Carregando... aguarde
ROBERTO MATTA EUCHAURREN EM 'ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO' - Guia das Artes
ROBERTO MATTA EUCHAURREN EM 'ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO'
ROBERTO MATTA EUCHAURREN EM 'ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO'
Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto.
inserido em 2019-12-20 18:58:06
Conteúdo

 

Arquiteto de formação, Roberto Matta Euchaurren se mudou de Santiago para Paris, onde trabalhou no ateliê do grande arquiteto modernista Le Corbusier (1887-1965) e participou do grupo surrealista em 1937.

Junto de artistas como Marcel Duchamp (1887-1968) e Max Ernst (1891-1976), exilou-se em Nova York durante a Segunda Guerra Mundial e fez parte de uma geração cuja intensa produção artística marcou um período de efervescência na cidade.

As pinturas de Matta são “paisagens interiores” [inscapes], espécie de cenas fantasiosas constituídas, muitas vezes, por corpos em movimento, inseridos em ambientes abstratos, sombrios e atravessados por motivos geométricos flutuantes (espiralados e retangulares, por exemplo). Em Let’s Phosphoresce by Intellection #1, surgem quatro figuras, pos sivelmente uma junção de homem e máquina, que poderiam compor uma cena de violência ou sacrifício.

O espaço que as abriga possui painéis que acompanham o movimento dos personagens, o que não permite ao espectador situar-se em lugar algum. O artista se destacou pelo uso de técnicas como a criação de efeitos com escovas e o derramamento de tinta na tela, explorando o traçado de forma aleatória ou mesmo
instintiva. Por esse motivo, sua obra também inspirou jovens artistas americanos que, mais tarde, desenvolveriam a vertente do chamado expressionismo abstrato e da action painting [pintura em ação] —como Jackson Pollock (1912-1956), um de
seus alunos. Por suas pinceladas ágeis, o artista atribui fugacidade à composição, que sugere um percurso pelo seu próprio inconsciente.

Visite: https://bit.ly/2PFehTM

Legenda: Roberto Matta Euchaurren, 'Let’s Phosphoresce by Intellection #1' [Vamos fosforescer pelo intelecto #1],1950, Óleo sobre tela,147, Acervo Museum of Contemporary Art Chicago, Doação Sr. e Sra. E.A. Bergman,1976

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais