Carregando... aguarde
Zebu em colab com Rodrigo Eli e Lola Ramos - Guia das Artes
Zebu em colab com Rodrigo Eli e Lola Ramos
Zebu em colab com Rodrigo Eli e Lola Ramos
inserido em 2022-08-10 19:34:08
Conteúdo

 

Zebu: músico lança single com artes de Rodrigo Eli e Lola Ramos.

   Após quase duas décadas atuando como músico free lance, o contrabaixista e arranjador Zebu lança seu primeiro single solo: "Jack soul brasileiro".
   Nesta nova versão, Zebu apresenta um arranjo completamente diferente da canção criada por Lenine - que também possui trechos das conhecidas músicas do cancioneiro popular "Cantiga do sapo" (Buco do Pandeiro & Jackson do Pandeiro), "Chiclete com banana" (Gordurinha & Almira Castilho) e "O canto da Ema" (João do Vale, Ayres Viana & Alventino Cavalcanti) - e conta com as participações de Miro Dottori, Tiê Alves, Amanda Gasparetto, Pedro Pimentel e Victor Busquets.
   Para a identidade visual foram escolhidos dois artistas contemporâneos de crescente destaque: Rodrigo Eli e Lola Ramos, respectivamente para as criações da capa e do lyric video. Em ambas as produções, cada artista apresentou seu próprio retrato da letra da canção sobre o arranjo diferenciado de Zebu, ilustrando referências de expressões culturais do Brasil como o cordel (especificamente das obras de J.Borges), o coco, a congada, o Carnaval de Maragojipe e até brincadeiras populares, como os calçados nos fios elétricos.
   A versão de Zebu para "Jack soul brasileiro" pode ser encontrada nas diversas plataformas de streaming, como YouTube (lyric video) Spotify, iTunes, Deezer, etc., tendo sido também transmitida em rádios nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Peru e Brasil.
 

+ Ficha técnica:

- Zebu (allmylinks.com/officialzebu): baixo, teclados, backing vocals, arranjo & produção
- Miro Dottori (@mirodottori): voz principal & backing vocals
- Tiê Alves (tiealves.com.br): segunda voz ("Tião") & backing vocals
- Amanda Gasparetto (linktr.ee/agasparetto): backing vocals
- Pedro Pimentel (pedropimentel.com.br): guitarras, edição, gravação de voz (Miro Dottori), mixagem & masterização
- Victor Busquets (@victorbusquets): bateria & percussão

- Guilherme Duran (instagram.com/guivorhaas): captação de bateria e percussão
- Rodrigo Eli (instagram.com/rodrigoeli_ilustrador): arte de capa
- Lola Ramos (monstro.be): lyric video
 
SOBRE ZEBU

   Bacharel em Música com habilitação em Contrabaixo Elétrico pela FAAM/FMU e ex-aluno do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, Gustavo "Zebu" Mancebo foi aluno de nomes renomados do mercado musical brasileiro.
   Desde 2003 atuando como instrumentista, arranjador, compositor, diretor musical e produtor, Zebu trabalhou com músicos e artistas dos mais variados gêneros musicais do Brasil e exterior, tais quais a Luter College Jazz Orchestra, a renomada companhia teatral inglesa Kneehigh Theatre (atuando também como guitarrista e violoncelista), Gabriela Nader (participante do programa televisivo Fama), Maestro Marcello Amalfi, Big Band Canella (atuando inclusive como compositor, arranjador, chefe do naipe de “cozinha” e maestro suplente), Brit Pop Choir, Demma K, Tiê Alves, Coro de Cabra, Comparsas do Nogueira, Klaus Ximenes, Miro Dottori, entre vários outros.
   Já realizou shows, workshops e oficinas pela região sudeste do Brasil e concedeu entrevistas e apresentações a programas televisivos para a TV Gazeta (“Todo Seu”), Rede Vida ("Viver & Conviver", “Rede Vida Musical”), TV Japí/NET/Globo ("Raízes brasileiras"), JustTV (“Venegas Music TV”, “Esquina da Cultura”), TV Cia. Da Música (“Programa Edu Letti”, “Programa Cia. do Baixo”, “Sexta ao Vivo”), NET Cidade (“Programa Cena MusicAll”), TV LBV (“Músicas que Elevam”), TV Aberta (“Em cartaz”), Daqui TV (“Sons da Gente”) e atuou como instrumentista no programa “Produzindo Música com Demma K”, transmitido mundialmente através da TV Cia. da Música. Realizou gravações para o teleteatro “A Noiva” (TV Cultura) e para o espetáculo teatral “Miranda e a cidade”, além de singles, CDs, DVDs e videoclipes com distribuição nacional e internacional para artistas e músicos variados.
   Foi entrevistado pelo website português Palco Principal, tendo alguns de seus trabalhos em destaque nas revistas Cover Baixo, Cover Guitarra, Guitar Player Brasil, Sound on Sound, Backstage, Triplo V (Portugal) e Acesso Total, rádios Cultura Brasil (programa “Solano Ribeiro e a nova música do Brasil”), Educativa FM (Campinas/SP), Colinense 105 FM (Colina/SP), jornais Gazeta de Viseu (Portugal), Vidaqui, Correio de Araxá, nos websites Bass Musician (E.U.A.), Centre Honda (Genebra/Suíça), NME (Londres/Inglaterra), Le Saviez-vous? (França), Glam Magazine (Portugal), Whiplash, Alô Artista, Bandas de Garagem, Acompanhando Sempre a Música, My Pocket Show, Território da Música, JazzMan!, NheNheNhem, Jornale, Por Essas Bandas, Global Oneness, Bem Paraná, Ichu Notícias, O Porrete, Desterro 1 e Bonito Informa.
   Sua música "Lição de casa inadequada" - que com poema de Tiê Alves também atende por "Valsa de silêncios" - foi classificada para o 39º Festival Nacional da Canção, realizado em Formiga/MG (Brasil) e faz parte do método “Violão fácil” Vol.II (Peter Dietrich - Case Editorial), além de ter sido gravada em CDs e singles, tendo perto de 30.000 audições apenas no Spotify.
   Zebu foi responsável pela resenha do livro “Jazz- Harmonia & Improvisação” (I.Barasnevicius) para o website Guitar Clinic. Sua antiga página-perfil no website “Bandas de Garagem” recebeu classificação máxima por qualidade musical oferecida, e em julho de 2009 foi um dos 03 artistas de MPB mais acessados no website Palco Principal. Durante o ano de 2010 foi colunista e colaborador do website especializado Baixista.com.br .
   Atualmente, Zebu mora em Portugal, dedicando-se às atividades de músico de estúdio e professor, em paralelo às suas atividades como artista solo.
Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais