Carregando... aguarde
Instituto Ricardo Brennand - Guia das Artes
Instituto Ricardo Brennand
abrirá em 2 horas e 12 minutos
Institutos
Instituto Ricardo Brennand
Horários de funcionamento
dom
13:00
17:00
seg
ter
13:00
17:00
qua
13:00
17:00
qui
13:00
17:00
sex
13:00
17:00
sab
13:00
17:00
Local
Alameda Antônio Brennand, s/n - São João - Várzea
Conteúdo

Um espaço cultural que reúne um castelo, uma pinacoteca, biblioteca, galeria de arte, jardim de esculturas e, ainda por cima, é cercado por uma reserva de mata atlântica preservada! Com uma das mais modernas instalações do Brasil, este é o Instituto Ricardo Brennand.

Localizado no Recife, nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, e considerado um dos melhores museus do país, segundo o site TripAdvisor (2018), o local foi inaugurado em 2002 por Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Facinho de chegar, é só chamar seu 99!

O complexo fica aberto de terça a domingo, das 13h às 17h. Os ingressos custam até R$ 33 e você pode comprá-los pelo site do instituto.

Acervo do Instituto Ricardo Brennand
O acervo permanente do Instituto Ricardo Brennand possui objetos histórico-artísticos com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês.

Um dos destaques desse acervo é a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, o primeiro pintor da paisagem brasileira e o primeiro paisagista das Américas.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças!

Grande parte vem da coleção particular de Brennand, que descobriu sua vocação de colecionador após ganhar um canivete do seu pai, quando era criança.

Outros destaques ficam para o conjunto de Armaduras Maximiliana de Campo para cavalo e cavaleiro, datada por volta de 1515; a espada pistola alemã de 1590; as espadas que pertenceram ao Rei Faruk do Egito; o conjunto de Fuzis pertencentes a Dom Pedro I e Dom Pedro II; e as pinturas de Blaise-Alexandre Desgoffe e William Adolph Buguereau.

A biblioteca do Instituto também merece atenção especial. Ela possui mais de 60 mil volumes – muitos deles raros -, datados do século 16 em diante.

Complexo arquitetônico


Além do acervo histórico, que por si só já valeria o título de Melhor Museu do Brasil (TripAdvisor-2017), o Instituto Ricardo Brennand também é famoso por seu complexo arquitetônico.

Seus três prédios abertos a visitação pública – Museu Castelo São João, Pinacoteca e Galeria de Exposições Temporárias e Eventos – são de cair o queixo! Confira:

Museu Castelo São João


Conhecido por uma das mais importantes coleções particulares do mundo, o Museu de Armas Castelo São João foi criado por Ricardo Brennand para abrigar sua coleção de armas brancas, armaduras e obras de arte das mais diferentes procedências e época.

Passear por seus corredores e salas é mergulhar na alma do colecionador, além de ser um verdadeiro convite a viajar no tempo e conhecer diversas referências medievais.

Além das mais de 3 mil facas, espadas, adagas, canivetes, estiletes e armaduras, lindos vitrais e mobiliários góticos se misturam com esculturas clássicas, candelabros, tapetes e pinturas, integrando o complexo cultural do instituto.

Pinacoteca

O Instituto Ricardo Brennand tem uma das mais modernas pinacotecas do Brasil, com equipamentos de alta tecnologia para preservação, com controle de umidade, temperatura, luminosidade e segurança.

Inaugurada em setembro de 2002 com a exposição “Albert Eckhout Volta ao Brasil (1644 – 2002)”, atualmente a Pinacoteca apresenta as exposições do acervo, de longa duração: “Frans Post e o Brasil Holandês”, “O Oitocentos Brasileiro”, “Coleção Janete Costa e Acácio Gil Borsoi” e “O Julgamento de Nicolas Fouquet”.

Além do salão expositivo, o espaço conta com foyer, auditório com capacidade para 100 pessoas, reserva técnica, loja, cafeteria e uma biblioteca.

Galeria de Exposições

A Galeria foi inaugurada em 2011 para integrar o conjunto arquitetônico do Instituto Ricardo Brennand.

Além de receber exposições temporárias e eventos particulares, ela guarda no seu interior, esculturas em mármore representando as quatro estações e uma réplica de “O Pensador”, obra de Auguste Rodin, fundida em bronze patinado.

Além desses três espaços, que estão abertos a visitação pública, existe também a Capela Nossa Senhora das Graças, conjunto arquitetônico do Instituto Ricardo Brennand.

Localizada onde era a antiga Usina São João da Várzea, a igreja possui estilo gótico e seu projeto arquitetônico é assinado por Augusto Reinaldo Alves Filho.

 

Contato
Telefone: +55 (81) 2121-0352
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Pernambuco"
2,0Km - Oficina Cerâmica Francisco Brennand - É um museu localizado em Recife, Pernambuco.
Saiba mais
5,8Km - Museu do Homem do Nordeste - Reúne acervos que revelam a pluralidade das culturas negras, indígenas e brancas desde nossas origens até os diferentes desdobramentos e misturas que formam o que hoje é chamado genericamente de cultura brasileira.
Saiba mais
6,7Km - Museu Murillo La Greca - Comportando um acervo de 1.400 desenhos, com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea, o museu ainda possui discos, livros e mobiliários expostos em caráter de longa duração em quatro das oito salas de exposição.
Saiba mais
7,2Km - Museu do Estado de Pernambuco - Foi criado em 1929, através do Ato 240, Lei pioneira no Nordeste e no Brasil, que autorizava o Governo a criar uma Inspetoria Estadual de Monumentos Nacionais e um Museu Histórico e de Arte Antiga, a ela subordinado.
Saiba mais
7,3Km - Espaço Cultural Ariano Suassuna - É um espaço que busca exaltar a cultura nordestina.
Saiba mais
7,6Km - Museu Coripós - O Museu Coripós surgiu da necessidade de viabilizar um local para a salvaguarda da memória do município de Santa Maria da Boa Vista -PE, e histórico do seu patrimônio.
Saiba mais
8,9Km - Centro Cultural Brasil Alemanha - É um espaço cultural localizado em Recife, Pernambuco.
Saiba mais
9,1Km - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Conta com um acervo de cerca de 1.100 trabalhos, de diversas técnicas, que abrangem um período histórico compreendido entre 1920 e 2008.
Saiba mais
9,5Km - Museu da Imagem e do Som de Pernambuco - É um museu localizado em Recife, Pernambuco.
Saiba mais
10,1Km - Teatro Apolo - Teatro Apolo é o teatro mais antigo da cidade do Recife.
Saiba mais
1.879,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.899,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais