Carregando... aguarde
Saul Steinberg - Guia das Artes
Saul Steinberg
Informações
Nome:
Saul Steinberg
Nasceu:
Râmnicu Sărat - Romênia (15/06/1914)
Faleceu:
Nova Iorque - Estados Unidos (12/05/1999)
Biografia

Artista romeno de nascimento foi um dos mais importantes artistas do século XX. Desenhista e cartunista do meio editorial de 1936 a 1999, ele percorreu considerável parte do século XX publicando em revistas de destaque do cenário mundial, em especial na The New York. A famosa capa para a New Yorker que mostrava a visão do mundo segundo o americano médio, “View of the World from 9th Avenue” foi uma das imagens mais plagiadas das artes gráficas. Também importante referência de seu trabalho foi o personagem anônimo de seus cartuns, um homenzinho narigudo que provavelmente inspirou boa parte da produção posterior do cartum, animação e propaganda.

 

Em 1932, ele entrou na Universidade de Bucareste. Em 1933, ele se inscreveu no Politecnico di Milano para estudar arquitetura, tendo recebido seu diploma em 1940. Em 1936, ele começou a contribuir com desenhos para o jornal humorista Bertoldo. Dois anos depois, as leis raciais antisemitas promulgadas pelo governo fascista o forçaram a começar a procurar refúgio em outro país.

 

Em 1941, ele fugiu para a República Dominicana, onde passou um ano esperando um visto dos EUA. Até então, seus desenhos apareceram em vários periódicos dos EUA. Sua primeira contribuição para The New Yorker foi publicada em outubro de 1941. Steinberg chegou a Nova York em julho de 1942, e em poucos meses ele recebeu uma comissão na Reserva Naval dos EUA e foi então destacado no Escritório de Serviços Estratégicos (OSS). Ele trabalhou para a divisão de Operações Morais na China, África do Norte e Itália. Enviado de volta a Washington em 1944, ele se casou com a pintora de origem romena Hedda Sterne.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, Steinberg continuou a publicar desenhos em The New Yorker e outros periódicos, incluindo Fortune, Vogue, Mademoiselle e Harper's Bazaar. Ao mesmo tempo, embarcou em uma carreira de exposição em galerias e museus. Em 1946, ele foi incluído no show "Fourteen Americans" aclamado pela crítica no The Museum of Modern Art, Nova York, exibindo junto com Arshile Gorky, Isamu Noguchi e Robert Motherwell, entre outros. Steinberg passou a ter mais de 80 shows de um artista em galerias e museus em todo os EUA, Europa e América do Sul. Ele foi filiado com as galerias Betty Parsons e Sidney Janis em Nova York e a Galerie Maeght em Paris. Desde 1982, ele foi representado pela Galeria The Pace. Uma dúzia de museus e instituições têm coleções detalhadas de seu trabalho, e exemplos estão incluídos nas participações de mais de oitenta outras coleções públicas

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar