Carregando... aguarde
Oscar Pereira da Silva biografia - Guia das Artes
Oscar Pereira da Silva
Informações
Nome:
Oscar Pereira da Silva
Nasceu:
São Fidélis - RJ - brasil (27/08/1887)
Faleceu:
São Paulo - SP - Brasil (17/01/1939)
Sobre o artista

Oscar Pereira da Silva (1867 - 1939) foi um pintor, decorador, desenhista e professor fluminense.

Biografia

Nascido no dia 27 de agosto de 1887 em São Fidélis, no estado do Rio de Janeiro, Oscar iniciou sua educação artística na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), na cidade do Rio de Janeiro. Foi aluno de artistas renomados como Zeferino da Costa, Chaves Pinheiro, Victor Meirelles e José Maria de Medeiros, entre 1882 e 1887.



Como assistente de Zeferino da Costa, colaborou na execução dos painéis decorativos da nave principal da Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, em 1887. O então imperador dom Pedro II concedeu o último prêmio viagem ao exterior de sua vida para Oscar Pereira da Silva, que foi para Paris, onde permaneceu entre 1989 e 1896, produzindo inúmeras telas e estudos. Estudou com os artistas Léon Bonnat e Jean-Léon Gérome.



Ao voltar ao Brasil em 1996 fez uma parada na capital carioca, onde expôs 33 de suas obras feitas na Europa. No mesmo ano, seguiu para a cidade de São Paulo, onde, no ano seguinte, fundou o Núcleo Artístico, origem da Escola de Belas Artes, na qual foi professor. Além disso, também lecionou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Laosp), e no Ginásio do Estado, além de dar aulas particulares em seu ateliê.



Entre 1903 e 1911, trabalhou na decoração do Theatro Municipal de São Paulo, produzindo três murais: A Dança, A Música, e O Teatro na Grécia Antiga. Entre 1907 e 1917, produziu pinturas para a igreja de Santa Cecília. Pensionista do Governo do Estado de São Paulo, Oscar viajou para Paris em 1925. Em 1933, o artista recebeu a grande medalha de ouro do Salão Paulista de Belas Artes.



Oscar deixou um grande marco na arte brasileira, com muitas de suas obras sendo destacadas nos principais museus brasileiros. Notavelmente a tela Desembarque de Cabral em Porto Seguro é usada em livros escolares por todo Brasil até hoje. Oscar Pereira da Silva faleceu em 17 de Janeiro de 1939, na cidade de São Paulo. Em 1988 foi incluído na amostra 150 Anos de Pintura de Marinha na História da Arte Brasileira, no Museu Nacional de Belas Artes.



Texto por Paulo Lorenzo Villela

Cronologia


Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
23 de Setembro às 20:00

OSCAR PEREIRA DA SILVA
Artista premiado com o maior prêmio da ENBA: "Viagem ao estrangeiro".
"Lavadeiras".
Óleo sobre tela.
Medidas: 130 x 71 cm. Na Moldura:153 x 94cm.
Reproduzido no Catálogo de Agosto de 2008, de nossos correlatos em Casa leiloeira, privada e comercial, Bolsa de Arte do Rio de Janeiro.

No período do Império estudou entre 1882 e 1887, estudou na Academia Imperial das Belas Artes, no Rio de Janeiro e auxiliou seu professor, Zeferino da Costa, na decoração da Igreja da Candelária.
Com 15 anos, em 1880, recebeu a pequena medalha de ouro em desenho da Academia Imperial de Belas Artes,
Aos 16 anos, recebeu medalha de ouro em pintura histórica e modelo vivo.
Em 1882, recebeu novamente medalha de ouro em pintura histórica.
Em 1887 ganha o Prêmio de Viajem da academia, seguindo, somente em 1890 para a França.
Em 1896, transfere-se para São Paulo.
No inicio da Republica, São Paulo, continha elites ligadas a cafeicultura, que assumiam papel de destaque no canário político nacional em contrapartida a antiga monarquia o Rio de Janeiro.
Os intelectuais empenhavam-se na construção da imagem da história da cidade. Os pintores, produziram iconografias de pinturas históricas, construindo uma narrativa que colocasse em destaque o estado como liderança na República.
Oscar Pereira da Silva, nesse gênero artístico estabeleceu-se como pintor de história, mais importante do sistema acadêmico.
Afonso Taunay, foi diretor do Museu Paulista, quando encomendou, de Oscar Pereira da Silva, para a comemoração do Centenário da Independência em 1922, duas grandes obras marcantes da história brasileira:
“Desembarque de Dom Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500” e
“A Corte de Lisboa”
Em 1897, ganha medalha de ouro com Escrava Romana, hoje na Pinacoteca de SP
Em 1908, recebeu o grande prêmio da importantíssima exposição comemorativa da abertura dos portos do Brasil.
Em 1937, recebeu o prêmio máximo, o Grande Premio de Honra da na Exposição Nacional de Belas Artes.
Em 1897 participou da fundação da Escola de Belas Artes em São Paulo, onde viria a lecionar. Também foi professor do Liceu de Artes e Ofícios,
Em 1933, recebeu grande medalha de ouro no Salão Paulista de Belas Artes.

OBRAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO:
Teatro Municipal de São Paulo,
Igreja de Santa Ifigênia,
Igreja da Consolação,
Igreja do Rosário,
Igreja Nossa Senhora da Conceição,
Igreja Santa Cecília.

iArremate leilões
23 de Setembro às 20:00

OSCAR PEREIRA DA SILVA (São Fidélis-RJ, 1867 - São Paulo-SP, 1939) VEJA O VÍDEO
Óleo sobre tela, colada em madeira.
D'aprés Jean-Baptiste Greuze (1725-1805). "Menina com as mãos unidas". Acervo do Museu Galeria Nacional Escocesa.
Medidas: 45,8 x 37,8 cm. Emoldurado: 55 x 47 cm.
Ex-coleção Domenico Maiello, segundo cachet no verso.

Oscar Pereira da Silva - A Alma da Pintura Brasileira
Renomado pintor brasileiro, destacou-se no cenário artístico do Império e da República. Com uma formação sólida na Academia Imperial de Belas Artes, ele se tornou um mestre em pintura histórica, recebendo reconhecimentos e prêmios ao longo de sua carreira. Sua contribuição para a construção da iconografia histórica de São Paulo e do Brasil é evidente em obras marcantes, como "Desembarque de Dom Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500" e "A Corte de Lisboa". Além de suas conquistas artísticas, Oscar Pereira da Silva foi um educador influente, fundando a Escola de Belas Artes de São Paulo e deixando um legado duradouro na cena artística brasileira.

Obras deste artista