Carregando... aguarde
Thereza Salazarobras de - Guia das Artes
Thereza Salazar
Informações
Nome:
Thereza Salazar
Nasceu:
Uberlândia - MG -Brasil (01/05/1962)
Sobre o artista

No meu trabalho o foco de interesse está na pesquisa de imagens gráficas encontradas em literaturas variadas e publicações antigas. Uso essas imagens como referências a partir das quais trabalho com colagens, recortes e sobreposições, reagrupando elementos conforme um pensamento e objetivo novos. Trabalho dentro de um campo mais expandido da gravura e do desenho utilizando desde meios de produção mais artesanais até as ferramentas tecnológicas atualmente disponíveis.

Para cada projeto, escolho a linguagem mais adequada segundo as necessidades da imaginação.  Me interessa explorar diversos suportes e aproximações a outras áreas do conhecimento como a Literatura (Fábulas, Mitos), Cinema, Ciências, que contribuem através de uma associação de idéias na construção do sentido desejado.

Dentre os elementos que escolho para a produção dos trabalhos, os mais recorrentes são as figuras de animais que se tornaram ao longo do tempo um espécie de vocabulário, me permitindo por sua variedade de formas, sua estranheza e mistério abordar diversos aspectos dos temas que me proponho desenvolver, incluindo reflexões sobre alteridade e animalidade.

Minha pesquisa poética se dá então dentro de um ambiente gráfico, que vai se desdobrando na experimentação de novos meios e linguagens, incorporando novos elementos e buscando uma diferente intermediação entre as imagens e o mundo.


Thereza Salazar.


Biografia

Thereza Salazar 

Uberlândia - MG

trabalha e vive em São Paulo

www.therezasalazar.com


Graduou-se pela Universidade Federal de Uberlândia em Artes Plásticas. Seu trabalho se insere dentro de um universo gráfico/simbólico baseado em conteúdos míticos. Participou de residência na Arteleku-San Sebastian/Espanha, trabalhou como assistente no estudio de Regina Silveira de 98/2015.

Tem trabalhos nas coleções do SESCSP, na Coleção de Arte da Cidade de São Paulo(Pinacoteca Municipal), além de coleções particulares.

Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre as quais o Programa de exposições no CCSP; XIII Bienal de Vila Nova de Cerveira, Porto/Portugal; 7 Triennale Mondiale de la Gravure Originale, Chamalières/França; Ctrl C/ Ctrl V, no Sesc Pompéia, SP; Museo Salvaje, no Centro Cultural España/Buenos Aires; Projeto Vitrine, Estação Trianon-Masp do metrô, São Paulo; 45º Salão de Arte de Piracicaba – Prêmio Aquisitivo, Piracicaba, SP.


Exposições individuais recentes: Fabulações,Galeria Smith, SP; Atopias, Solar da Marquesa de Santos, SP; Pequeno Inventário Acrobático, intervenção no Sesc São Carlos, São Paulo, SP; Anacronismos, Sesc Osasco, SP; Fantasmas, SESI Amoreiras, Campinas.


https://www.therezasalazar.com/

Cronologia

Thereza Salazar

Uberlândia, MG, Brasil.

Vive e trabalha em São Paulo.


Thereza Salazar graduou-se em Artes Plásticas na Universidade Federal de Uberlândia.

Exposições coletivas: Programa de exposições no CCSP, SP (2000); Conduta de Imagem no Museu de Arte Metropolitano , Curitiba, (2001);El Arte de Virtualia, Palais de Glace, Buenos Aires (2005), XIII Bienal de Vila Nova de Cerveira, Porto/Portugal, (2005), (A Cidade para a Cidade,Galeria Olido, São Paulo, (2006);  Ctrl C/ Ctrl V, Sesc Pompéia,SP(2007); Museo Salvaje, Centro Cultural España, Buenos Aires, (2008);Como o tempo passa quando a gente se diverte,Casa Triangulo Galeria,SP(2011), Projeto Vitrine, Estação Trianon-Masp do metrô, SP (2011); 37º SARP, MARP, Ribeirão Preto, SP(2012);45º Salão de Arte de Piracicaba – Prêmio Aquisitivo, Piracicaba, SP (2013); Naturantes, Paço das Artes, São Paulo (2014).

Exposições individuais incluem: Projeto Entre Paredes, Galeria Zouk, SP, (2000); Passa-Tempo/ Tempo-Passa, Galeria Sesc Av. Paulista, SP, (2003) ; Mapa de Dentro, Galeria Rosa Barbosa, SP, (2005); Domínios, Galeria Oeste, SP, (2008), Fabulações, Galeria Smith, São Paulo, SP(2012); Atopias, Museu da Cidade- Solar da Marquesa de Santos, São Paulo, (2014), Pequeno Inventário Acrobático, intervenção no Sesc São Carlos, São Paulo, SP, (2015);

Fantasmas, Galeria Emma Thomas, São Paulo, SP,(2016), Anacronismos, Sesc Osasco, SP,(2017), Fantasmas:Alegorias Contemporâneas, Sesi Amoreiras, Campinas, SP.(2018)


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista