Carregando... aguarde
FAVELA JAZZ FESTIVAL - ESPECIAL MULHERES-2023-04-30 - Guia das Artes
FAVELA JAZZ FESTIVAL - ESPECIAL MULHERES
Evento encerrado
FAVELA JAZZ FESTIVAL - ESPECIAL MULHERES
Quando aconteceu
Domingo, 30 Abril até Domingo, 30 Abril
Local
Rua André Dias, altura do número 255
Rua André Dias, altura do número 255 - Jardim Boa Vista, São Paulo - SP
Conteúdo

 

Cria do icônico Jazz na Kombi, o Favela Jazz Festival chega em sua 6ª edição em formato especial, com line up protagonizado pela mulherada, trazendo ao foco a representatividade feminina na cena artística brasileira e, sobretudo, jazzística.

 

Levando musicistas de referência no Brasil para quebrada, a agenda acontece no próximo dia 30 de abril, ao ar livre, no já tradicional ponto de encontro localizado na Rua André Dias, no Jardim Boa Vista, em São Paulo. Completamente gratuito, o evento começa a partir das 9h e segue até às 21h.

 

O projeto, de proposta ousada e inovadora, busca popularizar o jazz e resgatar as suas raízes urbanas, nas ruas. A ideia é, afinal, acabar com a aura elitista do gênero, promovendo apreciação e ampliação de repertório musical com a realização dos shows em território periférico, produção de conteúdos audiovisuais, oficina e roda de conversa.

 

Desta vez, a agenda traz Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Sintia Piccin Sexteto, Ladybird Quarteto, Lilian Estela e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques. Também estão previstos na ação, o Maracatu Baque do Boa, Caravana Lúdica de Jogos do Mundo, Feira de Economia Criativa e mais. 

 

“Uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a diversidade e dar maior visibilidade à produção feminina no jazz é mais do que necessária. É urgente e essencial! Vale dizer, também, que esse é um trabalho de criação, articulação e invenção que exige muita presença, mente atenta, dedicação de tempo e energia. Fazer tudo isso sendo mulher, mãe, é muito difícil. É uma teimosia. Mas ver outras mulheres realizando o trabalho e dando essa força pra gente, para seguirmos, conseguirmos avançar, apesar das inúmeras demandas da vida, lutando contra e vencendo o patriarcado, é muito potente. A nossa mente é mesmo coletiva. As dificuldades que surgem por ser uma realização com muitas mulheres são várias. Diversas redes são necessárias para uma mãe poder pintar, poder produzir e poder subir no palco, por exemplo”, destaca Caru Laet, mulher que pilota o Jazz na Kombi e assina a curadoria e direção do Favela Jazz Festival.

 

Na produção e equipe técnica que realizam o festival, a mesma teimosia: todo o time é formado por mulheres e pessoas LGBTQIA+.

 

“Abrimos a oportunidade para que diversas profissionais atuem no projeto. No momento histórico que estamos vivendo, se faz ainda mais importante trazer ao centro a periferia do sistema. Com a visibilidade e consagração que o Jazz na Kombi já obteve nestes nove anos de atuação, trazemos à esfera pública essas parceiras, com suas produções e trabalhos impecáveis”, finaliza.  

 

O Jazz na Kombi é um projeto que surgiu em 2014 com o objetivo de circular pela cidade de São Paulo realizando eventos e festivais de jazz em locais públicos, gratuitamente. De forma independente e colaborativa, o projeto dissemina o conceito de que a produção cultural se faz coletivamente e de que a cultura se ergue pelo povo, nas vivências e ações dos artistas, dos produtores e do público e ressignifica as relações urbanas na megalópole, fomentando a interação positiva entre pessoas dos mais variados contextos.

 

O Favela Jazz Festival - Especial Mulheres foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, ProAC 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

 

Para saber mais, acesse: www.jazznakombi.com.br.

 

FOTOS AQUI :)


SERVIÇO

FAVELA JAZZ FESTIVAL - ESPECIAL MULHERES

Dia: 30 de abril

Horário: 9 às 21h

Local: Rua André Dias, altura do número 255 - Jardim Boa Vista, São Paulo - SP

Entrada GRATUITA

Classificação Livre

 

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

 

9h - 11h | Oficina Influências do Jazz

11h30 - 12h30 | Ladybird Quarteto part. Lilian Estela

11h - 16h | Jogos do Mundo

11h - 18h | Feirinha

13h - 13h40 | Cortejo de Maracatu Baque do Boa

13h40 - 14h40 | Izzy Gordon Quarteto

15h - 16h20 | Roda de Conversa com integrantes das bandas do festival 

16h40 - 17h40 | Vera Figueiredo Trio

18h - 19h | Sintia Piccin Sexteto

19h40 - 20h40 | Funmilayo Afrobeat Orquestra

 

Foto: Funmilayo Afrobeat Orquestra | Divulgação

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Araetá – A Literatura dos Povos Originários - Exposição Araetá: A Literatura dos Povos Originários traça panorama sobre a produção literária de autores indígenas
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Lordello Escritório de Arte - 2024-02-27 -
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Mulheres por Mulheres -
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais