Carregando... aguarde
um circuito de arte que convida você a ocupar a cidade-2016-09-07 - Guia das Artes
um circuito de arte que convida você a ocupar a cidade
Evento encerrado
um circuito de arte que convida você a ocupar a cidade
Quando aconteceu
Quarta, 07 Setembro até Segunda, 12 Setembro
Local
Bienal de São Paulo
PAVILHÃO DA BIENAL • PARQUE DO IBIRAPEURA
Conteúdo

Mais importante evento de artes visuais do País, a Bienal de São Paulo será aberta ao público na próxima quarta-feira (dia 7), no Parque Ibirapuera. Aproveitando o momento, que reúne na capital paulista artistas, curadores, colecionadores e milhares de visitantes, o Latitude (Platform for Brazilian Art Galeries Abroad) e a SP-Arte organizam a primeira edição do Art Weekend São Paulo. Durante o fim de semana que precede a abertura da Bienal, desta sexta-feira (2) a domingo (4), 36 galerias vão estender seu horário de funcionamento e acolher uma agenda de aberturas, coquetéis, bate-papos e visitas guiadas, com mais de 130 artistas envolvidos nas atividades. “É um momento muito rico na cidade, em que o conteúdo, a conversa, é sobre a arte. Estamos todos pensando, refletindo e vendo arte”, diz Fernanda Feitosa, presidente da SP-Arte.

Com o slogan “um circuito de arte que convida você a ocupar a cidade”, o Art Weekend propõe um maior uso do espaço público, ao sugerir percursos que podem ser feitos a pé entre as galerias. São quatro os trajetos propostos: Centro/Barra Funda; Itaim; Jardins; e Pinheiros/Vila Madalena. “Isso vem muito em linha com uma ideia de que a gente precisa, como cidadãos, ocupar a cidade”, diz Feitosa, citando também o uso crescente das praças, parques e de bicicletas como transporte. “Acho que precisamos mostrar para quem está no comando das cidades que as pessoas têm, sim, o desejo de estar na rua, de andar à noite.” Feitosa lembra que o Art Weekend surge na sequência da chamada Night Gallery, realizada em abril, que promoveu a abertura de galerias durante as noites no período da SP-Arte.

O Art Weekend conta com a participação de algumas das mais importantes galerias da cidade, que apresentam exposições individuais ou coletivas, de artistas jovens ou já consagrados. Segundo a galerista Luciana Brito, atual presidente da ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea, que administra o Latitude), o contexto criado pela Bienal favorece todo o circuito de artes da cidade, incluindo galerias, museus e outras instituições. São meses (de setembro a dezembro) em que as casas se preocupam em apresentar boas exposições, pensando não só nas possibilidades comerciais, mas também na visibilidade de seus artistas e nos vínculos que podem estabelecer. Brito afirma, também, que apesar de a primeira edição do Art Weekend acontecer agora, no contexto da 32ª Bienal de São Paulo, outras edições podem ser realizadas em outras épocas do ano. Uma segunda edição já é pensada para 2017.

Contato
55 11 3842 0634

info@lucianabritogaleria.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Museu Afro Brasil - Fundado em 2004, o Museu Afro Brasil se tornou uma instituição administrada pela Associação Museu Afro Brasil,
Saiba mais
0,3Km - Museu de Arte Contemporânea - O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963,
Saiba mais
0,5Km - Museu de Arte Moderna de São Paulo - Fundada em 1948, O Museu de Arte Moderna de São Paulo,
Saiba mais
0,7Km - MAC – Museu de Arte Contemporânea - É um museu localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Museu do Exército -O Museu conta com Documentos, Fotos, Bandeiras, Insígnias, Armamentos, Espadas, Condecorações, Radis Medalhas, Capacetes e outros.
Saiba mais
1,0Km - PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS - O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um espaço democrático para as culturas do povo brasileiro e suas expressões. O espaço é gerido pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O edifício de 11 mil metros qua
Saiba mais
1,0Km - Graphias – Casa de Gravura - É um atelier localizado em São Paulo.
Saiba mais
1,0Km - Ponder 70 - É uma galeria em uma casa conceito onde ocorrem exposições & projetos de arte.
Saiba mais
1,3Km - IGR - Instituto Gustavo Rosa- GUSTAVO ROSA GANHA INSTITUTO PARA DIVULGAR SEU LEGADO E PROMOVER A CIDADANIA POR MEIO DA ARTE.
Saiba mais
1,5Km - Almeida e Dale - Estabelecida no mercado de arte como uma das principais galerias da cidade de São Paulo
Saiba mais
6,2Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
231,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
351,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais