A investigação e a expressão anatômica tornaram-se o tema do corpo de trabalho de Walmor Corrêa. Ele fornece a expressão mais vital desta linhagem artística, que nada mais é do que a mais potente memória cultural da humanidade jamais retratada, desde o período paleolítico até o futuro. A genealogia que ele apresenta pode ser vista especialmente nas tradições da arte mediterrânea, da Renascença e das escolas científicas modernas.
Seu trabalho gira a partir de uma linhagem que relaciona percepção, análise, a ciência dos materiais e da forma, anatomia, especulação, imaginação e a capacidade de interpretar e revelar a cultura através das formas do corpo, das imagens que nos retratam, através das criaturas com as quais vivemos, e através de nosso mundo. Os termos desta equação semântica envolvem conhecimento, arte, cultura, ciência, anatomia e corpo. As criaturas/criações do artista são plantas e animais híbridos. Eles apontam para um mundo caprichoso e representam a taxidermia da fantástica vida selvagem que nos confunde, ainda mais porque não são mais meras alucinações artísticas, mas possibilidades científicas reais. Os trabalhos de Walmor Corrêa têm sido amplamente mostrados no Brasil e na Europa.
O artista descreve a inspiração para as obras que criou:
“Eu estava andando pelos jardins da antiga Maternidade Matarazzo, prestando atenção à vegetação. Meu olhar logo foi atraído pelas pequenas e minúsculas ervas e flores. Os pássaros ou o vento trouxeram algumas delas. Também olho com atenção para as árvores maduras e os testemunhos daqueles que viveram lá, trabalharam ou tomaram cuidados médicos. Percebi que muitas das plantas e ervas ali (quebra- pedras, goiabeiras, amoreiras, marapuama, entre outras) eram conhecidas e utilizadas pela medicina popular na forma de infusões, essências, pomadas etc. Fui motivado pelo mesmo sentimento que despertou meu interesse no mercado Ver-o-Peso, um lugar onde se pode encontrar uma ´solução´ para uma miríade de coisas (este grande mercado localizado em Belém do Pará, norte do Brasil, abastece a cidade com vários tipos de mercadorias, comidas típicas, frutas nativas, legumes, peixes, carnes e ervas medicinais da Amazônia).
Fui imediatamente pesquisar essas espécies. Muitas tinham nomes indígenas, outras se referiam a suas curas potenciais, resultando em fonemas muito interessantes: Virgo Herb, Mimosa Pudica, O Amor do Burro etc. Também expandi meu interesse pelas ervas usadas nos ritos das religiões africanas – que atraem por sua intenção – e aprendi que seus nomes atraem quase como magia/feitiço. Cipó Mil Homens é uma infusão de ervas que daria força a ´mil homens´ e Alevante é uma erva de banho que purifica os espíritos baixos/diabólicos. Meu objetivo é sempre criar através da arte, desenho e pintura tábuas de ervas e plantas híbridas ou enxertadas que juntas teriam seus efeitos potencializados. Quando os nomes populares chamaram minha atenção, eu fui em busca de suas referências a partir de uma nova forma botânica.
Para o Rosewood São Paulo, comecei com a ajuda de um botânico que visita regularmente a região amazônica, e registrei as espécies científicas e as novas espécies de plantas”.
Os três elevadores do prédio da Maternidade transportam as criações de Walmor Corrêa — obras afrodisíacas, energéticas e alucinógenas — que retratam ervas brasileiras, algumas não-endêmicas, mas todas encontradas no país. Algumas são criações imaginadas pelo artista para transmitir a história de plantas híbridas misteriosas que surpreendem o público. As obras de Corrêa também estarão nos quatro elevadores da torre Mata Atlântica de Jean Nouvel, no Rosewood São Paulo.
Referência: WALMOR CORRêA (Brasil). Walmor Corrêa. Disponível em: https://www.walmorcorrea.com.br/currculo. Acesso em: 28 ago. 2024.
Referência: ROSEWOODS HOTELS. Walmor Corrêa. Disponível em: https://www.rosewoodhotels.com/pt/sao-paulo/overview/rosewood-art-collection/walmor-correa. Acesso em: 28 ago. 2024.
2023 | Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas
Walmor Corrêa (Retrospectiva)
Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (SP)
2022 | Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas
Walmor Corrêa (Retrospectiva)
MASC (Museu de Arte de Santa Catarina), São Paulo (SP)
2019 | “¿Quién sabe dónde?“
Institut d'Estudis Ilerdencs, Lérida - Espanha
2018 | Walmor Corrêa e Sporophila beltoni
Instituto Ling, Porto Alegre (RS)
2017 | Mapeamento Cognitivo
ArtRio, Rio de Janeiro (RJ)
2016 | Achillina Giuseppina Maria – Bo Achillina – Achillina Giuseppina – Achillina Bo Bardi – Lina Bo Bardi – Lina Bo Plano Expandido
SESC Pompeia, São Paulo (SP)
2015 | Metamorfoses e Heterogonia – Projeto Parede
Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo (SP)
2012 | Assim é, se lhe parece
Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar, Fortaleza (CE)
2012 | Você que faz versos
Museu Victor Meirelles, Florianópolis (SC)
2010 | Você que faz versos
Instituto Goethe, Porto Alegre (RS); Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro (RJ)
2010 | Memento Mori – O ofício do artifício
Caixa Cultural de Brasília, Brasília (DF)
2009 | Teleplastias
Fundação Cultural Badesc, Florianópolis (SC)
2008 | Memento Mori
Galeria Laura Marsiaj, Rio de Janeiro (RJ)
2007 | Memento Mori
Instituto Goethe, Porto Alegre (RS)
2004 | Apêndice – Mostruário Entomológico
Centro Universitário Maria Antonia – USP, São Paulo (SP)
2003 | Natureza Perversa
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), Porto Alegre (RS)
1997 | Galeria Mosaico, Porto Alegre (RS)
Zanchi Kunstgalerij, Aalst, Bélgica
Espaço Cultural Banco do Brasil, Bruxelas, Bélgica
1995 | Sala Almirante, Lugo, Espanha
1994 | Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Florianópolis (SC)
1993 | Galeria Arte & Fato, Porto Alegre (RS)
1986 | Galeria Mercado Aberto, Porto Alegre (RS)
2022 | Contar o tempo
Maria Antonia, (USP), São Paulo (SP)
2021 | Busão das Artes
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ)
2020 | Exposição de inauguração do NON MUSEUM FOR CONTEMPORARY
Dresden – Alemanha
2020 | Casa de Colecionador
Artur Fidalgo Galeria, Rio de Janeiro – (RJ)
2020 | "disCONNECTED"
Motorenhalle at Dresden, Dresden – Alemanha
2019 | Exposição do 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio
Vilaça para as Artes Plásticas
Museu de Arte Brasileira da FAAP, São Paulo (SP)
2019 | Palavras Somam
Museu de Arte Brasileira da FAAP, São Paulo (SP)
2018 | O Inquietante
Verve Galeria, São Paulo (SP)
2017 | São Paulo Não é Uma Cidade – Invenções do Centro | Sesc 24 de Maio, São Paulo (SP)
2017 | Bestiário | Centro Cultural São Paulo (CCSP), São Paulo (SP)
2016 | Leopoldina, princesa da independência, das artes e das ciências
Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro (RJ)
2015 | Rio setecentista, quando o Rio virou capital
Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro (RJ)
2014 | Anatomies de Vésale au Virtuel
Musée de la Main, Lausanne, Suíça
2014 | Encontro de Mundos
Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro (RJ)
2014 | Tatu: futebol, adversidade e cultura da Caatinga
Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro (RJ)
2014 | Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas – Arte e sociedade no Brasil II
Museu de Arte do Rio (MAR), Rio de Janeiro (RJ)
2013 | Limites do Imaginário
Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão (RS)
2013 | Een Zee vol Meerminnen
Teylers Museum, Haarlem, Holanda
2011 | Arte no Cotidiano: acerca do Colecionismo
Museu Victor Meirelles, Florianópolis (SC)
2011 | A Extensão das Coisas
Memorial Meyer Filho, Florianópolis (SC)
2011 | Do Atelier ao Cubo Branco
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre (RS)
2011 | Gigante por la propia Naturaleza
Institut Valencia d´Art Modern (IVAM), Valência, Espanha
2011 | Artmosfera
Porto Alegre (RS)
2010 | Converging Trajectories: Crossing Borders, Building, Bridges
Phoenix, Arizona, Estados Unidos
2009 | Dentro do traço mesmo
Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre (RS)
2009 | Des-retratos
Fundação Hassis, Florianópolis (SC)
2009 | VII Bienal do Mercosul, Porto Alegre (RS)
2008 | Arte Pará
Belém (PA)
2008 | Arte pela Amazônia – Arte e Atitude
Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo (SP)
2008 | Os Trópicos – Visões a partir do Centro do Globo
Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília (DF);
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (RJ);
Martin-Gropius-Bau, Berlim, Alemanha;
Isiko South African National Gallery,
Cidade do Cabo, África do Sul
2007 | A margem do real
Livraria Zouk, Porto Alegre (RS)
2006 | Cryptozoology – Out of Time Place Scale
Bates College Museum of Art, Lewinston, Estados Unidos; H&R Block Artspace, Kansas City
Art Institute, Missouri, Estados Unidos
2006 | Entorno de Operações Mentais
Museu de Arte Sacra de Belém do Pará, Belém (PA)
2005 | Panorama da Arte Brasileira
Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo (SP)
2005 | El diablo no es tan feo como lo pintam
Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina
2005 | Contrabandistas de Imagenes
Museu de Arte Contemporanea, Santiago, Chile
2005 | The Brazilian Expedition of Thomas Ender Reconsidered
Academia de Belas Artes, Viena, Áustria
2004 | Estratégias Barrocas – Arte Contemporâneo Brasileño
Centro Cultural Metropolitano de Quito, Equador
2004 | XXVI Bienal Internacional de São Paulo
São Paulo (SP)
2002 | Apropriações/Coleções
Santander Cultural, Porto Alegre (RS)
1999 | Arte no Mercosul
Punta del Este, Uruguai
1996 | Salão Nacional Victor Meirelles
Florianópolis (SC)
1996 | Centro Integrado de Cultura
Florianópolis (SC)
1994 | Galeria Detursa
Madri, Espanha
1993 | Cinema e Pintura
Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS)
1991 | Gravura
Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI), Porto Alegre (RS)
1986 | Mostra do Desenho Brasileiro
Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba (PR)
1983 | Os Novos
Espaço Cultural Yázigi, Porto Alegre (RS)
1983 | Os Novos
Espaço Cultural Yázigi, São Paulo (SP)
1983 | Salão do Jovem Artista
Porto Alegre (RS)
2014 | Residência Artística com Bolsa da Fundação Smithsonian, Washington D.C., Estados Unidos
2008 | Fundação Can Xalant, Mataró, Espanha
2008 | Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre/RS – Brasil
2007 | Fundação Sacatar, Ilha de Itaparica/BA – Brasil
2008 | Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Destaque em Escultura 2007, pela exposição Memento Mori
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre (RS)
2008 | Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Destaque Especial do Ano 2007, pela exposição Memento Mori
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre (RS)
2012 | A Salamanca do Jarau, o filho que nao tive hoje seria um homem
18o Congress of Reading in Brazil – UNICAMP – Campinas/SP
2011 | III Seminário Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e…
UNICAMP – São Paulo/SP – Brasil
2011 | Seminário Arte e Natureza
Goethe Institut – São Paulo/SP – Brasil
2010 | Ciência / Arte
Caxambu – RJ
2010 | Invisibilidades III
Itaú Cultural – São Paulo
2010 | On the Edge of the World
British Council – Edimburgo
2010 | I Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica
Unicamp – São Paulo
2010 | Arte e Ciência: diálogos
UERJ – Rio de Janeiro
2009 | Teleplastias
Fundação Cultural BADESC, Florianópolis/SC – Brasil
2009 | La Machinerie De L’art
Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre
2009 | Ciência / Arte
CEART – Universidade do Estado de Santa Catarina
2009 | Programa de Seminários do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Programa Avançado de Neurociências
UFRJ – Rio de Janeiro