Carregando... aguarde
Parque Lage - Guia das Artes
Parque Lage
aberto agora
Museus
Parque Lage
Horários de funcionamento
dom
09:00
17:00
seg
09:00
17:00
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
17:00
Local
R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Conteúdo

O Parque Lage está ligado à memória de nossa cidade. Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, suas terras se estendiam até as margens da lagoa, (atual Rodrigo de Freitas), conhecida na época pelos índios como de Sacopenapã – lagoa de raízes chatas, em Tupi-Guarani. O Engenho Del Rey pertencia a Antonio Salema, governador do Rio de Janeiro no século XVI.

Após 1660, passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello. Em meados do século XIX, um nobre inglês compra parte das terras, e contrata em 1840 o paisagista inglês John Tyndale para projetar um jardim de estilo romântico, nos moldes das quintas européias.

Em 1859, parte da fazenda passa a ser propriedade de Antonio Martins Lage.

Os anos se passam, a chácara vai parar em outras mãos, mas, em 1920, um neto de Antonio Martins Lage, o empresário Henrique Lage, a compra.

Amante das artes, Henrique Lage apaixona-se e casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, e reformula parte do projeto paisagístico.

Dois grandes portões se abrem à Rua Jardim Botânico, nº 414, para os caminhos cercados de palmeiras imperiais que levam à mansão, projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel. A fachada principal tem pórtico saliente, totalmente revestido de cantaria. O casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. As pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico.

O caráter eclético de sua arquitetura aliado ao estilo de vida de seus moradores refletiam o espírito de uma época, onde a vida social da cidade tinha lugar nos salões como o Palacete dos Lage. Deste período ainda encontram-se no Parque Lage algumas ruínas do antigo engenho de açúcar ali existente. Estes valores justificaram o tombamento da área verde, e das construções arquitetônicas ao seu redor pelo IPHAN, no ano de 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

O Parque Lage cativa os visitantes que por aqui passam. Seja pela efervescência cultural da EAV, seja pela possibilidade de passeios no clima bucólico de sua área verde, onde destacam-se o lago e as ilhas artificiais, as pontes com trabalhos em rocaille, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores.

Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques – o maior deles com capacidade para seis mil litros – abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros.

Hoje, com bastante diversão para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas – que levam ao Cristo Redentor -, chafariz, áreas para piquenique e descanso, estacionamento amplo, além de vigias locais, o Parque Lage é um convite aos que desejam um contato próximo com a natureza.

Contato
tel. +55 21 2334-4088
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1,5Km - Museu Casa dos Pilões - O acervo é a própria casa em sí mesma, ou seja sua arquitetura, seus elementos de construção e alguns elementos relacionados à antiga fábrica
Saiba mais
1,5Km - Museu do Meio Ambiente - fórum permanente de discussão sobre os desafios e estratégias para a sustentabilidade da vida e das atividades humanas
Saiba mais
1,6Km - PARQUE DA CATACUMBA - Mais conhecido por grupos de esportistas, abriga trilhas, vegetação exuberante e um museu a céu aberto. São 32 esculturas de artistas nacionais e estrangeiros como Franz Weissmann, Bruno Giorgi e Carybé.
Saiba mais
2,0Km - Anita Schwartz - Anita Schwartz participa ativamente do cenário artístico brasileiro há 25 anos.
Saiba mais
2,2Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
2,3Km - Galeria de Arte Ipanema - A história da arte moderna e contemporânea brasileira acontece há quatro décadas numa Galeria que merece se chamar Ipanema.
Saiba mais
2,5Km - Museu do Índio - "[...] respeito à diversidade étnica, à informação e à formação de uma nova mentalidade sobre a cultura indígena."
Saiba mais
2,5Km - Museu Villa-Lobos - MVL - Formação de uma consciência musical brasileira.
Saiba mais
2,7Km - Teatro Tereza Rachel - Atualmente é chamado de Theatro NET Rio.
Saiba mais
2,7Km - Artur Fidalgo - Artur Fidalgo, que completa quinze anos atuando como galerista em 2015, alia dois termos aparentemente contraditórios: continuidade e mudança. Esse biorritmo, feito de opostos, revela no tempo a cristalização de um caminho: o da renovação.É com este pen
Saiba mais
6,6Km - Vamp - O Musical - Com Claudia Ohana e Ney Latorraca, texto de Antonio Calmon e direção de Jorge Fernando, o espetáculo estreia em 17 de março, no Teatro Riachuelo Rio
Saiba mais
6,7Km - Gaudí: Barcelona, 1900 - Exposição reúne obras do artista.
Saiba mais
7,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
7,9Km - Meu mundo teu - Numa trama que põe em relação diferentes contextos, pessoas, momentos, intenções. Aqui se articulam amizades, trocas, narrativas e serviços que nos últimos anos atravessaram a vida – e a obra – do paraense Alexandre Sequeira, e que em comum possuem sobrem
Saiba mais
7,9Km - Rolé pelo Rio Hackeado - Propõe o empoderamento das cidades por pessoas inquietas, os chamados “hackers”.
Saiba mais
12,8Km - O Sopro da Natureza - Dupla de artistas franceses expõe no Centro Cultural Correios a partir do dia 8 de março
Saiba mais
210,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,7Km - Guignard e a Paisagem Mineira - o Antes e o Depois - A mostra reúne 20 telas de Alberto da Veiga Guignard (1896- 1962) e obras de mais de 60 artistas que também retrataram as paisagens de cidades mineiras, como Belo Horizonte, Sabará e Ouro Preto e algumas que o mestre denominava como Paisagens Imaginárias.
Saiba mais
345,8Km - Exposição Alfredo Volpi - A mostra conta com peças que vieram diretamente de Londres para a exposição belo-horizontina.
Saiba mais
349,1Km - A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte- Mostra reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras realizadas pelo artista entre 1913 e 1930.
Saiba mais