Carregando... aguarde
Casa Museu Ema Klabin lança Revista Digital sobre sua programação-2019-12-06 - Guia das Artes
Casa-Museu Ema Klabin lança Revista Digital sobre sua programação
Evento encerrado
Casa-Museu Ema Klabin lança Revista Digital sobre sua programação
Quando aconteceu
Sexta, 06 Dezembro até Sexta, 06 Dezembro
Local
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Conteúdo

 

A Casa-Museu Ema Klabin realiza no próximo dia 6 de dezembro (sexta), das 16h às 18h30, um encontro que marca o lançamento da primeira edição de sua Revista Digital.

 

O periódico traz em suas 170 páginas artigos e relatos de experiências da programação cultural realizada. Pela leitura da publicação será possível conhecer detalhes sobre a rica programação oferecida pelo espaço, que hoje é um importante polo cultural da cidade de São Paulo.

A cada ano, uma temática central guia a programação cultural do museu. Em 2018, o tema “Mulher e Seus Saberes”, trouxe grandes especialistas para falar sobre questões femininas nas artes-plásticas, dança, música, fotografia, literatura, moda, imprensa, entre outros.

De acordo com o curador da Casa-Museu Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa, a ideia de publicar anualmente a revista em formato digital é deixar disponível ao público um registro dos principais conteúdos abordados.

  “Cada edição conterá três seções: o Dossiê relacionado ao tema anual, a seção Rizomas, que abre espaço a outras realizações dos diversos núcleos de trabalho de nossa equipe, e uma seção destinada a promover uma reflexão sobre livros da biblioteca”, explica.

Entre os temas abordados na primeira edição da revista, estão, por exemplo, textos de palestras e cursos que aconteceram  como: Imprensa e mulheres: alguns apontamentos (Tania De Luca); As mulheres na história da moda (Brunno Maia); A representação da mulher e do universo feminino (Ana Beatriz Demarchi Barel), Bailarinas na São Paulo de 1940 -  preconceito estético e profissional (Simone Alcântara), A construção e a avaliação do feminino na fotografia latino-americana (Marcos Fabris), entre outros.

Além de considerações acerca de Projetos de artes plásticas como o Jardim Imaginário (Gilberto Mariotti), projetos educativos (Cristiane Alves), programação musical (Thiago Guarnieri) e do acervo da biblioteca (Paloma Durante).

 

Mais de cem mil visitantes: 

Ema Klabin morou na Casa que abriga seu acervo por 34 anos, e a Fundação que criou já soma 22 anos de trabalho ininterrupto. Chegará logo o momento em que a casa terá tido uma ocupação mais longa como museu do que como residência.

Desde sua abertura, a Casa-Museu foi frequentada por mais de 100 mil pessoas, sem contar as exposições externas com obras cedidas para diferentes museus.

A primeira edição da Revista Digital da Casa Museu Ema Klabin foi organizada por Paulo de Freitas Costa, Ana Beatriz Demarchi Barel, e Ana Cristina Moutela Costa. Com projeto gráfico e diagramação de Lívia Silva e revisão de Luiz Fukushiro, a publicação terá periodicidade anual, e estará disponível gratuitamente para download no site:  www.emaklabin.org.br

 

Jornada em homenagem a Gilda de Mello e Souza:

No mesmo dia do lançamento da revista, 6/12, das 9h às 18h30, haverá uma homenagem ao centenário de nascimento da ensaísta, crítica de arte e professora universitária Gilda de Mello e Souza (1919-2005).

A jornada, composta por mesas temáticas terá a participação de professores da USP, UNIFESP e UNICAMP. O encontro tem como objetivo a incursão pelas principais obras da ensaísta, como: O tupi e o alaúde - uma interpretação de Macunaíma (1979), Exercícios de leitura (1980), Os melhores poemas de Mário de Andrade - Seleção e apresentação (1988), O espírito das roupas - a moda no século dezenove (1987), A ideia e o figurado (2005).

O evento gratuito traz nomes como:  Celso Lafer , Renato Janine Ribeiro,  Silvio Rosa, Priscila Loyde Gomes Figueiredo, Suzana Avelar,  Walnice Nogueira Galvão, Brunno Almeida Maia, e Jorge Coli.

 

Serviço:

Lançamento da Revista Digital da Casa-Museu Ema Klabin -  Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin: Mulher e seus Saberes

Jornada em homenagem a Gilda de Mello e Souza

Data: 6/12, sexta-feira

Horário: das 9h às 18h30

Entrada franca

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.  Tel: 55 11 3897-3232

 www.emaklabin.org.br

Contato
+55 11 3897 3232

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Intervalo Contemporâneo - Exposição: Intervalo Contemporâneo na Casa-Museu Ema Klabin
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
OSGEMEOS: Segredos - Abre ao público hoje, a esperadíssima exposição de Os gêmeos na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais