Carregando... aguarde
ROBERTO MATTA EUCHAURREN EM 'ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO' - Guia das Artes
ROBERTO MATTA EUCHAURREN EM 'ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO'
ROBERTO MATTA EUCHAURREN EM 'ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO'
Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto.
inserido em 2019-12-20 18:58:06
Conteúdo

 

Arquiteto de formação, Roberto Matta Euchaurren se mudou de Santiago para Paris, onde trabalhou no ateliê do grande arquiteto modernista Le Corbusier (1887-1965) e participou do grupo surrealista em 1937.

Junto de artistas como Marcel Duchamp (1887-1968) e Max Ernst (1891-1976), exilou-se em Nova York durante a Segunda Guerra Mundial e fez parte de uma geração cuja intensa produção artística marcou um período de efervescência na cidade.

As pinturas de Matta são “paisagens interiores” [inscapes], espécie de cenas fantasiosas constituídas, muitas vezes, por corpos em movimento, inseridos em ambientes abstratos, sombrios e atravessados por motivos geométricos flutuantes (espiralados e retangulares, por exemplo). Em Let’s Phosphoresce by Intellection #1, surgem quatro figuras, pos sivelmente uma junção de homem e máquina, que poderiam compor uma cena de violência ou sacrifício.

O espaço que as abriga possui painéis que acompanham o movimento dos personagens, o que não permite ao espectador situar-se em lugar algum. O artista se destacou pelo uso de técnicas como a criação de efeitos com escovas e o derramamento de tinta na tela, explorando o traçado de forma aleatória ou mesmo
instintiva. Por esse motivo, sua obra também inspirou jovens artistas americanos que, mais tarde, desenvolveriam a vertente do chamado expressionismo abstrato e da action painting [pintura em ação] —como Jackson Pollock (1912-1956), um de
seus alunos. Por suas pinceladas ágeis, o artista atribui fugacidade à composição, que sugere um percurso pelo seu próprio inconsciente.

Visite: https://bit.ly/2PFehTM

Legenda: Roberto Matta Euchaurren, 'Let’s Phosphoresce by Intellection #1' [Vamos fosforescer pelo intelecto #1],1950, Óleo sobre tela,147, Acervo Museum of Contemporary Art Chicago, Doação Sr. e Sra. E.A. Bergman,1976

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Qui
07/Nov
EXPOSIÇÃO “SAPATOS QUE PISAM CAMINHOS DIFERENTES” - O Museu Municipal recebe a última exposição do ano. “Sapatos que pisam caminhos diferentes”, que reúne peças deste segmento que datam do início do século XX.
Saiba mais
Qua
13/Nov
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais