Carregando... aguarde
Escultora Elizabeth Titton lança livro de ensaios e fotografias da exposição Muirapiranga-2020-01-30 - Guia das Artes
Escultora Elizabeth Titton lança livro de ensaios e fotografias da exposição 'Muirapiranga'
Faltam 18292 dias para o início
Escultora Elizabeth Titton lança livro de ensaios e fotografias da exposição 'Muirapiranga'
Quando acontece
Quinta, 30 Janeiro até Quinta, 30 Janeiro
dom
seg
ter
qua
qui
19:00
22:00
sex
sab
Local
Livraria Blooks / Shopping Frei Caneca (3º andar)
R. Frei Caneca, 569 - Consolação
Conteúdo

 

Publicação ilustra grandiosa criação da artista, que esteve em cartaz em São Paulo entre 2019 e 2020, e será lançada em 30/1 na Livraria Blooks, do Shopping Frei Caneca

Muirapiranga é o nome de uma árvore amazônica de madeira vermelha, similar ao pau-brasil. Raramente vista por habitantes das grandes cidades, em contraste às suas grandes dimensões, pode ser considerada uma espécie exótica. A percepção sobre este tipo de ‘cegueira’ que assola as sociedades modernas é o combustível para o trabalho de Elizabeth Titton, que levou exposição de mesmo nome à Funarte entre 2019 e 2020, quando suas esculturas de grandes dimensões feitas em aço corten foram reveladas ao público paulistano. Agora, como nova etapa do projeto liderado pela artista, será lançada, no próximo dia 30, às 19h, na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca, publicação com fotos e ensaios sobre o trabalho, com textos da artista e pesquisadora Bernadette Panek  e imagens de Celso A. Oliveira, Diego Souza, Geraldo Hoffmann Jr., José Ernesto Passos, Leo Eloy, Marcos Böhler e Padu Palmerio.

 

Com primoroso trabalho de diagramação e finalização, a obra, de 108 páginas, alterna ilustrações das 21 obras criadas para a exposição e 35 páginas de textos críticos que filosofam sobre o trabalho, desde a sua concepção – sob influência de Merleau-Ponty em seus estudos sobre percepção –, até o impacto causado pela apreciação do material, que mescla a eternidade do metal presente em suas estruturas cor de ferrugem e a efemeridade das formas.

 

O registro em forma de livro destaca a experiência sensorial oferecida por Muirapiranga, à medida que sua originalidade, beleza, significado e dimensões substituem, nesse ambiente, o discurso técnico e distante sobre a natureza ignorada no dia a dia. Tal capacidade, entretanto, diz respeito ao resultado de uma experiência de 40 anos no trato com a arte da escultura, além da experiência de Elizabeth como diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, nos anos 80, e também como professora do curso superior de Escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná por 16 anos. Além disso, a temática tem sido recorrente nos estudos da artista sobre mitologia das comunidades indígenas do Xingu.

 

Todas as ilustrações contidas na publicação possuem QR codes para acesso à audiodescrição, o que traz à tona a preocupação da artista com a apreciação de suas obras por pessoas portadoras de deficiências visuais. 

 

Livro ‘Muirapiranga’

ISBN: 978-65-902180-0-1

Preço: R$ 100

Número de páginas: 108

Contato
+55 11 3472-2075
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Buffoni, Desenhos Para A Modernidade -
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Exposição Ema e a Moda no século XX -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Samsung Rock Exhibition Rita Lee - Exposição histórica sobre Rita Lee leva panorama da carreira e da vida da artista ao MIS
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
“A Floresta que Habita em Nós” -
Saiba mais