Carregando... aguarde
Tunga ganha primeira exposição após a sua morte - Guia das Artes
Tunga ganha primeira exposição após a sua morte
Tunga ganha primeira exposição após a sua morte
Com 200 obras, atração no MAR abrange um lado quase desconhecido da carreira do artista que transformou a cena contemporânea
inserido em 2018-06-22 20:38:49
Conteúdo

Antigo palácio de reis e rainhas, aberto no fim do século XVIII, o Louvre é o maior museu de arte do planeta. Dividir o teto, e as atenções do público, com a Mona Lisa, a Vênus de Milo e outros muitos tesouros de importância histórica inatingível é, naturalmente, façanha para poucos. Pois bem: em 2005, um brasileiro tornou-se o primeiro artista contemporâneo convidado a exibir seu trabalho no prestigiado cartão-postal parisiense. A proeza na França é notável, mas foi apenas uma das várias surpresas causadas por Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, o Tunga (1952-2016). Dois anos após sua morte, o criador libertário, influência reconhecida para contemporâneos e sucessores na arte brasileira, volta a protagonizar uma exposição. Na mostra Tunga — O Rigor da Distração, em cartaz a partir de sábado (30) no Museu de Arte do Rio (MAR), o assombro se renova. A maioria das obras escolhidas, produzidas desde 1975, é inédita.

Desenhos dominam o acervo, selecionado e organizado em ordem cronológica. Nessa lista estão sete raros estudos para À Luz de Dois Mundos, monumental instalação com 3 toneladas de bronze, aço e ouro, sustentadas por fios trançados, apresentada no Museu do Louvre. A coleção particular do artista norteou o trabalho dos curadores Luisa Duarte e Evandro Salles. “É curioso perceber como uma mesma ideia foi explorada por ele em variadas frentes, mas sempre tendo o desenho como base de elaboração”, observa Salles, que é diretor cultural do Museu de Arte do Rio. Outra escolha da dupla foi a série de esboços da instalação True Rouge, a primeira aquisição do empresário Bernardo Paz para o Inhotim, monumental centro de arte contemporânea em Minas Gerais. Tunga, homenageado com a acomodação de suas obras (À Luz de Dois Mundos, inclusive) em um dos mais belos pavilhões que ocupam o parque, foi incentivador de primeira hora do projeto. No MAR, a celebração póstuma, realizada doze anos após sua última individual no Rio, vai contar com esculturas, filmes, fotografias e textos (veja outros destaques abaixo).

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais