A arte sempre esteve presente na vida de Rafael, mais conhecido como Tico Canato . Nascido em 1983 na cidade de Santo André, no ABC Paulista, despertou o interesse pelas cores e formas ainda criança, enquanto observava sua mãe misturando as tintas para pintar panos de prato e realizar trabalhos de artesanato. Graças ao pai era designer gráfico, sua casa vivia recheada de revistas e livros, aumentando seu interesse pelas figuras e descobrindo o talento para o desenho ao começar a reproduzir personagens de gibis em papel manteiga.
Na adolescência, conheceu o grafitti ao observar artistas como OSGEMEOS e seus trabalhos realizados pelas ruas. Aquela manifestação encantava Tico, abrindo seu mundo para um universo repleto de possibilidades a serem alcançadas utilizando apenas uma lata de spray e a criatividade. Assim, aos 15 anos cruzava a cidade com seu skate, tudo para acompanhar de perto a execução de obras em eventos, com personalidades inspiradoras, já de olho nas referências e pensando em como ingressar naquele mundo.
Anos depois, formou-se no curso de Propaganda e Marketing, sendo introduzido no mercado da publicidade e conhecendo contatos comerciais do mundo da moda. Realizou parcerias com marcas conceituadas como Mandi, MCD, Ecko, Everlast, Canal, Cavalera e Triton, desenhando estampas e grafitando ambientes das lojas. Ainda foi diretor de arte na John John e na Opera Rock. Seu olhar sensível para arte e moda mesclados à sua experiência possibilitaram a criação de sua própria linha de roupas, a Dom King Clothing.
Passou um período nos Estados Unidos, em busca de aperfeiçoamento em sua técnica, e do reconhecimento internacional. Assim, acabou sendo convidado para expor suas obras no evento Artwalk, o que considerou uma experiência divisora de águas, cada vez mais determinado a levar seu trabalho para o maior número de pessoas possível sem medo de explorar novos ambientes e culturas.
O estilo de Tico foi amadurecendo juntamente com suas ideias, entendendo a responsabilidade de se aperfeiçoar e transmitir mensagens através da sua arte. Entre os elementos que definem suas pinturas estão elementos do humanismo, trazendo rostos e expressões. Gosta de destacar olhares, que acredita ser por onde transparece a verdade em cada um de nós. Também trabalha elementos da natureza como ornamentos botânicos e animais, principalmente pássaros: associando as asas à liberdade. Interligando todas essas peças, forma a interpretação das histórias contadas nas obras entregues, traduzindo seu estilo como primitivismo urbano.
Criou o personagem ONDI, uma caveira que representa a unidade e igualdade em cada um de nós. O nome veio da pergunta que ouviu diversas vezes durante sua carreira: “de onde vêm as suas ideias?”, surgindo assim a figura que corresponde ao subconsciente onde se escondem nossos desejos mais profundos.
Entre outras parcerias de sucesso estão trabalhos com nomes como Ana Hickmann e Luciana Gimenez. Tem painéis desenhados para eventos da Rede Globo (Malhação), Facebook, Nextel , Hotel Yoo2 Rio, Hotel Pestana (Miami e São Paulo), além de grafittis em países como Alemanha e Espanha.
Buscando ajudar a transformar vidas da mesma forma que ocorreu com ele, criou o projeto Arte Move o Mundo sob um viés social, buscando incentivar crianças e adolescentes de comunidades a terem contato com diversas formas de expressão artística. Juntamente com parceiros, disponibiliza oficinas e workshops de desenho, rap e balé, oportunizando que novas possibilidades sejam oferecidas aos participantes ao descobrirem novos hobbies e até mesmo uma vocação ou fonte de renda para o futuro. Acredita que esta experiência é especial e significativa, ensinando qual é o caminho certo e como fazer a diferença.
Fonte: Tico Canato
Artista por essência. Assim se define Rafael Canato, mais conhecido como Tico Canato. Nascido em 1983 na cidade de Santo André, no ABC Paulista, ama as artes com a alma desde sempre.
O interesse pelos traços e cores se mostrou forte já muito cedo, especialmente incentivado pelo pai gráfico. Autodidata, cresceu em meio a gibis e livros, fazendo cópias em papel manteiga de revistas de games e catálogos de carros e, aos 15 anos, conheceu o grafite. Paralelamente, se formou em Publicidade e Propaganda, trabalhando por muitos anos em agências. No segmento da moda, colocou em prática toda sua genialidade, no desenvolvimento de coleções e estampas para marcas conceituadas, como Mandi, MCD, Ecko, Everlast, Canal, Cavalera, entre outras. Na John John e Opera Rock foi além, chegou ao cargo de diretor de arte, até criar sua própria linha de roupas, a Dom King Clothing.
Seu dom o elevou na arte. Passeou por segmentos e estilos, investindo tempo e muita vontade. Aprimorou seu talento nato – seu grande diferencial –, amadureceu sua já característica habilidade, recebeu prêmios, se tornou profissional reconhecido e solicitado no Brasil e, também, lá fora, com grafites em Barcelona, Miami e Los Angeles.
Empreendedor, cria, desenvolve, produz, customiza sua arte mista, carregada de identidade. Gosta de explorar texturas, cores e formas. Seu toque pessoal mistura tatuagens – perfil marcante em seus trabalhos – e uma “pegada” mexicana, que sempre o encantou.
Fonte: Tico Canato