Carregando... aguarde
Abertura do Copan Art Project Quantum site specific de Alexandre Vianna-2024-04-06 - Guia das Artes
Abertura do Copan Art-Project “Quantum” - site-specific de Alexandre Vianna
Evento encerrado
Abertura do Copan Art-Project “Quantum” - site-specific de Alexandre Vianna
Quando aconteceu
Sábado, 06 Abril até Sábado, 06 Abril
Local
Edifício Copan, térreo
Av. Ipiranga, 200 - Espaço 10 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Conteúdo

 

“Quantum”, de Alexandre Vianna, inaugura o Copan Artproject,
espaço independente de
 experiências artísticas e site-specifics no Centro de São Paulo.

 

Abertura acontece no sábado, dia 6 de abril, durante a semana da
SP-Arte, no icônico edifício Copan, projetado por Niemeyer.

Site-specific pode ser visitado das 13h às 19h, com entrada franca.

Alexandre Vianna foi o artista convidado para inaugurar o Copan ArtProject, espaço independente destinado a site-specifics e experiências artísticas, no icônico edifício Copan, desenhado por Niemeyer, no centro de São Paulo. Em “Quantum”, projeto criado sob medida para o espaço, o artista paulista mistura fotografia, pintura e projeções audiovisuais, foco de sua pesquisa com fotografia expandida. A abertura acontece no sábado, dia 6 de abril, durante a semana da SP-Arte. O site-specific de Alexandre Vianna pode ser visitado até 20 de abril, das 13h às 19h, com entrada franca.

Em seu trabalho artístico, Alexandre Vianna investiga a fusão da fotografia com diferentes materiais, como a pintura, e em variados suportes, como folhas de ouro. Sua pesquisa volta-se para os limites entre linguagens, numa busca de ressignificação da arte fotográfica e figurativa por meio de múltiplas camadas, físicas e simbólicas. Em suas colagens e projeções, o artista utiliza fotografias de corpos humanos impressas em materiais inusitados, misturadas a camadas de tinta e tecidos, remetendo ao processo de desvanecimento da memória. “Na opacidade das figuras busco retratar a força da essência humana. No distanciamento da identidade, procuro estimular a reflexão e a fuga dos sentidos”, diz ele.

Além de projeções sobre tecidos que pendem do teto, o site-specific de Alexandre reúne telas onde ele mistura pintura acrílica e folhas de ouro ou prata, sobre as quais imprimiu fotografias com tintas arquiváveis. "Nos retratos, a partir de silhuetas busco retratar a força invisível que envolve o indivíduo, na busca de sentimentos profundos. São imagens se contrapõem aos padrões midiáticos contemporâneos de estética, beleza e pasteurização, buscando capturar a essência da força humana”, diz ele.

 

SOBRE ALEXANDRE VIANNA

Nascido no Irã em 1974, Alexandre foi registrado na embaixada do Brasil como brasileiro nato. Aos 12 anos, em São Paulo, encontrou no skateboard um mundo de contracultura e de arte urbana dos anos 90, do qual fez parte, criando sua identidade criativa. Estudou fotografia e arte, formou-se em Comunicação Social e Roteiro de Cinema, e participou de Masterclass em Cinematografia, em Los Angeles, na ASC - American Society of Cinematographers. Realizou diversas exposições coletivas e colaborativas. Em 2012, lançou seu livro e exposição individual, intitulado "Streeteiro", no Museu Paço das Artes (SP). Em 2017, foi premiado como melhor diretor de videoclipe do ano no VMF, Festival de Video Music. O trabalho artístico de Alexandre Vianna teve início na fotografia, a partir de experiências com papéis, tintas, tecidos, vídeos e projeções, mesclados aos processos fotográficos tradicionais. Além de realizar seu trabalho autoral, Alexandre atua como diretor de fotografia na indústria cinematográfica, trazendo a bagagem da narrativa e da luz cinematográfica.

 

SERVIÇO

Abertura do Copan Art-Project
“Quantum” - site-specific de Alexandre Vianna
Dia: 6 de abril de 2024 (sábado)
Hora: das 13h às 19h
Visitação: até 20 de abril, de quarta a sábado, das 13h às 19h
Local: Edifício Copan, térreo
End: Av. Ipiranga, 200 - Espaço 10 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Entrada franca

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Anaqronías -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Quase Circo, de Carmela Gross -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais