Carregando... aguarde
Casa-Museu de Graciliano Ramos - Guia das Artes
Casa-Museu de Graciliano Ramos
abrirá em 7 horas e 33 minutos
Museus
Casa-Museu de Graciliano Ramos
Horários de funcionamento
dom
08:00
19:00
seg
08:00
19:00
ter
08:00
19:00
qua
08:00
19:00
qui
08:00
19:00
sex
08:00
19:00
sab
08:00
19:00
Local
Rua José Pinto de Barros, 90. Centro
Conteúdo
O escritor alagoano Graciliano Ramos nasceu na pequena Quebrangulo, ao Norte do estado. No entanto, foi em Palmeira dos Índios que deu início a sua carreira política e literária. Foi prefeito da cidade por dois mandatos e ali escreveu o romance “Caetés”.A Casa Museu Graciliano Ramos, fundada em 1973, foi a morada do notório escritor em Palmeira. Atualmente guarda utensílios pessoais, fotos, capas das edições originais, vestuário e documentos, como um esquema de construção do romance “Infância”, de próprio punho, ou as versões originais em braile de “Angústia”.Nos fundos da casa, os administradores criaram um centro cultural e de eventos, com um grande auditório e algumas salas, à disposição das comunidades do município. Graciliano Ramos morreu em 20 de março de 1953, escreveu 18 romances e está entre os grandes da literatura mundial de todos os tempos. A cidade de Quebrangulo já ensaiou uma mudança de nome, que viria a chamar-se como seu mais ilustre filho, o que convenhamos, não é má idéia.
Contato
telefone: (82) 9940-0389

e-mail: zaratustrath@hotmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Alagoas"
0,3Km - Museu Xucurus de História, Arte e Costumes - O acervo é constituído por objetos doados pela população de várias cidades.
Saiba mais
24,6Km - Museu Guiomar Britto - Todo o acervo do museu está contextualizado em um panorama histórico, político, religioso, literário, educacional, cultural e social, vividos e revividos pelos membros da família Britto em comunhão com a sociedade casadense. O acervo é composto por fotogr
Saiba mais
38,1Km - Memorial da Mulher - Ceci Cunha - Tendo como objetivo principal promover a valorização da mulher pelo reconhecimento, resgate e preservação do patrimônio existente, através de exposições, manutenção de acervo e atividades de interação com escolas, instituições, empresas e população em ger
Saiba mais
38,6Km - Museu Histórico e Cultural Zezito Guedes - Inaugurado em 29 de outubro de 2009 em comemoração aos 85 anos de Emancipação Política da cidade de Arapiraca.
Saiba mais
52,7Km - Museu Manoel da Marinheira - O acervo é composto por mais de 800 peças em madeira,do escultor Manoel da Marinheira um dos mais importantes de Alagoas.
Saiba mais
68,0Km - Museu Histórico e de Artes Darras Noya - O acervo retrata a História e principalmente os costumes vividos em diferentes épocas.
Saiba mais
98,1Km - Museu da Casa do Penedo - O acervo é constituído de mobiliário, estatuárias, medalhístas e uma série de objetos de interesse sócio-cultural, que contam a história da regiãoao longo de cinco séculos.
Saiba mais
98,2Km - Museu Paço Imperial - Em 14 de Outubro de 1859, foi transformado em “Paço Imperial” para acolher, sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. PEDRO II, o qual vindo da Bahia com destino a Cidade de Paulo Afonso, desembarcou e hospedou-se na Cidade de Penedo.
Saiba mais
98,3Km - Memorial Raimundo Marinho - O imponente sobrado, em estilo colonial, propriedade da FAMÍLIA LEMOS ARAÚJO, foi construído em fins do século XVIII
Saiba mais
101,9Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - Instalado num prédio construído no final do século XIX, e que já serviu de residência de Américo Passos Guimarães, o museu, em 1909, foi adquirido pelo Governo Estadual.
Saiba mais
1.665,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.674,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais