Carregando... aguarde
Rosana Paulino imagens - Guia das Artes
Rosana Paulino
Informações
Nome:
Rosana Paulino
Nasceu:
São Paulo - SP - Brasil (18/04/1967)
Sobre o artista

Site do artista: Rosana Paulino

Biografia

Artista visual, pesquisadora, educadora. Destaca-se porfazer da imagem impressa um meio estruturador de seu pensamento visual,desdobrando-a em diferentes linguagens. Desde os anos 1990, investiga questõesque eram pouco discutidas no cenário artístico brasileiro, como gênero,identidade e representação negra. 

Cursa artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes daUniversidade de São Paulo (ECA/USP) entre 1991 e 1995, período em que também sededica à gravura no ateliê de restauro do Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP)e na oficina de gravura do Museu Lasar Segall.

A produção de Paulino ganha visibilidade com a instalaçãoParede da Memória (1994), extensa composição em grade formada pela reproduçãode onze pequenos retratos do arquivo familiar da artista que, agrupados emdiferentes combinações, desdobram-se em 1500 imagens. As fotocópias sãoinseridas em almofadas preenchidas com algodão e emolduradas por uma costuramanual ao modo de patuás1.

Embora parta de elementos pessoais, como a memória do patuána casa de infância e os retratos de família, essa busca por identidade só serealiza no coletivo, na reunião de muitos indivíduos para tornar manifesta aforça de sua representação. A disposição dos retratos se contrapõe às antigastipologias fisionômicas que mapeavam características étnicas e psicossociais.Paulino inverte a função dessa estrutura classificatória e dirige sua indagaçãoà memória individual e coletiva. A expressiva representação de pessoas negrasfaz lembrar, por oposição, sua rara ocorrência – excetuando-se o registroetnográfico – em séculos de produção visual no Brasil.

Em 1998, faz uma especialização em gravura no London PrintStudio, em Londres, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento dePessoal de Nível Superior (Capes). A seguir, leciona disciplinas de desenho egravura, trabalha como assistente de restauração e participa de exposições noBrasil e no exterior.

Na instalação Bastidores (1997), a artista reproduzfotografias sobre tecido esticado em suportes para prática de bordado. No lugarde ornamentações, linhas pretas são usadas para amordaçar e vendar olhos egargantas de mulheres negras. O termo bastidor é ao mesmo tempo o suporte paraa obra e o cenário de violência contra a mulher. A expectativa da delicadeza dobordado é contrariada na denúncia da violência camuflada pelas paredesdomésticas.

É bolsista da Fundação Ford entre 2006 e 2008, quando produza série Ama de Leite (2005-2008), na qual formas dissociadas retiram asubjetividade de esculturas sem rostos e membros, expondo a visão escravocrataque considerava as amas de leite apenas uma função e não como indivíduos. Fitascoloridas são presas aos muitos pares de seios e, tal como um fluxo de leite,saem em direção a bonecos presos nas extremidades.

Obtém o título de Doutora em poéticas visuais pela ECA/USP,em 2011, com a pesquisa Imagens de Sombras, na qual investiga a construção daimagem da mulher negra no Brasil, entre as marcas deixadas pela escravidão edesigualdades de gênero. Essas questões são pensadas por meio da instalação,gravura e de outras linguagens. Em 2011, recebe o 1º Prêmio Nacional deExpressões Afro-Brasileiras.

 

No ano seguinte, participa de residência artística noTamarind Institute da University of New Mexico, Estados Unidos (EUA). Aatividade faz parte de um projeto financiado pelo Departamento de Estado dosEUA, que visava levar artistas brasileiros ao Tamarind para que tivessemexperiências com mestres impressores do instituto. A residência motiva, em2013, a exposição Brasileiros e Americanos na Litografia do Tamarind Institute,realizada no Museu Afro Brasil, na qual Rosana e os colegas expõem aslitografias produzidas no período de residência.

É bolsista no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, naItália, em 2014. Como curadora, em 2016, realiza, ao lado da designer DianeLima, a mostra Diálogos Ausentes, no Itaú Cultural, que discute a produção deartistas afro-brasileiros contemporâneos.

Em muitos de seus trabalhos, a fotografia é pensada emdiálogo com o desenho e a gravura. Na série Assentamento (2013), manipularetratos de “tipos brasileiros” produzidos pelo fotógrafo francês Auguste Stahl(1824-1877) para o livro Viagem ao Brasil, 1865-1866, de Louis Agassiz(1807-1873), naturalista suíço que investiga teorias de superioridade racial.Reproduções dessas fotografias em tamanho natural são recortadas e rearranjadaspor Paulino numa costura rústica que expõe uma sutura entre as partes mutiladasda imagem. Intervenções gráficas sinalizam o processo de cicatrização eenraizamento, metáfora do trauma das pessoas que foram desterritorializadaspela escravidão. Num processo semelhante, no livro de artista ¿História Natural?(2016), Paulino transforma poeticamente a significação da iconografiacientífica oitocentista.

Em muitos trabalhos de Paulino, paira um desejo de redençãosimbólica, ao expor as fraturas existentes nas tradicionais representações deindivíduos marcados pela escravidão. Para resgatar fragmentos de identidadesexpropriadas, recorre ao diálogo com a representação etnográfica que, se por umlado é fruto do olhar do colonizador, por outro, guarda rastros que permitemindagar pelo “outro” na história.


Fonte: Itaú Cultural

Cronologia
Acervos

Fundação Cultural Cassiano Ricardo - São José dos Campos SP
Museu de Arte Moderna do São Paulo - MAM/SP - São Paulo SP
Pinacoteca Municipal/Centro Cultural São Paulo - CCSP - São Paulo SP

Exposições Individuais

1994 - São Paulo SP - Individual, no CCSP
1995 - São Paulo SP - A New Face in Hell, na Adriana Penteado Arte Contemporânea
1997 - São Paulo SP - Rosana Paulino: álbum de desenho, na Adriana Penteado Arte Contemporânea
2000 - São Paulo SP - Rosana Paulino: desenhos, no CCSP
2003 - São Paulo SP - Observações Sobre o Espaço e o Tempo, na Unicsul

Exposições Coletivas

1992 - São Paulo SP - 4ª Semana de Arte da Poli, na USP. Escola Politécnica
1993 - Curitiba PR - 50º Salão de Arte Contemporânea de Curitiba
1993 - Santo André SP - 21º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal
1994 - São José dos Campos SP - 1ª Bienal Nacional de São José dos Campos - premiada
1994 - São Paulo SP - A Fotografia Contaminada, no CCSP
1994 - São Paulo SP - Visualidade Nascente 3, no MAC/USP - premiada
1994 - São Paulo SP - Programa Anual de Exposições de Artes Plásticas, no CCSP
1994 - Belo Horizonte MG - Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro, no Centro de Cultura de Belo Horizonte
1994 - Brasília DF - Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro, no Espaço Cultural 508 Sul
1994 - São Paulo SP - Os Herdeiros da Noite: fragmentos do imaginário negro, na Pinacoteca do Estado
1995 - Curitiba PR - 11ª Mostra Gravura Cidade de Curitiba, na Fundação Cultural de Curitiba. Solar do Barão
1995 - Santo André SP - 23º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal
1995 - São Paulo SP - Coletiva 34, na Adriana Penteado Arte Contemporânea
1995 - São Paulo SP - Gravura Paulista, na Adriana Penteado Arte Contemporânea
1995 - São Paulo SP - Novíssimos, a Produção dos 90, na Galeria Fotóptica
1995 - Rio de Janeiro RJ - Novíssimos, a Produção dos 90, na Funarte
1996 - Jacareí SP - Salão de Artes de Jacarei 96, na Fundação Cultural de Jacareí
1996 - São Paulo SP - Avesso do Avesso, no Paço das Artes
1997 - Cali (Colômbia) - Salão Iemanjá, na Universidade del Vale
1997 - São José do Rio Pardo SP - Imaginário Religioso, no Museu Rio Pardense
1997 - São Paulo SP - 10 Anos de Trabalho , na Adriana Penteado Arte Contemporânea
1997 - São Paulo SP - 25º Panorama de Arte Brasileira, no MAM/SP
1997 - São Paulo SP - A Rota da Arte Sobre a Rota dos Escravos, no Sesc Pompéia
1997 - São Paulo SP - Intervalos, no Paço das Artes
1998 - Brasília DF - Brasileiro que nem Eu, que nem Quem?, no Ministério das Relações Exteriores
1998 - Niterói RJ - 25º Panorama de Arte Brasileira, no MAC/Niterói
1998 - Recife PE - 25º Panorama de Arte Brasileira, no Mamam
1998 - Salvador BA - 25º Panorama de Arte Brasileira, no MAM/BA
1998 - São Paulo SP - Heranças Contemporâneas 2, no MAC/USP
1999 - São Paulo SP - Brasileiro que nem Eu, que nem Quem?, no MAB. Salão Cultural
1999 - São Paulo SP - Dezenove Cabeças, na Adriana Penteado Arte Contemporânea
1999 - São Paulo SP - Fotógrafos e Fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira, no Espaço Porto Seguro de Fotografia
2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. São ou Não São Gravuras?, no Itaú Cultural
2000 - Cidade do México (México) - 1ª Bienal Internacional de Fotografia do México, no Centro de La Imagen
2000 - Curitiba PR - 12ª Mostra da Gravura de Curitiba. Marcas do Corpo, Dobras da Alma, no Museu da Gravura
2000 - Guadalajara (México) - Fotografia Não Fotografia, no Museo de las Artes de la Universidad de Guadalajara
2000 - Guadalajara (México) - America Foto Latina: la fotografia en el arte contemporáneo, no Museo de Las Artes de La Universidad de Guadalajara
2000 - Lisboa (Portugal) - Século 20: arte do Brasil, na Fundação Calouste Gulbenkian. Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão
2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, na Fundação Bienal
2001 - São Paulo SP - Fotografia/Não Fotografia, no MAM/SP
2001 - São Paulo SP - 27º Panorama de Arte Brasileira, no MAM/SP
2001 - Washington D. C. (Estados Unidos) - Virgin Territory: women, gender, and history in contemporary brazilian art, no National Museum of Women in the Arts 2002 - Londrina PR - São ou Não São Gravuras?, no Museu de Arte de Londrina
2002 - Rio de Janeiro RJ - 27º Panorama de Arte Brasileira, no MAM/RJ
2002 - Salvador BA - 27º Panorama de Arte Brasileira, no MAM/BA
2003 - Porto Alegre RS - 4ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, no Cais do Porto
2003 - São Paulo SP - A Gravura Vai Bem, Obrigado: a gravura histórica e contemporânea brasileira, na Galeria Virgílio
2003 - São Paulo SP - Arte e Sociedade: uma relação polêmica, no Itaú Cultural 
2004 - São Paulo SP - Arte Contemporânea no Acervo Municipal, no CCSP
2004 - São Paulo SP - BR 2004, na Galeria Virgílio
2005 - São Paulo SP - BR 2005, na Galeria Virgílio

Fonte: Itaú Cultural

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista