Carregando... aguarde
Museu Xucurus de História, Arte e Costumes - Guia das Artes
Museu Xucurus de História, Arte e Costumes
aberto agora
Museus
Museu Xucurus de História, Arte e Costumes
Horários de funcionamento
dom
08:00
17:00
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
08:00
17:00
Local
Praça do Rosário, s/n. Centro
Conteúdo
O Museu foi criado em 12/1971 por uma comissão constituída pelo bispo Diocesano D. Otávio Barbosa Aguiar, pelo escritor Luiz B. Torres e pelo tenente da Marinha Alberto Melo e seus primeiros diretores. O Museu é uma entidade privada e seus diretores não são remunerados. Atualmente, recebe apoio da prefeitura através de funcionários para o recebimento de visitantes.O acervo é constituído por objetos doados pela população de várias cidades. É composto de arte sacra, indumentárias, louças, troféus, moedas nacionais e estrangeiras, pinturas, quadros, fotografias de todos os prefeitos e padres da paróquia, mobiliário, utensílios domésticos, fósseis de animais pré-históricos, equipamentos usados na escravidão, armas e munições usadas em diversas guerras.Subindo as escadas da velha igreja, encontram-se armas indígenas e vestimentas da dança ritual do toré, que tem um visual bem impactante, além de tumbas de cerâmica com ossadas humanas dentro, chamadas de igaçabas.Uma das peças que mais chama a atenção é o pequeno quarto em miniatura, que pertenceu ao menor homem do mundo, media 94 centímetros e viveu apenas 24 anos. Os recortes de jornal na parede mostram um repórter com o pequeno homem em pé na palma da mão.Há também diversos fósseis encontrados na região, instrumentos e ferramentas antigas como tesouras e cachimbos, entre outros pequenos pedaços de história que formam um mosaico fabuloso.O que chama mais atenção são as igaçabas - que são vasos em cerâmica utilizados como urna funerária pelos indígenas. Existem varias delas no museu, inclusive com restos mortais humanos. Essas urnas foram encontradas no solo de Palmeira dos Índios e em municípios vizinhos como Arapiraca, Atalaia e Palmeira dos Índios, onde o historiador e escritor Luiz Torres, consegui desenterrar mais de trinta igaçabas. Alguns dos objetos e os restos mortais de índios estão expostos no Museu Xucurus em Palmeira dos Índios.O cadáver indígena era depositado dentro da igaçaba em uma posição agachado que lembra a posição de um bebê no ventre materno, o recipiente tinha ainda uma tampa. Era enterrado dentro de uma panela de barro.
Informações adicionais
Rampa de acesso; sanitários adaptadoscom equipamentos e acessórios próprios.
Contato
telefone: (82) 3421-2083

Email : edilacanuto@hotmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Alagoas"
0,3Km - Casa-Museu de Graciliano Ramos - Divulgar e conservar o acervo de Graciliano Ramos.
Saiba mais
24,9Km - Museu Guiomar Britto - Todo o acervo do museu está contextualizado em um panorama histórico, político, religioso, literário, educacional, cultural e social, vividos e revividos pelos membros da família Britto em comunhão com a sociedade casadense. O acervo é composto por fotogr
Saiba mais
38,4Km - Memorial da Mulher - Ceci Cunha - Tendo como objetivo principal promover a valorização da mulher pelo reconhecimento, resgate e preservação do patrimônio existente, através de exposições, manutenção de acervo e atividades de interação com escolas, instituições, empresas e população em ger
Saiba mais
38,9Km - Museu Histórico e Cultural Zezito Guedes - Inaugurado em 29 de outubro de 2009 em comemoração aos 85 anos de Emancipação Política da cidade de Arapiraca.
Saiba mais
52,9Km - Museu Manoel da Marinheira - O acervo é composto por mais de 800 peças em madeira,do escultor Manoel da Marinheira um dos mais importantes de Alagoas.
Saiba mais
67,9Km - Museu Histórico e de Artes Darras Noya - O acervo retrata a História e principalmente os costumes vividos em diferentes épocas.
Saiba mais
98,4Km - Museu da Casa do Penedo - O acervo é constituído de mobiliário, estatuárias, medalhístas e uma série de objetos de interesse sócio-cultural, que contam a história da regiãoao longo de cinco séculos.
Saiba mais
98,5Km - Museu Paço Imperial - Em 14 de Outubro de 1859, foi transformado em “Paço Imperial” para acolher, sua Majestade, o Imperador do Brasil, D. PEDRO II, o qual vindo da Bahia com destino a Cidade de Paulo Afonso, desembarcou e hospedou-se na Cidade de Penedo.
Saiba mais
98,6Km - Memorial Raimundo Marinho - O imponente sobrado, em estilo colonial, propriedade da FAMÍLIA LEMOS ARAÚJO, foi construído em fins do século XVIII
Saiba mais
102,0Km - Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - Instalado num prédio construído no final do século XIX, e que já serviu de residência de Américo Passos Guimarães, o museu, em 1909, foi adquirido pelo Governo Estadual.
Saiba mais
1.665,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.675,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais