Quirino Campofiorito (Belém, Pará, 1902 - Niterói, Rio de Janeiro, 1993). Pintor, crítico de arte, professor, caricaturista, gravador. Filho do pintor e arquiteto italiano Pedro Campofiorito (1875-1945). Transfere-se com a família para o Rio de Janeiro em 1912. Trabalha como ilustrador nas revistas Tico-Tico, Revista Infantil e publica charges nos periódicos A Maçã, O Malho, D. Quixote, entre outros trabalhos que o aproximam das artes gráficas, frequentando as oficinas de impressão. Em 1920, inicia os estudos na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), com os professores Modesto Brocos (1852-1936), Rodolfo Chambelland (1879-1967), João Baptista da Costa (1865-1926) e Augusto Bracet (1881-1960). Escreve para a coluna de Arte do jornal A Reação em 1926. Recebe da Enba o Prêmio de Viagem à Europa em 1929. Frequenta aulas na Académie Julian, na Académie de la Grande Chaumière e participa do Salon de Paris em 1931. Em Roma, estuda na Academia de Belas Artes e frequenta os cursos do Círculo Artístico e da Academia Inglesa de Roma. Em 1933, volta a residir em Paris e participa do Salon d’Automne. Retorna ao Brasil em 1934 e trabalha na organização da Escola de Belas Artes de Araraquara, interior de São Paulo, instituição que dirige entre 1935 e 1937, criando também o Salão de Belas Artes da mesma cidade. Em 1935, funda o periódico mensal Belas Artes, o primeiro no Brasil dedicado exclusivamente à arte, e extinto em 1940 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Filia-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1938. Integra o Núcleo Bernardelli e torna-se seu presidente em 1942. O grupo, formado por artistas como José Pancetti (1902-1958) e Milton Dacosta (1915-1988), se reunia à noite nos porões da Enba para discutir pintura, em busca de profissionalização e aprimoramento técnico. Participa ainda do grupo de artistas criadores da Divisão Moderna do Salão Nacional de Belas Artes. É nomeado professor interino da Enba em 1938, ocupando a cadeira de desenho artístico até 1949, quando presta concurso para a cadeira de artes decorativas. Desde então, trabalha na atualização dos métodos de ensino da Escola de Belas Artes. Tal reformulação é acentuada com a entrada de Oswaldo Goeldi (1895-1961) e Mário Barata (1921) para o corpo docente em 1954. Viaja à Europa em 1957 a serviço da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para observar programas de ensino, visando à reforma do regulamento da Enba. Torna-se vice-diretor da Enba em 1961 e recebe o título de Professor Emérito da UFRJ em 1981. Publica críticas de arte em jornais do grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand (1892-1968), entre eles O Jornal, O Cruzeiro, Diário da Noite e Jornal do Comércio, atividade que exerce por cerca de 40 anos. Em 1983 publica História da Pintura Brasileira no Século XIX, obra referencial para o estudo da arte oitocentista, pela qual recebe o Prêmio Jabuti.
Realizou as seguintes exposições individuais: 1935 – Associação dos Artistas Brasileiros, Rio de Janeiro, RJ. 1936 – Araraquara, SP. 1973 – Retrospectiva, Fundação Cultural do Distrito Federal, Brasília, DF. 1973 – Sumário Restrospectivo 1920-1973, Museu de Imagem e do Som, Rio de Janeiro, RJ. 1977 – Retrospectiva: 50 Anos de Pintura, Bolsa de Arte, Rio de Janeiro, RJ. 1978 – Desenhos dos Anos 30, Galeria Estampa, Rio de Janeiro, RJ. 1979 – Galeria AM Niemeyer, Rio de Janeiro, RJ. 1982 – Quirino Campofiorito - 80 anos, EAV/ Parque Lage, Rio de Janeiro, RJ. 1984 – Acervo Galeria de Arte, Rio de Janeiro, RJ. 1992 – Retrospectiva, Museu Antonio Parreiras, Niterói, RJ. 1992 – Retrospectiva, comemorativa dos 90 Anos do Artista, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. 1993 – Retrospectiva, 80 Anos de Paixão Gráfica: Quirino Campofiorito, Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ.
Participou, entre outras, das seguintes exposições coletivas: 1935 – Salão do Outono, Rio de Janeiro, RJ. 1938 – Exposição Internacional da Califórnia, EUA. 1958 – O Trabalho na Arte, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ. Os acervos do Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ; o Museu de Belas Artes, Belém, PA; e o Museo de La Plata, La Plata, Argentina, possuem obras do artista.