Carregando... aguarde
Wesley Nóog está em publicação que reconhece e valoriza 22 artistas independentes da América Latina - Guia das Artes
Wesley Nóog está em publicação que reconhece e valoriza 22 artistas independentes da América Latina
Wesley Nóog está em publicação que reconhece e valoriza 22 artistas independentes da América Latina
LITERATURA MUNDIAL – Wesley Nóog está em publicação que reconhece e valoriza 22 artistas independentes da América Latina
inserido em 2021-11-05 19:25:07
Conteúdo

 

“As expressões artísticas têm poder político por conta própria.

Não precisam do caminho do partido para provocar as transformações necessárias.

A arte por si só já é transformadora, já é revolucionária.”. Cita Wesley Nóog.

Em sua entrevista para o livro, Nóog destaca sua trajetória de vida e profissional e seu engajamento em movimentos sociais, em um contexto geopolítico e social, sempre inspirado pela sua arte. Ele tem um grupo de amigos artistas com quem estão discutindo um novo modelo político da arte que é uma terceira via, porque “as propostas políticas e ideológicas de esquerda e direita não resolveram”. Ele diz que o discurso político vai para um lado e a prática para o outro e os governos não valorizam a transformação e a mudança, se o fizessem, teriam alcançado transformações positivas e assim, a cada ano não aumentariam os problemas sociais.

O movimento que busca essa TERCEIRA VIA se chama “Brasil do Nosso Sonho”, permite que ele busque ferramentas realmente transformadoras, como a arte, organizações independentes que possibilitem mudanças reais para a sociedade.

O livro é um compêndio muito heterogêneo de artistas, em idades, sexos, artes, técnicas e estilos. Neste livro você pode encontrar 22 artistas da América Latina, 11 homens e 11 mulheres de diversas formas artísticas, como cinema, documentário, teatro, circo, fotografia, vídeo, performance, coleção, plástico, taxidermia, têxteis, pintura, programação, grafite, romance, poesia, música orquestral, bambuco, rap, metal e samba.

Camila Uribe – Coautora do livro Lo Que Les Dio La Gana – Agência Sambrasil (Video)

 

OUÇA O ÁLBUM “REINÍCIO” AQUI:

https://open.spotify.com/album/3DykfOPEPL8OxAyBCoqxNa

 

OUÇA O ÁLBUM “MAMELUCO AFRO BRASILEIRO” AQUI:

https://open.spotify.com/album/0Ow0rCRZhEhcC164cgyV9z

 

OUÇA O ÁLBUM “O SAMBA É DA GENTE” AQUI:

https://open.spotify.com/album/1rImax1HymyOBuR48B111k

 

SOBRE O LIVRO “Lo Que Les Dio La Gana”

Este livro tem um precedente na América Latina, imaginado por Artistas, 55 entrevistas em San Salvador, Havana, Rio de Janeiro, Caracas, Cúcuta e Medellín perseguindo o olhar de artistas na América Latina, o momento de suas sociedades e movimentos sociais.

Esses 22 artistas, 11 homens e 11 mulheres, foram rastreados por suas trajetórias em ano difícil que em alguns contextos parecem uma ótima temporada, em sociedades em mudança ou intenso debate. O resultado foi reunido em entrevistas com o mesmo instrumento para todos, mas, que deu lugar a conversas muito diferentes e em todos os casos liberadas para interesses e pesquisas de cada artista.

Pode-se concluir que grande parte dos artistas nega sua participação em um movimento social e eles não se veem como ativistas, mas, quase todo mundo assume uma posição política ou impacto político. Reafirmamos a tese que tínhamos para fazer essa exploração: toda mudança cultural tem em seu centro a arte pulsante e todo o movimento social é guiado - consciente ou inconscientemente - por uma poética e um simbolismo que os artistas contribuem.

Para dar significado e propósito a este livro, buscamos a habilidade que essas conversas e histórias de artistas têm em reafirmar o desejo de alguém de fazer arte, de gerar uma estratégia da vida para insistir na criação, em uma beleza que às vezes coleta horrores e em um grito rearmado para adiar. Artista é único e que deixa um trabalho, mas, todas as pessoas podem ter arte em suas vidas, e não necessariamente de forma passiva. Você pode encontrar uma identificação com algum artista deste livro na causa, urgência ou ardor para dizer algo de todas as maneiras, para criar com a linguagem encontrada; os ardores, urgências ou causas de criação fazem os artistas semelhantes a qualquer pessoa e podem ser passagens, palcos, buscas cuidadosas, pequenas cenas ou momentos intensos e fugazes.

Outra contribuição que a publicação proporciona é encontrar um leitor com uma obra, anunciá-la e provocá-la, simplesmente gerando a chance de olhar de ângulos diferentes ou explorar interesses diferentes que motivam uma investigação.

Livro: Lo que les dio la gana /  O que eles querem

© 2021, Pesquisas e textos:

Camila Uribe e Lukas Jaramillo, Casa de las Estratégias

© 2021, Ilustrações:

Santiago Rodas

Primeira edição:

Maio de 2021

ISBN 978-958-57743-3-9

Baixe o livro “Lo Que Les Dio La Gana” AQUI:

https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://casadelasestrategias.com/wp-content/uploads/2021/08/Lo-que-les-dio-la-gana-Completo-18-de-junio_R.pdf

Leia também a entrevista na íntegra AQUI:

https://la.network/wesley-noog-y-la-tercera-via/

REDES SOCIAIS DO ARTISTA:

Facebook: https://www.facebook.com/wesleynoog/    

Instagram: https://www.instagram.com/wesleynoog/    

YouTube: https://www.youtube.com/c/WesleyNoog

 

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais