
17:30
17:30
17:30
17:30
17:30
O Museu Antropológico Diretor Pestana, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Fidene, foi criado em 25 de maio de 1961, junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – FAFI com o objetivo de resgatar e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer.
Constituir-se em “síntese da evolução da região pela mão do nosso homem...” era segundo seus fundadores, o objetivo a ser perseguido. Buscando concretizar este objetivo o Museu preserva tanto documentos textuais / bibliográficos e iconográficos como museais permitindo assim, o resgate e preservação da memória de forma globalizada e, a disponibilização do acervo aos pesquisadores.
Instalado inicialmente, em prédio alugado possui hoje, sede própria, com área de 1.618 m² climatizada oferecendo as condições ideais para conservação do acervo constituído por mais de 29 mil peças museais. Este acervo é disponibilizado através das exposições permanente e temporárias e outras atividades educativo-culturais.
O Museu tem seu acervo constituído por documentos museais, textuais/bibliográficos e iconográficos ordenados nas Divisões de: Museologia; Documentação e Imagem e Som. Complementam ainda, a estrutura duas outras divisões, implantadas parcialmente, a de Educação e Divulgação e Laboratórios.
Fax: (55) 3332-9100
E-mail: madp@unijui.edu.br