Carregando... aguarde
Tela em que Gauguin homenageia Pissarro será leiloada em Paris - Guia das Artes
Tela em que Gauguin homenageia Pissarro será leiloada em Paris
Tela em que Gauguin homenageia Pissarro será leiloada em Paris
Pintura faz referência velada a quem o pós-impressionista chamava de 'querido professor'
inserido em 2019-02-15 18:20:02
Conteúdo

 

Camille Pissarro foi uma das grandes influências técnicas e afetivas na pintura do francês Paul Gauguin. Apesar da visibilidade do pupilo, uma das poucas obras em que ele homenageia o mestre passou longe das vistas do público desde 1920, tendo participado apenas de duas exposições: uma na França, em 1964, e outra nos Estados Unidos, quase meio século depois. O Jardim de Pissarro, pequeno óleo sobre tela, vai a leilão em Paris no próximo dia 29 de março, anunciou a Sotheby’s nesta quinta-feira, 14.

A tela tem valor estimado entre 600.000 e 900.000 euros, um valor baixo pela assinatura: Gauguin já ultrapassou os 2 bilhões de euros em leilões internacionais com tela de sua fase mais conhecida. A venda de Nafea Faa Ipoipo (Quando você vai se casar?), realizada em um período já bem distante da formação impressionista. Foi em 2015 em recorde da mesma casa leiloeira.

O quadro retrata uma casa com alguém, sobre um guarda-sol, a observar a paisagem. Como Gauguin visitava muito Pissarro, embora o personagem tenha o rosto escondido, Aurélie Vandevoorde, diretora do Departamento de Arte Impressionista e Moderna da Sotheby’s na França, acredita que se trata do pintor, a quem Gauguin chamava de “meu querido professor”.

“É muito comovente poder revelar ao público uma pintura emblemática de sua obra e testemunho do encontro de dois grandes mestres da arte moderna: Gauguin e Pissarro”, disse a instituição em um comunicado. “Existem pouquíssimos quadros dessa época no mercado artístico parisiense e a presença de dois autorretratos na parte posterior fazem desta tela uma obra única em seu gênero.”

Gauguin conheceu Pissarro entre os anos 1879-1881, quando começava a carreira de pintor. A cumplicidade entre os dois  pode ser vista também em um desenho realizado pelos dois artistas a quatro mãos de 1880. A obra, hoje no Museu d’Orsay, representa um retrato de Gauguin feito por Pissarro misturado com o do mestre feito pelo aluno. A edificação da tela que vai a leilão é onde Pissarro viveu em Pontoise, no Quai du Pothuis, entre o verão de 1881 e novembro de 1882.

 
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Dom
27/Out
Ameríndios do Brasil – A Antropologia da Beleza - O universo dos povos indígenas do Xingu sob o olhar de Renato Soares, em exposição no Rio de Janeiro. Até 18 de fevereiro!
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais