Carregando... aguarde
Identidade Feminina Brasil Guine Ancestralidade e Decolonialidade-2022-11-28 - Guia das Artes
“Identidade Feminina Brasil/Guiné, Ancestralidade e Decolonialidade”
Evento encerrado
“Identidade Feminina Brasil/Guiné, Ancestralidade e Decolonialidade”
Quando aconteceu
Segunda, 28 Novembro até Quarta, 30 Novembro
Local
Sede Brava Companhia
R. Ribeirão da Ponte Baixa
Conteúdo

 

Experimento cênico da Cia Fankama Obi reflete sobre feminino, natureza, cultura e ancestralidade

Nos dias 28 e 30 de novembro, o público poderá participar da performance “Identidade Feminina Brasil/Guiné, Ancestralidade e Decolonialidade”, na sede da Brava Companhia. O experimento cênico é a conclusão de um projeto de imersão guiado pela Cia Fankama Obi durante 10 meses. Nesse período, a companhia experimentou caminhos de fusão e transição de repertório da dança negra tradicional para a dança contemporânea, partindo de temas como “o feminino, a ancestralidade e o matriarcado” e “processos de decolonidade dos corpos negros em diáspora no eixo Brasil-Mali-Guiné”.

“O nome Fankama Obi é uma junção de palavras nos idiomas Malinké e Yorubá que significa “A força da semente sagrada”. A força dessa semente vem da capacidade de se adaptar, germinar, crescer, brotar, florir e propagar novas semeaduras. E para isso é preciso aprender a aprender, a juntar saberes, beber nas fontes, buscar o ancestral e resistir, sempre, a todas as intempéries”, apresenta-se o grupo. A Cia Fankama Obi é formada prioritariamente por mulheres, responsáveis pela criação coreográfica da obra.

Na performance, o público será provocado por uma experiência extra sensorial, vinda de ervas e frequências sonoras de diversos instrumentos percussivos e cantos enquanto os artistas contarão pela dança suas próprias histórias no palco. A trilha sonora será executada ao vivo, passando por diversos gêneros musicais: ritmos mandigues, árabes e brasileiros.

O projeto recebeu apoio da 30ª edição do Fomento à Dança. “É um momento muito importante pro grupo e pra cena da dança negra em São Paulo, uma vez que poucos grupos de dança negra foram contemplados, até então, pelo Fomento à Dança. É de suma importância poder contar com recurso público para investir em um trabalho de pesquisa, criação e releituras de um grupo de periferia”.

Além das apresentações, serão lançados no YouTube bate-papos sobre o tema do projeto com Bruno Garcia, Vovó Cici de Oxalá, Luciane Ramos Silva e Salloma Salomão; cinco células cênicas, produzidas na segunda etapa do projeto; e uma websérie com 3 episódios que tratam-se de vídeos-manifestos com narração, depoimento e cenas em torno dos momentos que marcaram a pesquisa cênica da companhia.

 

SERVIÇO
Cia Fankama Obi apresenta “Identidade Feminina Brasil/Guiné, Ancestralidade e Decolonialidade”
28/11, segunda-feira | 30/11, quarta-feira
Sempre às 19h
Local: Sede Brava Companhia
Endereço: R. Ribeirão da Ponte Baixa - Campo Limpo - SP
Entrada gratuita
 
Foto: Adriano Gadelha
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - Evento acontece de 4 a 13 de setembro, no Distrito Anhembi, reunindo 269 expositores, expectativa de receber mais de 700 mil visitantes, 11 espaços culturais e a Espanha como Convidado de Honra.
Saiba mais
Habitar São Paulo: relatos femininos - A exposição Habitar São Paulo: relatos femininos toma emprestado o olhar e a perspectiva de 10 escritoras que descreveram realidades e histórias tão particulares quanto universais, nos trazendo relatos sensíveis, trágicos, íntimos ou até engraçados, com o
Saiba mais
Luana Vitra: Bandeira Branca - O Octógono recebe a instalação inédita Bandeira Branca, de Luana Vitra, desenvolvido especialmente para o espaço central do edifico Pina Luz. A exposição faz parte do programa anual de residência para mulheres artistas patrocinado pela CHANEL.
Saiba mais
Miró: Mestre das Formas - De 7 de agosto a 12 de outubro de 2026, o MAB FAAP recebe Miró: Mestre das Formas, exposição internacional realizada pelo Instituto Totex, que reúne mais de 100 obras originais do mestre catalão.
Saiba mais
Para crianças: experiências com a arte desde 1968 - PINACOTECA DE SÃO PAULO INAUGURA EXPOSIÇÃO PARACRIANÇAS
Saiba mais
Paulo Pedro Leal: trágico subúrbio - A primeira exposição institucional de Paulo Pedro Leal (1894 – 1968), pintor brasileiro autodidata, apresenta a obra deste artista que se dedicou à representação de cenas de guerras e conflitos sociais, de ritos da umbanda e paisagens rurais, e cuja vida
Saiba mais
Pinacoteca: Acervo - A exposição “Pinacoteca: Acervo” é feita do acervo de arte brasileira da Pinacoteca, ocupa 19 salas do Edifício Pinacoteca Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas.
Saiba mais
Uma Língua Nova - Galeria Estação reúne sete artistas para ampliar os limites entre arte e linguagem na exposição Uma língua nova
Saiba mais
UMA OBRA: PINTURA SEM FIM - Nova instalação interativa de Gui Teixeira transforma visitantes em coautores de uma pintura em permanente construção; programação especial de julho reúne oficinas, visitas educativas e atividades para crianças e famílias
Saiba mais