Carregando... aguarde
ÚLTIMA PINTURA DE GUSTAV KLIMT, PERDIDA POR QUASE 100 ANOS, VAI A LEILÃO EM VIENA - Guia das Artes
ÚLTIMA PINTURA DE GUSTAV KLIMT, PERDIDA POR QUASE 100 ANOS, VAI A LEILÃO EM VIENA
ÚLTIMA PINTURA DE GUSTAV KLIMT, PERDIDA POR QUASE 100 ANOS, VAI A LEILÃO EM VIENA
inserido em 2024-01-31 14:22:15
Conteúdo

 

ÚLTIMA PINTURA DE GUSTAV KLIMT, PERDIDA POR QUASE 100 ANOS, VAI A LEILÃO EM VIENA

Em um retrato de 1917 de Gustav Klimt, Fräulein Lieser usa um manto azul brilhante adornado com flores laranja, amarelas e rosa contra um fundo vermelho intenso. Essa vibrante obra foi perdida por quase um século, período durante o qual a pintura era conhecida apenas por uma fotografia em preto e branco.

O paradeiro do retrato é um mistério desde 1925, quando foi tirada a única foto que registra sua existência. Um século depois, ele ressurgiu e será leiloado no Im Kinsky, em Viena, com uma estimativa robusta de 30 a 50 milhões de euros (32,5 milhões a 55 milhões de dólares).

Pintado nos últimos anos da vida de Klimt, a identidade no retrato tem sido motivo de algum debate, mas sabe-se que ela foi membro da família Lieser, de ricos industriais judeus de classe alta. A obra parece ter sido iniciada em maio de 1917 e foi encontrada ainda parcialmente inacabada no estúdio de Klimt quando ele morreu . Foi então entregue à família Lieser.

“Está incrivelmente bem preservada, em condições originais quase imaculadas”, disse a chefe de arte moderna da casa, Claudia Mörth-Gasser.

A fotografia da pintura de 1925, que pertence à Biblioteca Nacional Austríaca, indica que a pintura ainda estava na posse da família Lieser. Sabe-se agora que a família do expedidor da obra a adquiriu legalmente na década de 1960, mas há uma lacuna significativa em sua proveniência. Os movimentos e as circunstâncias em que mudou de mãos entre 1925 e 1960 são completamente desconhecidos.

Não foram encontradas evidências de que a obra tenha sido saqueada ou confiscada ilegalmente sob o domínio nazista, de acordo com o especialista em direito da arte Ernst Ploil, que pesquisou o passado da pintura.

O estilo Art Nouveau distinto de Klimt veio definir a vanguarda austríaca do fim do século, e algumas de suas obras mais conhecidas são retratos de temas femininos. Seu recorde atual de leilão de US$ 109 milhões foi alcançado em junho de 2023 na Sotheby’s de Londres pela pintura Lady with a Fan, do mesmo ano (1917–18). Em 2006, seu Retrato de Adele Bloch-Bauer II (1912) foi vendido por US$ 88 milhões na Christie’s de Nova York, de acordo com o banco de dados de preços da Artnet .

Im Kinsky é a segunda maior casa de leilões da Áustria. Num comunicado de imprensa, a casa afirmou ter sido escolhida pelo expedidor em vez de casas importantes como Sotheby’s ou Christie’s devido à “sua competência internacional em lidar com os chamados ‘casos de arte saqueados’, ou seja, com obras que foram confiscadas durante a era nazista”.

Antes de Retrato para Fräulein Lieser chegar ao leilão como parte da Venda Gustav Klimt em 24 de abril de 2024, ele viajará para Suíça, Alemanha, Reino Unido e Hong Kong.

Fonte: dasartes

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
31/Ago
Araetá – A Literatura dos Povos Originários - Exposição Araetá: A Literatura dos Povos Originários traça panorama sobre a produção literária de autores indígenas
Saiba mais
Sáb
27/Jan
Ser Mulher: um Percurso de Papéis -
Saiba mais
Qui
22/Fev
Mulheres por Mulheres -
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Sex
23/Fev
À Margem -
Saiba mais