Carregando... aguarde
Nas Batalhas-2023-01-07 - Guia das Artes
“Nas Batalhas”
Evento encerrado
“Nas Batalhas”
Quando aconteceu
Sábado, 07 Janeiro até Domingo, 08 Janeiro
Local
Sesc Itaquera
Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera
Conteúdo

 

Promovido pela produtora cultural Jade Lyrio e pelo pesquisador das danças urbanas Eduardo Dialético, o projeto visa aumentar e fortalecer o campo de ação do Hip Hop com a união de artistas de São Paulo e redondezas

Com aulas, bate-papos, batalhas de danças urbanas e oficina de graffiti, o Festival “Nas Batalhas” acontece no Sesc Itaquera, nos dias 7 e 8 de janeiro, com entradas gratuitas.

A ideia, segundo Eduardo Dialético, é popularizar as danças urbanas para que pessoas que não tem contato com elas possam ter essa experiência. “É muito comum ter famílias inteiras participando e, depois, encontramos esses pais ao final do evento pedindo informações de onde podem colocar seus filhos para fazer aulas. Este é nosso objetivo: despertar o interesse e mostrar que a cultura hip hop está para além desse lugar visto como marginalizado e sim em um lugar de importante representatividade”.

As batalhas de dança acontecem em dois momentos. Para participar, os interessados deverão se inscrever no formulário disponibilizado no Instagram do projeto: @nas_batalhas. As inscrições ficarão abertas até 1 semana antes do evento e a chave de participantes será feita por sorteio online.

No sábado, as batalhas serão de mulheres e pessoas LGBTQIA+s com os jurados Ákira, Jô Gomes e Aiza, Mc’s Félix Pimenta e Zaila, DJ Kamina e participação do grupo Gurias. “Nas batalhas anteriores recebemos mensagens de mulheres e pessoas LGBTQIA+s que gostariam muito de participar, porém, por considerarem a cena muito masculina, tinham medo ou dificuldades para estar, pois não se sentiam acolhidas em alguns momentos. Percebemos então que era muito importante ter uma espaço para refletir esse lugar, garantir achegamento e acolhida. Por isso, foi importante trazer pessoas que representassem a causa e tivessem mais profundidade sobre o tema”, comenta Jade Lyrio.  

No domingo, será a vez da tradicional open style, comandada por Jade e Edu, onde todos os estilos poderão batalhar entre si, tendo breaking, locking, popping e outras diversas vertentes de dança urbana e da cultura Hip Hop. André Rockmaster, Alex Boog e André Batista serão os jurados, contando ainda com a participação dos grupos Soul Dip e Pratica Vila Bela. Comandando a energia das batalhas, o DJ Jab Cut será responsável por levantar o público e não deixar cair a festa. O 1º, 2º e 3º lugar serão premiados com o troféu “Nas Batalhas”.

A programação “Representatividades” foi articulada a fim de contemplar os públicos afrodescendentes, indígenas, mulheres e LGBTQIA+. No sábado, às 13h30, os grupos Empower, The Legacy Crew e Elektras abrem uma roda de conversa sobre o protagonismo feminino nas danças urbanas, com mediação de Elen Soul. No dia seguinte, sob o tema “Letramentos de reexistência: poesia, graffiti, música, dança: hip hop”, Ana Lúcia Silva Souza - professora adjunta na Universidade Federal da Bahia - demonstra o letramento como um meio essencial pelo qual as atividades culturais e políticas do Hip Hop acontecem. Além das rodas de conversas, acontecerão também aulas de danças urbanas, com Darlita Albino e Josh Antonio, e oficinas para iniciantes no Graffiti com Anjinha "A mina das girafas" e André Hulk. 
 

SERVIÇO

Festival “Nas Batalhas” | SESC Verão 2023
07/01, sábado, a partir das 12h30
08/01, domingo, a partir das 11h
Entradas gratuitas
Sesc Itaquera
Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera, SP

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Sábado, dia 07 de janeiro

12h30

Aula aberta de Danças Urbanas com Darlita Albino

 

13h

Oficina de Graffiti com Anjinha "A Mina das Girafas"

 

13h30

Roda de conversa sobre o protagonismo feminino nas danças urbanas, com os grupos Empower, The Legacy Crew e Elektras

 

15h

Batalha de dança voltado às mulheres e pessoas LGBTQIA+s


Domingo, dia 08 de janeiro

11h

“Letramentos de reexistência: poesia, graffiti, música, dança: hip hop”, com Ana Lúcia Silva Souza

 
12h30
Aula aberta de Danças Urbanas com Josh Antonio
 
13h 
Oficina de graffiti com André Hulk

13h30

Batalha de dança open style

 

Fotos: Vinny Fotografia

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Araetá – A Literatura dos Povos Originários - Exposição Araetá: A Literatura dos Povos Originários traça panorama sobre a produção literária de autores indígenas
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Lordello Escritório de Arte - 2024-02-27 -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Mulheres por Mulheres -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais