo Nacional de Arte Moderna da Bahia.
1956 – Aproximou-se do grupo concretista e participou da 1Ş Exposiçăo Nacional de Arte Concreta, onde apresentou uma escultura de alumínio e ferro. Suas obras passaram a apresentar, entăo, formas geométricas planas, articuladas por cortes e dobras que produzem intenso diálogo com o espaço.
1957-59 – Dirigiu a reforma gráfica do Jornal do Brasil, marco na história do jornalismo e do design gráfico brasileiro.
1959 – Foi um dos signatários do Manifesto Neoconcreto, participando de exposiçőes do grupo neoconcretista.
1960 – Participou da Mostra Internacional de Arte Concreta de Zurique, na Suíça; nesse mesmo ano, recebeu a medalha de Prata em Escultura no 9ş Salăo Nacional de Arte Moderna, no MAM-RJ, e o 1ş Pręmio em Escultura no 15ş Salăo Municipal de Belas Artes de Belo Horizonte, pręmio que voltaria a receber dois anos depois.
1963 – Produziu a cenografia para o enredo da Escola de Samba Estaçăo Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, junto com o escultor Jackson Ribeiro e o artista plástico Hélio Oiticica.
1967 – Participou do 16ş Salăo Nacional de Arte Moderna, sendo agraciado com o Pręmio Viagem ao Exterior.
1968 – Transferiu-se para Nova Jersey, nos Estados Unidos, após tornar-se o primeiro artista plástico brasileiro a receber uma bolsa de estudos da John Simon Guggenheim Memorial Foundation.
1969 – Realizou sua primeira mostra individual, na Kornblee Gallery, de Nova York.
1971 – Retornou ao Brasil e, após permanecer por breve período no Rio de Janeiro, fixou residęncia em Belo Horizonte, passando a dar aulas de composiçăo, escultura e desenho na Escola Guignard (instituiçăo que dirigiu entre 1974 e 1977); de escultura na Escola de Arte Rodrigo Mello Franco de Andrade, em Ouro Preto; e na Escola de Belas Artes da UFMG nas décadas de 1970 e 1980.
Década de 70 – Realizou grandes esculturas em chapas de ferro, que requeriam sofisticas soluçőes técnicas.
1974 – Recebeu o Grande Pręmio de Escultura no Museu da Pampulha, em Belo Horizonte.
1977-78 – Recebeu o Grande Pręmio, respectivamente de desenho e escultura, no 9ş e 10ş Panorama da Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna de Săo Paulo.
1978 – Realizou sua primeira mostra individual no Brasil, expondo desenhos no Gabinete de Artes Gráficas, em Săo Paulo; nesse mesmo ano, produziu uma monumental escultura pública de 32 metros de altura, construída na entrada da cidade de Ouro Branco (MG).
1981 – Recebeu o Grande Pręmio da Prefeitura de Belo Horizonte no 13ş Salăo Nacional de Arte, do Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.
1987 – Representou o Brasil no projeto Esculturas Latino-Americanas, em Madri.
1990 – Aposentou-se da docęncia e passou a dedicar-se exclusivamente ŕ produçăo artística.
1998 – Produziu uma obra para o projeto de renovaçăo do bairro Hellersdorf, na parte oriental de Berlim, na Alemanha.
2001 – Sua exposiçăo na Pinacoteca do Estado de Săo Paulo foi apontada como a melhor do ano pela Associaçăo Paulista de Críticos de Arte.
2005 – Foi homenageado postumamente em mostra retrospectiva realizada durante a 5Ş Bienal de Artes Visuais do Mercosul.

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar