Carregando... aguarde
Oscar Araripe biografia - Guia das Artes
Oscar Araripe
Informações
Nome:
Oscar Araripe
Nasceu:
Rio de Janeiro - RJ - Brasil (19/06/1941)
Sobre o artista


Biografia

Pintor, desenhista, escritor, ensaísta, crítico e teórico deArte e Cultura, arte-educador, periodista e animador cultural. Doutor HonorisCausa da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Formado em 1968 pela Faculdade Nacional de Direito do Rio deJaneiro, foi eleito para o Diretório do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira(CACO), e militou na Ação Popular (AP). Punido três vezes nos quatro primeirosanos da Ditadura, foi anistiado pelo Governo Brasileiro, em 2012.

Foi bolsista na Universidade de Harvard, USA, em 1966 e 1968e na Universidade Pro-Deo, de Roma, Itália em 1969.

Jornalista cultural no Correio da Manhã, Jornal do Brasil eÚltima Hora, escreveu o ensaio China, o Pragmatismo Possível, 1974, alcançandogrande sucesso de público e crítica - e editou, com Augusto Rodrigues, o jornalArte e Educação.

É membro fundador da INSEA, Sociedade Internacional deEducação Através da Arte.

Autor da trilogia literária Maria, Marta e Eu, sua obra foianalisada por Antônio Houaiss, Eduardo Portela e José Paulo Moreira da Fonseca.

Na Pintura introduziu a vela náutica (dracon poliester) comosuporte (1984), o film laser (como substituto do papel vegetal, onde tambéminovou) e desenvolveu técnicas próprias, como as transparências obtidas pelaspinturas por trás dos suportes, o uso dos markers e da aquarela acrílica. Taisinovações permitiram-lhe, inclusive, expor permanentemente ao ar-livre grandestelas, com estruturas de ferro como moldura. Sua obra Extinção Nunca Mais,exposta durante a Conferência das Nações Unidas, Eco-92, no Jardim Botânico doRio de Janeiro, atingiu público estimado de 2 milhões.

Pintor paisagista, marinista, realista e subjetivo, possuivasta obra, em fase de catalogação pela Fundação que leva seu nome. Sua obra depintura e desenho, inovadora, alegre e vivaz, mereceu a atenção crítica deFrederico de Moraes, Jacob Klintowitz, Pierre Santos, Sérgio Paulo Rouanet,Jean Boghici, Luiz Galdino, Mário Margutti, Milton Ribeiro, Fernando Lemos,Alberto Beuttenmuller, Tertuliano dos Passos, Marylka Mendes, Wilson Lima, JoséRoberto Teixeira Leite, Ricardo Viveiros, Carlos Perktold e Oscar D'Ambrosio,entre outros. A destacar-se ainda sua obra Os Pilares, de 1200 imagens, e seusbicos-de-pena sobre Tiradentes e São João Del Rei, Ouro Preto, Bahia e Ceará,assim como seus eróticos, de grande pureza, e seus cobiçados jarros de flores,de grande alegria e frescor. Retratou três heróis brasileiros: Tiradentes,Bárbara de Alencar e Tristão Araripe, os dois últimos seus parentes.

É citado na Bibliografia do Grande Dicionário Aurélio everbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho. Figurana Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais.

Realizou quase uma centena de exposições, majoritariamenteindividuais, no Rio, em Minas, na Bahia, em Brasília, no Ceará e em São Paulo.Expôs nos Estados Unidos, França, Espanha, Eslovênia, Grécia, Cuba, ReinoUnido, China e México. Possui galeria pessoal em Tiradentes, MG, desde 92, e éinstituidor, com outros, da Fundação Oscar Araripe / www.oafundacao.org.br

Presentemente escreve Minha Vida de Pintor, quedisponibiliza em seu site www.oscarararipe.com.br, onde apresenta suas idéiassobre a pintura, a literatura e a vida em geral.

Em 2010 expõe na Bienal de Chapingo, no México e seu muralFlores para o Rei-Poeta Nezahualcoyotl é entronizado em caráter definitivo noCentro de Formação Artístico e cultural da Universidade Federal Chapingo, noMéxico, ao lado da bela capela pintada por Diego Rivera.

 

Em 2011 expõe Flores na Galeria Manuel Bandeira da AcademiaBrasileira de Letras, no Rio, apresentado por Sergio Rouanet e Alexei Bueno -,e publica o artbook Oscar Araripe: capa dura, 030x030cm, bilingue, 348 páginas,com cerca de quatrocentas imagens, textos do autor e fragmentos críticos derenomados críticos e intelectuais brasileiros e estrangeiros. Ainda em 2011 éentrevistado por George Vidor e Guto Abranches na Globo News sobre o tema APintura na Economia Globalizada, com audiência aferida de cerca de 60 milhõesde pessoas. Realiza ainda, com Sergio Rouanet, palestra na Academia Brasileirade Letras sobre o Centenário de Araripe Jr.

Ainda em 2012 é convidado pelo Ministério da Cultura daChina e pelo Comitê Olímpico Internacional para expor na Creatives Cities /Olympic Fine Arts2012London, no Barbican Center / Museu de Londres, Inglaterra,onde lança seu artbook internacionalmente, e ganha medalha de ouro com sua telaAs Flores abraçam o Mundo. A obra premiada passa a figurar no Forever Memorialdas Olimpíadas, em Londres.

A 11 de abril de 2013 inaugura a exposição Flore na GalerieTeodora, em Paris, França.

Em 2014 passa a expor permanentemente na Galerie des Glaces,em Nantes, França; é agraciado com o conjunto de medalhas Pedro Ernesto, maiorhonraria do Município do Rio e ganha o Prêmio de Aquisição na 1ª Bienal dasArtes, de Brasília, DF, com a obra Flores com Borboletas.

Ainda em 2014 é homenageado, em Paris, com a centenáriaMedalha de Ouro Arts, Science et Lettres, uma das maiores condecorações daFrança e a Medalha Cidade de Buenos Aires, ofertada pela administração local.

Em 2016, ganha o Prêmio de Aquisição na exposição Aomei FineArts Exhibition, no Museu Histórico Nacional, exposição oficial das OlimpíadasRio-2016.

Cidadão Honorário de Tiradentes, MG, onde mora e tem estúdiodesde 1990, é fundador do Instituto da Liberdade Alferes Joaquim José da SilvaXavier, o Tiradentes e da Academia de Letras Jurídicas de São João Del Rei eTiradentes.

Seu díptico Tiradentes, o Animoso Alferes (3 metros dealtura por 3 metros de largura), pintado para o Bicentenário da Morte do Herói,em 1992, foi exposto no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, no MuseuMineiro, em Belo Horizonte, no Museu da República, no Rio, no Forum deTiradentes, MG, na Praça Tiradentes, em São João Del Rei, MG, na UniversidadeFederal de São João Del Rei, MG, na Câmara de Mariana, MG e na Fundação OscarAraripe, em Tiradentes, sendo uma das imagens mais conhecidas do mártir.

 

Recentemente foi agraciado com a Medalha Tiradentes, maiorhonraria do Legislativo fluminense e recebeu o título de Cidadão Honorário deMinas Gerais. Seu mural Tiradentes, o Animoso Alferes foi entronizado emcaráter definitivo na Faculdade Nacional de Direito, por ocasião do centenáriodo Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO), em comemoração ao Dia Nacionalda Liberdade, a 12 de novembro, data do batismo e nascimento do herói. Nestaoportunidade foi agraciado com o Diploma e a Medalha da Comenda da ResistênciaCidadã.

Em 2017 Seu painel Tiradentes, o Animoso Alferes, versãoOuro Preto, é entronizado no hall principal da nova sede do Tribunal de Justiçade Minas Gerais. Na ocasião a Memória do Judiciário publica o catálogo OscarAraripe e a Confraria Filmes produz o documentário Os Tiradentes de OscarAraripe.

 

Ainda em 2017 recebe a Medalha da Comenda Lyda Monteiro daSilva, da CAA Vanguarda /OAB-MG e participa da exposição #ArteLiberdade naFachada Digital da UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Oscar Araripe é Diretor Cultural da Associação dos AntigosAlunos da Faculdade Nacional de Direito - Alumni /FND e Conselheiro Emérito doConselho de Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ.

Em 2018 é homenageado pela Bienal das Artes de Brasília como"Convidado de Honra" e expõe O Brasil Nunca Mais o Brasil.

Em julho ganha o título de Cidadão Honorário de Ouro Preto,cidade histórica Patrimônio da Humanidade.

Em abril de 2019, a convite, expõe Flores para Harvard noHarvard Science Center, no Massachusetts Institute of Technology, no Art Studioda Leverett House e no Harvard Club de Boston. Realiza palestra no TheatreAuditorium da Leverett House e realiza workshop com os alunos de arte deHarvard sobre como pintar na vela náutica e no film laser. O mais tradicional eimportante jornal de Harvard, o Harvard Crimson, publicou com destaqueentrevista com Oscar Araripe: https://www.thecrimson.com/article/2019/4/12/leverett-art-exhibit/

Em 2021, indicado pelo Conselho de Minerva da UFRJ e pelaAlumni-FND, é homenageado com ao título de Doutor Honoris Causa da UniversidadeFederal do Rio de Janeiro – UFRJ.

 

Dezembro de 2021

http://www.oscarararipe.com.br/pags/index.php/76

Cronologia

Exposições Individuais


1988 - Rio de Janeiro RJ - Paisagens, na Galeria Olívia Kann.


1989 - Rio de Janeiro RJ - Paisagens, no Espaço Cultural Nas Rocas.


1990 - Rio de Janeiro RJ - O Pilar do Areião, no Rio Design Center, durante a 1ª Exposição do Livro de Arte.


1990 - São Paulo SP - Paisagens das Itatiaias, na Galeria Blue Life.


1990 - São Paulo SP - Paisagens, na Galeria Paulistano.


1990 - Penápolis SP - O Pilar do Areião / Pintura e Desenho, na Galeria Itaú.


1990 - Brasília DF - Paisagens / Pintura e Desenho, na Galeria Itaú.


1991 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está o Erótico, no Espaço Cultural Resumo da Ópera.


1991 - Brasília DF - O Pilar do Uaupés, no mezanino da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro.


1991 - Rio de Janeiro RJ - O Pilar do Uaupés, exposição permanente ao ar-livre, no Arpoador / Evento da RioArte.


1991 - Rio de Janeiro RJ - O Tarot de Oscar Araripe, na Galeria Bookmakers.


1991 - Rio de Janeiro RJ - Paisagens e Biombos, na Idea Galeria de Arte.


1991 - Ouro Preto MG - Paisagens de Ouro Preto, na Galeria da Casa de Cultura Cláudio Manoel da Costa.


1992 - Ouro Preto MG - Tiradentes, o Animoso Alferes, no Museu da Inconfidência.


1992 - Ouro Preto MG - Pipas da Liberdade, exposição permanente ao ar-livre na Praça Tiradentes / Abertura do Festival de Inverno de Ouro Preto.


1992 - Belo Horizonte - Pipas da Liberdade, no Parque das Mangabeiras.


1992 - Belo Horizonte MG - Tiradentes, o Animoso Alferes, no Museu Mineiro.


1992 - Rio de Janeiro RJ - Tiradentes, o Animoso Alferes, no Museu da República.


1992 - Brasília DF - Natividade, exposição permanente ao ar-livre, na Igrejinha de Brasília.


1992 - Rio de Janeiro RJ - Pipas, no Centro Cultural Banco do Brasil.


1992 - Rio de Janeiro RJ - Extinção Nunca Mais, exposição permanente ao ar-livre, no Jardim Botânico, durante a Conferência Mundial das Nações Unidas - RioEco-92.


1993 - Rio de Janeiro RJ - Ouro Preto Todo Meu, na Galeria Villa Riso.


1993 - Rio de Janeiro RJ - O Pilar do Docodema, na Galeria Beira do Cais.


1993 - Ouro Preto MG - Ouro Preto Todo Meu, na Galeria de Arte da Faculdade de Ouro Preto.


1993 - Belo Horizonte MG - Ouro Preto Todo Meu, na Galeria da Telemig.


1993 - Ouro Preto MG - Ouro Preto de Novo, na Galeria Spix & Martius.


1994 - São João del Rei MG - Pipas de São João, exposição permanente ao ar livre em quatro diferentes locais da cidade, integrante do evento 7º Inverno Cultural.


1995 - São João del Rei MG - Imagens de El´Rey, no Museu Regional de São João del Rei.


1995 - Tiradentes MG - Tiradentes, a Animosa Cidade, no antigo Fórum


1995 - Tiradentes MG - O Dia e a Noite, exposição permanente ao ar-livre,no Largo das Forras/ Semana da Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais.


1999 - São João del Rei MG - Paisagens Mineiras, no Espaço Cultural Del Rey.


1999 - Ilha Comprida SP - Ilha Comprida, no Centro Cultural da Ilha Comprida.


1999 - Visconde de Mauá RJ - Mauá com Arte, no atelier do artista, em Mirantão.


1999 - Tiradentes MG - 250 Anos do Chafariz de São José, no Sobrado Ramalho.


1999 - Tiradentes MG - Janelas com Arte, na Rua Direita.


2000 - Porto Seguro BA - Casinhas e Marinhas, no Museu de Porto Seguro.


2000 - San Simeon USA - Saint Simeon and so on, no Castoro Arts Center.


2001 - Nova York USA - Horse, na Cork Gallery.


2001 - New Jersey USA - America’s Entities, na Paul Robeson School.


2003 - Firenze (Itália) - Natividade, na Bienal de Firenze.


2003 - Trancoso BA - Marinhas, na Galeria Canto Verde.


2004 - Juiz de Fora MG - Flores... flores para los vivos, na Galeria Jade / Rosa Girardi.


2004 - Crato CE - Ceará, na Universidade do Cariri - Urca.


2004 - Fortaleza CE - Ceará, no Centro Cultural Oboé.


2004 - Crato CE - Retrato e Fazenda de Bárbara de Alencar, na Expocrato 2004.


2004 - Huntingdom Valley, PA. USA - Ceará - na Toro Gallery.


2005 - Miami, FL (USA) - Uma Primavera na América / An American Springtime, na Solange Rabello Art Gallery.


2005 - Santiago de Cuba, Cuba - Repetroglifos Caribeños - no Parque Céspedes, durante o XXV Festival do Caribe.


2005 - Santiago de Cuba, Cuba - Casitas Cubanas, na Galeria Oriente.


2006 - Tiradentes, MG - Tiradentes Revisitada, no Solar dos Ramalhos.


2007 - Ouro Preto, MG - na Galeria do Grêmio Literário Tristão de Ataíde/ GLTA.


2007 - Mariana, MG - Tiradentes, o Animoso Alferes - na Câmara de Mariana.


2007 - Campinas, SP - O Dragão Azul - Semana da China / Universidade de Campinas.


2008 - Galeria Traços Culturais - Só Flores - Cataguases, MG.


2008 - Centro Cultural de Texcoco - Só Flores - México.


2008 - Universidade de Chapingo - Mural Homenagem ao Rei Poeta Nezahualcoyotl - Texcoco, México


2009 - Galeria da Fundação Oscar Araripe - Flores Recentes - Tiradentes, MG.


2010 - Galeria da Fundação Oscar Araripe - Flores Novíssimas - Tiradentes, MG.


2010 - Galeria Manuel Bandeira / Academia Brasileira de Letras - Flores - Rio, RJ.


2011 - Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa - Flores Viçosas  - Viçosa, MG


2013 - Teodora Galerie d'Art Contemporain - Flore - Paris, França.


2013 - Museu Antônio Perdigão - Tiradentes, o Animoso Alferes - Conselheiro Lafaiete, MG


2014 - Galerie des Glaces - Fleurs - Nantes, França / março de 2014.


2015 - Faculdade Nacional de Direito da UFRJ - Escadaria - Entronização do painel Tiradentes, o Animoso Alferes, versão-Rio, RJ


2017 - Tribunal de Justiça de Minas Gerais / Hall principal - Entronização do painel Tiradentes, o Animoso Alferes, versão-Ouro Preto - BH, MG.


2017 - Espaço de Conhecimento da UFMG - Praça da Liberdade - O Brasil Nunca Mais o Brasil - BH, MG.


2018 - Galerie des Glaces - Fleurs - Nantes, França / dezembro de 2018.


2019 - Harvard Science Center - Flowers for Harvard - Cambridge, Harvard University, USA.


2019 - Massachusetts Institute of Technology ( MIT ) - The Poet's Government or The 22 faces of Happiness - Cambridge, USA.


2019 - Art Studio da Leverett House - Flowers for Harvard - Cambridge, Harvard University, USA.


2019 - Harvard Club - Flowers for Harvard - Boston, USA.


2019 - Conversatório da Leverett House - The Poet's Government or The 22 faces of Happiness - Cambridge, Harvard University, USA.


2019 - Oscar Araripe Collection - Ponteio Lar Shopping, BH - Galeria pessoal do artista com exposição por 4 meses.


Exposições Coletivas


1973 - Rio de Janeiro RJ - Poemação, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.


1990 - Resende RJ - Paisagens e Bichos das Itatiaias, no Museu de Arte Moderna.


1991 - Visconde de Mauá RJ - Paisagens das Itatiaias, na Galeria da Associação Cultural de Mauá.


1993 - Ouro Preto MG - Seis Visões de Ouro Preto / com Inimá, Carlos Bracher, Ivan Marquetti, Carlos Scliar e Fani Bracher.


2000 - Kranj (Eslovênia) - A Dança do Tamanduá Bandeira, no World Art on Paper Festival 2003 - Toulouse ( France ) - Solidarity, no Centre Souppetard.


2003 - Madrid (Espanha) - Solidarity, na Feria del Artista Independiente 2003.


2003 - Barcelona (Espanha) - Art and Life, na Casa Amatller, Institut D`Art Hispànic.


2003 - Barcelona (Espanha) - Solidarity, no Espai Wonee.


2003 - Valencia (Espanha) - Solidarity, na Sala Anagma.


2004 - Toulouse (France) - Art and Life, Maison des Allés.


2004 - Mataró (Espanha) - Art and Life, Hospital de Mataró.


2004 - Madrid (Espanha) - Fnac Plaza Norte y Callao y Fnac de Marbella.


2004 - Barcelona (Espanha)- Art and Life, LuGar y Simo (Madrid).


2004 - Fortaleza CE - Dois Araripes, na Associação de Imprensa Cearense.


2005 - Granada, Espanha - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar.


2007 - Ioannina, Syros e Corfu - Grécia. Rede Mundial de Artistas pelo Encantamento do Mundo.


2008 - Paris, França - Fundação Charles-Leopold Mayer.


2008 - Bienal de Chapingo - Flores para o Rei Poeta Nezahualcoyotl , México.


2008 - Galeria da Fundação Oscar Araripe - Rede Mundial de Artistas pelo Embelezamento do Mundo - Tiradentes, MG.


2009 - Centro Cultural Visconde de Mauá - O Papel da Vila - Visconde de Mauá, RJ.


2009 - Museu de Arte Moderna - O Papel da Vila - Resende, RJ.


2012-  Barbican Center, Londres, Reino Unido - Olympic Fine Arts London2012 - Medalha de Ouro com a tela As Flores abraçam o Mundo. Prêmio de Aquisição.


2016 - Olympic Fine Arts - Rio 2016 - Prêmio de Aquisição.


2016 - Bienal das Artes de Brasilia / Sesc DF - Flores com Borboletas /  Prêmio de Aquisição.


2016 - Aomei Fine Arts Exhibition - Museu Histórico Nacional / Rio / RJ - Prêmio de Aquisição.


2017 - Galerie des Glaces - Nantes, França / Fleurs.


2017 - Espaço de Conhecimento da UFMG - Praça da Liberdade / Belo Horizonte / Fachada Digital - Exposição # ArteLiBerdade.


2018 - Embaixada do Brasil em Atenas, Grécia - Exposição # ArteLiberdade.


2018 - Bienal das Artes de Brasília 2018 - O Brasil Nunca mais o Brasil /  Shopping Pátio Brasil / Brasília, DF / Artista Homenageado.


2018 - Galeria Tambo, Pequin, China - As Flores Abraçam o Mundo / Retrospectiva Guoyankeji em homenagem aos 10 anos da agência Ogilvy & Mather.


2019 - Exposição A Primavera das Primaveras - comemorativa dos 15 anos do CC Visconde de Mauá - Mauá, RJ.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista